O equilíbrio no LAR

-Tema: FAMÍLIA
Efésios 5.22-25 e 6.1-4
-Introdução: é necessário que haja equilíbrio na família para a felicidade no LAR. Neste estudo vamos tratar sobre o equilíbrio na família, um fator que precisa ser mais refletido nos dias atuais.
A falta de equilíbrio faz com que as coisas fiquem confusas e instáveis, por isso vamos utilizar a figura de uma balança para ilustrar a necessidade de equilíbrio na família (coloca a figura da balança).

Como alcançar o equilíbrio no LAR?

A resposta a esta pergunta será montada em um acróstico da palavra LAR começando pela letra do meio 'A', que também será a coluna da balança:



1- AMOR: Rute 1.16-17

O nome desta balança que equilibra o LAR é o AMOR. O amor equilibra e aperfeiçoa a família, entãosobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3.14).
Um lindo exemplo Bíblico de amor na família é o de Rute que exemplifica uma família diferente, sua família não eram filhos, irmãos, pai, mãe ou marido, era a sua sogra e ela demonstrou uma amor companheiro para com ela. Rute abriu mão de sua LIBERDADE para assumir a RESPONSABILIDADE com a sua sogra e depois teve liberdade dobrada.
Quando o amor é o centro de tudo no Lar, a família sempre será feliz.
O AMOR tem sido o ponto de equilíbrio e perfeição em sua casa?
Tudo o que fizer, tenha como critério o AMOR!

2- LIBERDADE: Lucas 10.38-42

O primeiro peso que vamos colocar na balança é a LIBERDADE. Ela é um peso muito grande para a família e gera muitas RESPONSABILIDADES.
Mas não podemos ter somente LIBERDADE porque causa desequilíbrio, como diz Gálatas 5.13: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”.
Um exemplo Bíblico de LIBERDADE na família é o de Marta e Maria. Por um momento Marta se sentiu obrigada a fazer suas tarefas e achou que a irmã estava abusando da LIBERDADE com Jesus. Mas o Senhor instituiu a verdadeira LIBERDADE naquela família. A LIBERDADE de ouvir a Palavra de Deus.
Você tem usado a LIBERDADE em sua casa, de maneira adequada?
Sua LIBERDADE vai até onde não impeça a do outro!

3-RESPONSABILIDADE: Jó 1.1-5


O segundo peso que vamos colocar na balança para dar equilíbrio é a RESPONSABILIDADE. Ela é um peso muito grande para a família, mas gera uma grande LIBERDADE.
Como diz Romanos 13.8 “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.
Um exemplo Bíblico de RESPONSABILIDADE na família é o de Jó. Ele se sentia responsável por seus filhos e se levantava de madrugada para interceder por eles. Jó tinha grande liberdade, era rico e seus filhos também eram livres (tinham suas casas e iam e vinham festejando) mas Jô assumiu a responsabilidade intercessora de um pai que teme a Deus.
Você tem assumido suas RESPONSABILIDADES na família?
Seja RESPONSÁVEL em tudo que fizer pelo seu Lar!

Com Deus é possível equilibrar o LAR!

-CONCLUSÃO: LAR = Liberdade + Amor + Responsabilidade


Para concluir vamos nos lembrar de três famílias na Bíblia que não tiveram este equilíbrio.
1- o filho pródigo (Lucas 15.18-32)
Exemplo de falta de equilíbrio do filho para com os Pais com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).
2- Hananias e Safira (Atos 5.1-16)
Exemplo de falso de equilíbrio do casal para com Deus. Com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).
1- o sacerdote Eli (I Samuel 3.11-14)
Exemplo de falta de equilíbrio do Pais para com os filhos com excesso de liberdade, excesso de amor e pouca responsabilidade)


Não deixe a balança do LAR se desequilibrar em sua casa. Quando há excesso de Liberdade aumentam-se depois as conseqüências ou responsabilidades e quando se é responsável recebe como recompensa grande liberdade.

Procure equilíbrio em seu LAR!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

12 comentários:

  1. Oi, meu nome é Willian, estou passando por muitos problemas familiares e outros tambem, mais gostei demais dessa mensagem, me fez refletir bastante sobre o motivo de tais problemas, peço a Deus q ilumine meu caminho e q me dê a sabedoria pra eu vencer no caminho certo, obrigado por essa oportunidade de poder comentar sobre isso. Fiquem todos com Deus!

    ResponderExcluir
  2. paz gostaria de ministrar essa mensagem ela e muito especial

    ResponderExcluir
  3. paz meu nome é francisca,sou da igreja shalon (aliança com Deus)tenho um grande sonho que é aprende a prega a palavra de Deus,as vezes prego em culto nos lares mas sinto q nao to bem na minha interpretação,preciso melhorar e muito,minha irmã a pastora disse q estou bem mas sinto q ñ,isso é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esses estudos são uma benção,que Deus continue usando grandemente suas vidas como instrumento Dele e que toda sorte de bênçãos seja sobre vós, que nunca falte azeite sobre vossas cabeças e que sejam sempre alvas suas vestes para que sejam vasos de honra no nome de Jesus!

      Excluir
  4. Que todas as famílias conheçam o grande AMOR de Deus e deem a Ele,Deus, a liberdade de reconstruir seus lares e suas vidas, e com responsabilidade assumam o sonho reconstruírem lares que sejam edificados para serem luz no meio de uma geração perversa.
    PARABÉNS Pr . Welfany Pela mensagem e clareza da mesma. Que o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Pastor que Deus lhe abençoe muito estou começando meu ministério agora e sua mensagens tem me ajudado muito na homilética e como base para pregações.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus abençoe por essa mensagem,me ajudou bastante,a manter o equilibrio.

    ResponderExcluir
  8. Gostei mtt desta msg acho q irei pregar hj no culto da familia na casa da minha sogra

    ResponderExcluir
  9. Oi meu nome e edna tenho 35anos e meu esposo tem 22anos .
    o motivo da minha msg e que gostatia de saber com retribuir o meu sentimento as veses tenho duvida so bre o que eu sinto por ele.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.