Bíblia, o LIVRO dos livros

Tema: BÍBLIA 

bíblia aberta fonte jorrando

Salmos 19.7-10

Introdução: Nenhum outro livro influenciou tanto a vida das pessoas como a Bíblia. Também nenhum outro livro foi motivo de perseguições, guerras e transformações de vidas de milhares de pessoas. O salmista declara que a Bíblia é perfeita e sábia (v.7), que é alegre e cheia de luz (v.8), que é limpa e verdadeira (v.9), que é rica e prazerosa “mais desejável que o ouro ... e mais doce que o mel” (v.10).
A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente. O leitor sente que “no rolo do livro está escrito a meu respeito” (Salmos 40.7).
Não adianta ler a Bíblia como se fosse um livro qualquer. Ela não deve ser lida como se fosse um jornal contando uma série de fatos. Também é complicado ler a Bíblia de maneira científica e puramente racional. A Bíblia deve ser lida com amor e sensibilidade à voz de Deus.
Assim como um rádio que transmite a voz do locutor, um celular que faz contato pessoal com amigos, uma televisão que mostra o que acontece em tempo real e a internet que te conecta com o invisível, a Bíblia transmite a voz de Deus, nos leva a ter contato com o Senhor, mostra o que acontece em nossas vidas e nos interliga com o que é espiritual.

A Bíblia é ou contém a Palavra de Deus?

Vamos aprender com a própria Bíblia o que ela é e o que fazer com ela:

1- O que é a Bíblia?

 A Bíblia é muito mais que um livro. Suas letras têm o poder de marcar a mente e coração das pessoas como se entrasse dentro de suas vidas.

a) A Palavra de Deus é a Verdade: João 17.17

A Bíblia é verdadeira em todas as suas palavras. Nota-se isso no fato de não esconder os erros nem mesmo de seus personagens mais ilustres ou até dos próprios escritores. Contudo as verdades da Bíblia não podem ser usadas de maneira legalista. A verdade bíblica deve ser transmitida “em amor” (Efésios 4.15).

b) A Bíblia é inspirada por Deus: II Pedro 1.20-21

Todas as palavras da Bíblia foram inspiradas por Deus aos homens que as escreveram. Os profetas, apóstolos e demais escritores, mesmo sem saber a dimensão do que estavam fazendo, transmitiram em suas palavras humanas a mensagem de Deus. Muitos questionam o fato de a Bíblia ter sido escrita por homens, mas se era para falar à humanidade seria preciso um ser humano para escrever para que a mensagem fosse entendida. O próprio Deus teve que se fazer humano para anunciar o evangelho.

c) A Palavra de Deus funciona na vida prática: Hebreus 4.12

A Palavra de Deus é viva no sentido de agir por si mesma e também é eficaz, ou seja, funciona, alcança seus objetivos. A Bíblia é poderosa para a nossa vida. Tem a capacidade de mexer com o íntimo das pessoas e revelar suas intenções interiores.

d) A Bíblia tem utilidade: II Timóteo 3.16-17

Além de inspirada, a Bíblia é útil para ser aplicada no dia a dia de cada um como ensinamento, para corrigir os erros, e ensinar o que é correto. Suas palavras apontam soluções para situações do cotidiano das pessoas.

2- O que fazer com a Bíblia?

Um livro importante como este deve ser usado com frequência, como um manual de instruções. Algumas formas de usar bem a Bíblia são:

a) Meditar em todo tempo: Salmos 1.2

A Palavra de Deus se torna um prazer em nossas vidas quando a conhecemos de verdade. Ao ler pela manhã, caminhamos durante todo o dia pensando no que aprendemos e ao ouvir um sermão, dormimos refletindo o que entendemos. A leitura também não deve ser feita sem refletir em seu significado, mas precisamos compreender o sentido das palavras para a vida prática.

b) Examinar: João 5.39

A Bíblia não pode ser lida apenas quando sentimos vontade ou precisamos de uma mensagem para a vida. Jesus disse que ela deve ser examinada, isso requer dedicação de tempo e esforço. Examinar a Bíblia é estudar profundamente a Palavra de Deus. Cada cristão deve aprender o máximo que puder sobre a Bíblia.

c) Manejar bem: II Timóteo 2.15

A Bíblia contém 66 livros, 1189 capítulos e 31.102 versículos se tornando um livro extenso e complexo tanto quanto é maravilhoso. Por isso o leitor deve aprender a manejar as escrituras para encontrar as passagens nela inscritas e discernir o seu conteúdo sem ficar perdido, confuso. Há diferentes tipos de textos na Bíblia como profecias, lei, escritos históricos, poesias, evangelho, cartas e revelação. Cada tipo de texto deve ser compreendido de maneira peculiar à sua linguagem e contextualizada para a atualidade.

d) Praticar na vida diária: Tiago 1.21

Esta é a parte mais difícil, porque muitas pessoas meditam, examinam e até manejam bem a Bíblia, mas se não praticar tudo é em vão. Contudo o poder da Palavra se manifesta justamente quando ela é praticada. Ao viver seus ensinos, confirmamos que é verdadeira, que é divinamente inspirada, que é prática e funciona mesmo. O testemunho na vida é importante por que enquanto o crente lê a Bíblia, o mundo lê a vida do crente.

Creia, estude e viva a Palavra de Deus!

CONCLUSÃO

A Bíblia é o maná de Deus para o sustento de nossas vidas. É um pão que nos alimenta. É a água que sacia nossa sede. Se não lermos a Bíblia não há como ter fé, pois a Palavra de Deus é a fonte da verdadeira fé (Romanos 10.17). Por isso devemos ler as escrituras todos os dias, falar sobre ela onde estivermos (Deuteronômio 6.6) até que ela “habite ricamente” em nossos corações (Colossenses 3.16).

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



ebook interpretação bíblica

E-book: Interpretação Bíblica 

Como Ler, Estudar e Compreender a BÍBLIA? Aprenda a ler, estudar, compreender a Bíblia de forma simples e prática. A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente. 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp