9

Quer Pescar mais?

Lucas 5.1-11
-Introdução: Vamos comparar mais uma vez a pescaria com a evangelização:
A pescaria de anzol é semelhante à evangelização pessoal.
A pescaria de rede pode ser comparada ao evangelismo de massa, como eventos.
Quando Jesus chamou seus discípulos eles estavam trabalhando. O que mostra que Deus gosta de gente lutadora. O Evangelho não é para pessoas desocupadas. Quanto mais trabalhamos, mas podemos servir à Deus.
Como os discípulos estavam pescando, Jesus os chamou para ‘pescar almas’, mas se estivessem pastoreando ovelhas, os chamaria para pastorear vidas, ou se fossem oleiros os convidaria para moldar vidas.
Jesus já sabia o que iria acontecer e creio que provocou o acontecimento. Como a multidão o apertava, pediu para se sentar dentro de um barco que estava no lago. Justo o barco de Simão.
Simão estava desiludido por que não conseguira pescar nada a noite toda, mas aquele dia foi a sua maior pescaria.
Muitas vezes estamos como aqueles homens, sem conseguir nada, mas Deus fez todas as coisas do nada! Jesus é especialista em coisas impossíveis.
Como pescar mais?
Vamos refletir sobre o que aconteceu nesta pesca maravilhosa e aprender como devemos ganhar mais almas para Jesus:
6

Qualidades de um Pescador

Marcos 1.17
-Introdução: Jesus chamou seus discípulos quando estavam pescando e lhes chamou para pescar outras pessoas para o evangelho. A partir daquele momento os discípulos usaram suas técnicas de pesca para ganhar pessoas para Cristo.
Quais seriam as qualidades primordiais de um bom pescador?
Você é um bom pescador?

Vamos comparar algumas qualidades de um bom pescador com um evangelista:
18

4 tipos de unção

-Tema: UNÇÃO 
Isaías 61.1-3
-Introdução: Quando falamos em unção, não podemos misturar as coisas e achar que unção é apenas para abençoar ou um tipo de ‘benzição’ evangélica.
A unção deve ter um propósito “porque o SENHOR me ungiu para pregar ..., enviou-me a curar ..., a proclamar libertação ... e a pôr em liberdade ...; a apregoar ...; a consolar todos os que choram e a pôr ... óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
Se você é um ungido deve saber qual é o propósito da unção em sua vida.
Para quê Deus te ungiu?
Faremos 4 estudos seguidos para aprender sobre os quatro tipos de unção na Bíblia:
Para acompanhar os estudos detalhados clique nos links dos títulos em vermelho:
4

Unção de Cura e Perdão

-Tema: UNÇÃO 
continuação do estudo 4 tipos de unção
A unção do Leproso – CURA E PERDÃO: Levíticos 14.13-18
A lepra é uma doença que silenciosamente vai corroendo o corpo e leva à morte. Por isso é comparada ao pecado. Jesus sempre ao curar alguém também anunciava que seus pecados estavam perdoados.
A unção do leproso exemplifica a nossa salvação e cura Divina.
Um leproso não podia cultuar e ficava totalmente isolado, mas quando era curado se apresentava ao sacerdote para:
-v.13: oferecer um cordeiro como oferta e o sangue era aplicado na orelha direita, no dedo polegar do pé direito e no dedo polegar da mão direita.
-v.17: por cima do sangue do cordeiro era aplicado o óleo de unção nos mesmos lugares (orelha direita, dedo polegar do pé direito e dedo polegar da mão direita).
-v. 18: o restante do azeite era derramado sobre a cabeça do leproso como símbolo de cura total.
Esse processo de perdão e cura do leproso significa para nós que:
5

Unção sacerdotal

-Tema: UNÇÃO 
continuação do estudo 4 tipos de unção
A unção do Sacerdote - SANTIFICAÇÃO: Êxodo 40.12-15
Quando um sacerdote era ungido ele devia:
-v.12a: ir à porta da tenda da congregação, o lugar de culto e adoração a Deus;
-v.12b: primeiramente ser lavado com água;
-v.13a: vestir vestes sagradas especiais para o sacerdócio;
-v.13b: ser ungido e consagrado para a partir de então ter a função de servir a Deus como sacerdote;
-v.14 e 15ª; também acontece o mesmo processo com os filhos do sacerdote;
-v.15b: a unção tem validade eterna, não acaba nunca.
Esse processo de santificação e consagração do Sacerdote significa para nós que:
4

Unção Profética

-Tema: UNÇÃO
continuação do estudo 4 tipos de unção
A unção do Profeta - PROFECIA: I Reis 19.16
Um novo profeta só era ungido por outro profeta maior. O maior exemplo é Elias que ungiu Eliseu profeta em seu lugar (I Reis 19.16). Mais tarde “Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” (II Reis 2.9). de fato a unção que estava sobre Elias passou em dobro para Eliseu e este deu continuidade ao seu ministério profético.
O que é preciso para receber esta unção  profética?
Leia II Reis 2.1-14:
22

A unção Real

-Tema: UNÇÃO
Continuação do estudo: 4 tipos de unção
-INTRODUÇÃO: Um rei devia ser ungido como sinal de autoridade antes de iniciar de fato o seu reinado. Se o rei subisse ao trono sem antes ser ungido, seria considerado um usurpador da coroa. A unção é o que dava legitimidade e autoridade ao rei.
Davi foi ungido por Samuel para ser rei em lugar de Saul que havia abandonado ao Senhor. Mas quando Davi foi escolhido por Deus e ungido por Samuel, somos induzidos a pensar que Davi saiu dali e já se tornou rei. Não foi assim. Demorou e muito. Na verdade Davi foi ungido três vezes, para depois se tornar rei plenamente.
Para quem é a unção real?
Vamos refletir sobre as três vezes que Davi foi ungido:
1

Salmos 133

Salmos 133
Oh! Como é bom e agradável
viverem unidos os irmãos!
É como o óleo precioso sobre a cabeça,
o qual desce para a barba, a barba de Arão,
e desce para a gola de suas vestes.
É como o orvalho do Hermom,
que desce sobre os montes de Sião.
Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e 
a vida para sempre.
4

Fugindo Para Deus

I Reis 19.1-8
-Introdução: Quem nunca teve vontade de fugir? Quando recebemos uma má notícia é esta a impressão que temos. Elias foi um grande e destemido profeta, mas neste momento ficou com medo de uma mulher perversa chamada Jezabel. Ele fugiu.
Mesmo com medo Elias foi para o deserto e ali mesmo debaixo de uma árvore ele orou ao Senhor. Estava tão triste e desanimado que pediu para morrer. Deus não ouviu esta oração, tanto que Elias nem morreu (II Reis 2.1-8) foi arrebatado. Elias adormeceu e foi acordado por um anjo de Deus que trazia alimento.
Tiago disse que “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos,” (Tiago 5.17 ) e muitas vezes estamos como Ele, tristes e desanimados da vida, só falamos besteira com Deus. Se Deus fosse dar ouvidos às besteiras que falamos, heim?!
Você está precisando de ânimo?
Quando Elias estava debaixo daquela árvore algo aconteceu para reanimá-lo para a caminhada:
4

Crente original ou pirata?

-Tema: FIDELIDADE
II Timóteo 2.11-13
-Introdução: Hoje existe muita falsificação. Entre um CD ou DVD original e um pirata, há quem prefira o falsificado.
Você saberia diferenciar entre uma laranja de verdade e uma de plástico? (mostrar para exemplificar) Elas têm muitas aparências e alguma diferença.  A de plástico é perfeitinha demais para ser real, mas a maior diferença é o conteúdo.
Da mesma maneira que existem coisas falsificadas, também existem cristãos ‘piratas’, ou seja, copiados do original.  Ser um cristão original é ser cópia direto da matriz que é nosso Mestre Jesus Cristo. Deus é o único totalmente fiel (Lamentações 3.23).
Você é um crente original ou pirata?
Devemos ser fiéis:
11

Três dias sem Jesus

-Tema: JUVENTUDE
Lucas 2.41-52
-Introdução: Maria e José foram levar Jesus ao templo, já no início de sua adolescência. Na volta perderam Jesus de vista e na procura passaram três dias ao todo sem Jesus. Imagine a ansiedade daqueles pais.
Imagine como seria três dias sem Jesus. Você já pensou como seria três dias sem Jesus? Você acha que estaria preparado para ficar sem Ele?
Os discípulos viveram com Jesus aproximadamente três anos e meio e o ouviram falar de sua partida (morte e ressurreição) sem entender a dimensão e o significado disso tudo. Quando aconteceu de fato, viram que não estavam preparados para passar nem um minuto sem Jesus. Por isso, logo em seguida à Sua ressurreição, Jesus enviou o Seu Espírito Santo para seus nosso Companheiro, Conselheiro e Consolador.
O Salmo 121 dia que Deus nem pisca para não deixar de cuidar de nós nem um segundo sequer. Então é o homem que muitas vezes se afasta de Deus, pois o Senhor nunca abandona seus filhos.
Cuidado Jovem! Não perca Jesus de vista. O diabo tem três filhos. Seus nomes são: ‘tô nem aí’, ‘quê que tem’ e ‘tem nada a ver’. Muitos pecados que te afastam de Jesus se apresentam com estes nomes para te enganar.
Você já passou três dias sem Jesus?
Vamos comparar a experiência de José e Maria que naquele momento perderam Jesus de vista com a situação de quem se afasta da presença de Jesus:
6

As três Marias

Tema: Mulher
Lucas 1.38 – João 12.3 – Lucas 8.1-3
-Dinâmica: começar perguntando aos participantes principalmente mulheres quem tem Maria no nome ou mãe com este nome. O resultado será surpreendente. Então diga que falará sobre ‘As três Marias’ do Novo Testamento, mas que há outras Marias que também podem ser grandes exemplos.
-Introdução: O nome Maria é muito comum. Muitas mulheres têm o nome composto com este nome famoso. Há até uma constelação formada por três estrelas seguidas que têm o nome de ‘as três Marias’ para lembrar a importância destas personagens bíblicas.
Maria significa ‘soberana’, ‘senhora’, ‘maioral’ e ‘mulher que ocupa o primeiro lugar’.
Sempre que se fala em Maria, logo se lembra da mãe de Jesus, contudo havia outras Marias na Bíblia.
Qual exemplo de mulher cristã?
Vamos aprender com o exemplo das Marias no Novo Testamento sobre o exemplo de mulher cristã: 
14

Atitudes de Gratidão

-Tema: GRATIDÃO
João 12.1-3
-Introdução: Jesus havia ressuscitado Lázaro (João 11) e por isso estava acontecendo uma festa na casa de sua família. O motivo era agradecer a Deus pela sua nova vida. E hoje qual o motivo de agradecimento você tem? Precisamos aprender a agradecer a Deus por tudo que faz em nossas vidas, das menores às maiores.

Você tem um coração grato a Deus?

Vamos refletir no comportamento de cada pessoa desta família e como tiveram atitudes de gratidão a Deus:
16

O encontro com Deus

Amós 4.4-12
“Prepara-te ó Israel para te encontrares com o Teu Deus”
-Introdução: No contexto, o Senhor fala ao povo de Israel de todo o esforço que Deus fez para que o povo tivesse um encontro com Ele. Mas cinco vezes Deus disse “contudo não vos convertestes a mim” (v. 6, 8, 9 10, 11).
Do mesmo modo em nossas vidas o Senhor sempre faz tudo para estar conosco e muitas vezes não nos convertemos a Ele. Converter é mudar de direção. Deixar o mundo e voltar-se para Deus. O diabo, a carne e o mundo [nossos três inimigos], fazem tudo para nos chamar atenção para voltarmos para eles. Contudo Deus tem feito muito mais por nós para nos chamar atenção para Ele.
O texto nos manda preparar para ter um encontro com Deus. O Senhor Jesus passava sempre no meio de multidões e ali passava pelas pessoas, mas com quem tinha fé Ele tinha um encontro onde os curava.
O que é se preparar? Quando temos um compromisso, quando vamos sair ou temos um encontro marcado com alguém e até par afazer uma comida nos preparamos antes.
E para se encontrar com Deus, você tem se preparado? Dia a dia Ele tem feito maravilhas ao seu redor para te atrair a Ele. Precisamos nos preparar para orar, cultuar, ministrar, ler sua palavra.
Você está preparado?
Vamos refletir como é este encontro com Deus e como nos preparamos para este momento. Há três formas de se encontrar com Deus: