ESPIRITISMO à luz da Bíblia

-Tema: SEITAS


“... porque para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras de Satanás” I João 3.8b

“Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” II Coríntios 2.11

Conceito: A palavra espiritismo se refere à crença em espíritos (espirit: espírito – ismo: ensino). Ou seja, Espiritismo é o ensino dos espíritos. Toda seita que crê e cultua espíritos e recebe seus ensinos é espírita. Todo culto que invoca espíritos é espiritismo.

ORIGEMAs práticas espíritas eram chamadas nos tempos Bíblicos, de necromancia, feitiçaria, adivinhação ou magia. Seus praticantes eram chamados magos, pitonistas, adivinhos, bruxos, feiticeiros, videntes, etc. Os centros, tendas ou terreiros eram chamados oráculos, cavernas, altos ou antros (na época cultuava-se muito debaixo de árvores frondosas).

   Entre os povos mais antigos como egípcios, babilônios e cananeus era comum a prática de feitiçaria (Êxodo 8.7; 9.11; Deuteronômio 18.9-14; I Samuel 28.1-15; I Crônicas 10.3). Os gregos tinham o costume de consultar oráculos; Pitágoras viveu entre 580 a 500 a.C.  e acreditava que os astros são deuses. Os romanos consultavam os mortos.

Você já se envolveu com espiritismo?

Há centenas de ramos de pensamentos espíritas. Vejamos as mais comuns doutrinas espíritas:


 BÍBLIA

   O espiritismo não crê na Bíblia e nem pode porque a Bíblia o condena, mas usam alguns trechos isolados e interpretados fora de seu contexto para aprovar suas doutrinas.
   A base real do espiritismo é o ensino dos espíritos e afirmam ser a terceira revelação (Velho Testamento, Novo Testamento e Ensino dos espíritos) ou atual dada por espíritos. Alguns ainda chegam ao ponto de dizer que o espírito prometido por Jesus é a terceira revelação, ou seja, blasfemam negando o Espírito Santo dizendo que o ‘espírito’ recebido pelos médiuns é o mesmo prometido por Jesus Cristo. Baseados na inspiração destes espíritos muitos livros são escritos e seguidos pelos espíritas.

DEUS

   Para o espiritismo Deus é ‘uma inteligência superior’ um ‘ser cósmico’, o mais evoluído dos espíritos e o responsável pela manutenção do universo. Pensam que Ele está longe demais e é grande demais para termos acesso a ele, então envia seus assessores ou representantes que são os espíritos desencarnados e guias espirituais (evoluído).
  Veja em João 15.16, Isaías 57.15 e Tiago 4.8 como Deus se importa conosco e nos ama ao ponto de querer estar próximo de nós.

ALMA

  O ego da pessoa (seu espírito ou alma) dura para sempre até se evoluir e purificar seus pecados. Creem na existência de um certo número de almas que se encarnam e desencarnam num círculo vicioso de purificação. Acreditam que existem 4 tipos de espíritos:
   -Espíritos encarnados: seres humanos;
   -Espíritos desencarnados: almas em transição;
   -Espíritos bons: evoluídos;
   -Espíritos maus: não evoluídos.
  O único espírito que nós cristãos cremos e buscamos é o Espírito Santo de Deus (Atos 1.8).

CARMA

   O carma (Lei da causa e efeito) é tudo aquilo de bom ou ruim que se leva deste mundo. É o que obriga o espírito a se reencarnar para concertar ou receber uma recompensa. Dependendo do que foi que fez na última encarnação é o que deverá enfrentar na próxima para purificar o espírito com sofrimentos ou caridades.
   Essa doutrina leva a pessoa a pensar que não é culpada de nada que faz no presente e que tudo que lhe acontece é consequência de encarnações passadas. Assim não é preciso se concertar porque haverá uma outra vida para pagar os erros desta vida. Tudo de ruim que acontece serve para purificar o espírito e aliviar o seu carma, dependendo para ser salvo apenas de caridade e do sofrimento em paciência.
“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o perverso o seu caminho e o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor que se compadecerá dele e volte-se para o nosso Deus porque é rico em perdoar” Isaías 55.6,7
Somos salvos pela fé na graça de Jesus (Efésios 2.8,9) e nossos pecados são perdoados através do sangue de Jesus (João 1.29; I João 1.7-9).

ENCARNAÇÕES

   Em suas sessões acontecem manifestações de espíritos e segundo os adeptos são espíritos desencarnados que se encarnam num médium para ajudar a resolver alguma questão ou ajudar amigos e parentes, pois para eles todo espírito desencarnado deixou alguma causa sem resolver e se não for a hora de se reencarnar precisa se manifestar em algum médium que o ajude.

“E não é de se admirar;  porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz”. I Coríntios 11.14

Para o que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão pouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio, inveja para eles já pereceram; para sempre não têm parte de cousa alguma do que se faz debaixo do solTudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças porque para o além para onde vais não há obra, nem projeto, nem conhecimento nem sabedoria alguma”. Eclesiastes 9.4-6 e 10

  A comunicação com os mortos é impossível porque eles são alheios a tudo o que ocorre conosco da mesma forma que não sabemos onde estão e o que está acontecendo com eles. O que acontece é que espíritos demoníacos se disfarçam dizendo ser outra pessoa. Orar pelos mortos, a estes ou sob a ‘intercessão’ destes também é uma prática espírita (catolicismo).
“Quando vos disserem: consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus?
A favor dos vivos se consultarão os mortos?
À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”. Isaías 8.19-20

REENCARNAÇÃO

   O espiritismo prega que ‘Deus não tem uma fábrica de almas’, pensando que cada criança que nasce não é uma nova alma que surge e sim um espírito desencarnado que se encarna com o objetivo de se evoluir purificando-se dos erros de sua última encarnação.
“E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez sem pecado aos que o aguardam para a salvação”. Hebreus 9.27,28.
  Embora o espiritismo distorce o verdadeiro sentido do novo nascimento dizendo que Jesus disse que precisamos de uma outra oportunidade (baseando-se em João 3.1-8), nós bem sabemos que essa oportunidade é agora, “enquanto se pode achar”, porque morremos uma só vez e Cristo se deu por nós uma só vez morrendo pelos nossos pecados, então não temos que pagar os nossos erros, precisamos é nos converter.

O CRISTIANISMO CRÊ NA RESSURREIÇÃO E NÃO NA REENCARNAÇÃO! 

Respostas Bíblicas para heresias espíritas

- Evangelho segundo Alan Kardec, 3º revelação ou ensino dos espíritos:
       II Timóteo 3.16; João 5.39 e Isaías 8.20.
- Têm Deus como um ‘ser’ impessoal e distante de nós: Isaías 57.15 e João 15.15,16.
- Carma (dívidas que são levadas para o além): Isaías 55.6 e I João 1.7-9.
- Encarnação ou manifestações de espíritos: Ecl 9.4-6 e 10; II Cor 11.14; Sal 115.17; Is 8.19,20 e I Jo 4.1-6.
Reencarnação: Hebreus 9.27,28.
Adivinhação: Deuteronômio 18.9-14.
- Astrologia: Gênesis 1.14-18; Deuteronômio 4.19 e Isaías 47.13,14.
Magia (ou mágica): Deuteronômio 18.11-14.
Evolucionismo (ex.: creem que o homem veio do macaco): Gênesis 1 e João 1.1-14.
Negam a existência do inferno: Mateus 25.41.

Classificação das diversas formas de espiritismos:

  O espiritismo tem várias ramificações de pensamentos vindos de pessoas, lugares e épocas diferente, mas o espírito é o mesmo.

  Os tipos de espiritismos podem se classificados como:
- Espiritismo COMUM;
- Espiritismo CIENTÍFICO;
Espiritismo KARDECISTA;
BAIXO espiritismo.

   Na verdade, as diversas crenças espíritas são essencialmente as mesmas, tentando mesclar com o cristianismo mas negando a sua essência. O Brasil é hoje um dos líderes mundiais do espiritismo, tendo já infiltrada em nossa cultura muitas crenças espíritas, e mais de 40% da população, mesmo os não adeptos, têm crenças, práticas ou frequentam cultos espíritas.

TIPOS
SEITAS
PRÁTICAS
COMUM
Cartomancia, tarô;
Astrologia; Horóscopo;
Magia ou mágica;
Ciganos ou videntes;
Necromancia.
Consultar a sorte com cartas;
Consultar as estrelas;
Truques e ilusões.
Adivinhar o futuro, simpatias.
Oração para mortos, superstições.
CIENTÍFICO
Legião da Boa Vontade;
Medicina Alternativa;
GNOSE;
Ioga.
Assistência Social.
Receitas e curas psico-espirituais;
Autoconhecimento, filosofias.
Meditações e regressão.
KARDECISTA
Centros e núcleos espíritas, conhecidos como mesa branca.
Invocações e manifestações de   espíritos.
BAIXO ESPIRITISMO
(ou Macumba)
Umbanda
Quimbanda
Candomblé
Bruxaria ou Feitiçaria
Busca o ‘bem’ e não o mau.
Invoca o mau declaradamente.
Faz o ‘bem’ e o mau.
Encantamentos / Vodu.

Jesus te liberta do espiritismo!

CONCLUSÃO

   A primeira sessão espírita foi no Éden quando Satanás encarnou na serpente e falou com Eva. A partir de então o demônio quer o poder da expressão no mundo material e então usa o homem, com seus sentidos e faculdades mentais até levar à destruição (Mateus 25.41). O inimigo é sagaz e através de um aparente inofensivo horóscopo ou de uma mágica, pode dar iniciação de uma pessoa ao espiritismo de maneira que seus demônios (espíritos) possam ter legalidade para agir na vida da pessoa.
   Quando Jesus se manifestou, poderia aparecer como espírito mas preferiu vir em forma humana, por isso nos avisou que o ladrão não entraria pela porta como Jesus fez (João 10.10). A única forma da pessoa ser liberta do espiritismo é conhecendo a verdade em Jesus (João 8.32) e ser cheia da presença do Espírito Santo de Deus. Sendo assim, satanás não encontrará lugar na vida desta pessoa (Lucas 11.25).

Fuja de toda forma de espiritismo e entregue sua vida a Jesus Cristo!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp