Encontre uma Pregação

25

O que a Bíblia diz sobre Carnaval

-Tema: CARNAVAL
CONCEITO: Segundo a enciclopédia Barsa, “Não se sabe ao certo qual a origem da palavra carnaval. Na opinião de Antenor Nascentes, se aplicava originariamente à terça-feira gorda, a partir de quando a Igreja Católica proibia o consumo de carne. Outros etimólogos propõem como origem o baixo latim carnelevamen, modificado mais tarde em carne, vale! que significa "adeus, carne!" Carnelevamen pode ser interpretado como carnis levamen, "prazer da carne", antes das tristezas e continências que marcam o período da Quaresma” [1].
O cristão deve participar do carnaval?
Vamos refletir sobre a Bíblia e o carnaval:


O cristão e o Carnaval:
Sabemos ser o Carnaval uma festa da carne que não é devida a nós que “não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele por ninguém é julgado.  Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo” (I Coríntios 2.12-16). 
O Senhor nos faz sentir o prazer pela sua palavra (Salmos 1.2) e perder o prazer pelas coisas da carne, saindo da “roda dos escarnecedores” quando o Espírito Santo nos convence do pecado (João 16.8-11). Por isso não adianta combatermos o carnaval com a nossa carne (vontade ou opinião), precisamos aprender a lutar espiritualmente e pedir a Deus que convença nossos familiares, amigos e governantes a abandonar estas práticas.
O que acontece no Carnaval:
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não satisfareis a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia (sensualidade, pornografia, devassidão) idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (teimosia, tenacidade), ciúmes, iras, discórdias, dissensões(desarmonia, divisão, desacordo), heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5.16-21). 
O que acontece no carnaval foi descrito nestes termos, mas todos os anos, através dos mesmos veículos de comunicação que divulgam esta ‘festa’ o saldo é: rombos nos cofres públicos que bancam estas comemorações, assaltos, acidentes de trânsito, assassinatos, lares desfeitos por adultérios, gravidez inconseqüente, milhares de jovens experimentam drogas pela primeira vez, o vírus da Aids é comprovadamente proliferado em alta escala nestas datas, etc.  E se existissem saldos positivos, seriam mínimos diante de tais fatos.
O pão e circo
Na antiga Roma os imperadores conduziam as multidões às arenas para assistir espetáculos por vezes sensuais, outras vezes macabros, distribuindo pães que eram jogados ao povo e com isso os conquistavam despedindo-os ainda mais pobres e ignorantes. Essa era uma estratégia para distrair e ocupar o povo, dominando a opinião da massa fazendo-os pensar que tudo está bem.
Hoje essa cena se repete nos carnavais, o povo é iludido pensando que tudo vai bem enquanto se autodestroem! Qualquer cidadão consciente não pode se conformar com tal situação, muito menos um cristão/ã.
A festa de Deus
 A Palavra de Deus diz que há uma festa no céu quando um pecador se arrepende (Lucas 15.10). Mas quando o mundo festeja a carne, o que será que acontece no céu? E quando um cristão que recebe o Espírito de Deus se deixa participar ou assistir tal ‘festa’ será que há uma festa no céu? O cristão não pode servir a dois senhores!
“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6.21-24).  
A Igreja Evangélica sempre combateu as festas carnavalescas e a todo tempo ensina seus membros a serem: moderados nos divertimentos; modestos no trajar; abstêmios do álcool como bebida; empenhados no combate aos vícios[2].
Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


[1] ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
[2] CÂNONES, Colégio Episcopal, 2000, pág 14

25 comentários:

  1. pastor meu amado irmão é amigo de ministério,gostei desta mensagem sobre o carnaval,posso observar que quando chega nessa época do carnaval muitos adolesc. e jovens se desviam do caminho do Senhor e depois voltam para igreja. é lamentável esse fato.

    ResponderExcluir
  2. QUE O SENHOR JESUS CONTINUE LHE USANDO MEU AMADO IRMÃO. A IGREJA DE CRISTO PRECISA DE HOMENS FIRMES NA PALAVRA E QUE NÃO SE DEIXAM LEVAR PELOS FALSOS ENSINAMENTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evangelista Ailton Mendes3 de fevereiro de 2013 23:43

      será que vocês não aprenderam, se referem a um Pastor chamando-o de irmão. Pastor é ungido de Deus, então vamos respeitá-lo como tal, ou seja,onrar o seu ministério.

      Excluir
    2. Nem sempre chamar o pastor de irmão, significa desrespeitá-lo, mas um gesto de carinho. Ruim é chamar a atenção do outro quando, ao invés de se escrever honrar com h, se escreve com o (onrar)

      Excluir
    3. Concordo. Pastor também é nosso irmão, afinal, somos filhos do Deus altíssimo, e outra, esses títulos ficarão todos para trás quando Jesus voltar, irmão aílton esqueça essa bobagem de títulos e cargos.... isso tudo vai acabar, melhor focar no céu. Graça e paz.

      Excluir
    4. Todos somos ovelhas do bom pastor, sera que voce nunca aprendeu isso?

      Excluir
  3. Irmão,gostei muito dessa palavra.Temos que combater mesmo contra todo tipo,de carnalidade dentro da igreja.Porque somos a luz do mundo e o sal da terra.Precisamos pregar a verdade.Nada de passar a mão na cabeça do povo.Porque Deus nos escolheu,para sermos homens de Deus,e não homens do povo.Mais vale agradar a Deus,do que os homens.Paz!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desta palavra sobre carnaval. E seria muito importante usá-la para evangelismo nesta época,pois ela serve como um alerta para aqueles que usam abusam e se sujam no carnaval e na quarta-feira vão fazer uma cruz de cinza na testa acreditando que por Deus estão perdoados de tudo o que fizeram. Pastor fique na paz. E que o Senhor o ilumine cada dia mais.

    ResponderExcluir
  5. pastor gostei presizamos de lideres de igrejas torma atitudes comos estas emsina os seus.

    ResponderExcluir
  6. otima explicacao era mesmo o que eu precisava,que Deus continue sempre te usando.

    ResponderExcluir
  7. estava precisando de uma mensagem para trazer em uma epoca como esta e foi de grande valor que Deus possa continuar abençoando este investimento no ministerio da sauvação

    ResponderExcluir
  8. o carnaval é um aviso para nós,pois, hoje nas igrejas os ritmos de samba,reggae e outras artimanhas satânicas ,estão assolando no meio do povo,e dando vazão a carne.com certeza nem tudo que tem o nome de Deus é de Deus.nem todos são israelitas de verdade.e o mal tem que ser cortado pela raiz.

    ResponderExcluir
  9. disse jesus: _quem é de Deus da ouvido às coisas de Deus...

    ResponderExcluir
  10. bom eu gostei tanto desse comentário que postei no meu Face devemos passar pra frente o que aprendemos de bom o que se vai dar bons frutos.

    ResponderExcluir
  11. muito bom esta palavra de DEUS. tem muito crente que gosta de carnaval, por não dançar, mais assisti na televisão qual a diferença esta morrendo espiritual do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  12. O comentário foi excelente,realmente o carnaval traz morte espiritual,afasta nos de Deus,que grande alegria seria se esses dias fossem de muita honra e gloria ao Senhor,mas creio q para ele não há nada impossível e que vamos ganhar o Brasil pra Jesus pois afinal é o ano do resgate!

    ResponderExcluir
  13. tirou minhas duvidas vlw

    ResponderExcluir
  14. muito bom Pastor foi muito claro que DEUS te abençoe muito nessa jornada difícil mas com uma recompensa ETERNA.. Paz de CRISTO!!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o texto, embora o texto de mateus 6:21 a 24 se refira a dinheiro. Corpo mal no judaizmo se refere a ser avarento... fora isso, o texto é otimo...

    ResponderExcluir
  16. Caro Pastor: uma reflexão muito boa sobre o assunto, é uma pena que os meios de comunicação, mais poderosos não concordam; e muito menos transmitem uma preciosa mensagem como esta. Abraço querido Irmão! Apóstolo Soares

    ResponderExcluir
  17. Adorei e vou ensinar hoje na minha Igreja, usando como esboço, está mensagem.
    Deus te abençoe e vamos continuar jejuando; porque os dias são maus!

    ResponderExcluir
  18. Q sabedoria divina q Deus continue te usando,e q Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  19. Pastor ótima mensagem. Que Deus o ilumine a cada dia mais. Vivemos tempos difíceis, é uma pena que nem todos entendem isto. " Desperta tu que dorme e Cristo te iluminará" diz a palavra né ? Oremos para que o mundo acorde .... Abraçosssss

    ResponderExcluir
  20. amem querido pastor q o Senhor continue lhe dando sabedoria

    ResponderExcluir
  21. que estudo maravilhoso!!!! Deus é contigo Pastor.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...