Encontre uma Pregação

26

O Jejum Bíblico

-Tema: JEJUM
Lucas 5.33-35
-Introdução: O jejum é tão bíblico que fazia parte da rotina de vida do povo de Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento. Mas o que é o jejum? É um voto de abstinência de alimentos por certo período de tempo com a finalidade de se consagrar. Durante o jejum a pessoa demonstra que o seu propósito é mais importante do que o próprio alimento vital para sua sobrevivência.
João Wesley jejuava duas vezes por semana até a hora do chá e estimulou todos os seus seguidores a fazerem o mesmo dizendo que “o homem que nunca jejua está tão distante do céu quanto o que nunca ora.”
Ao mortificar a carne negando-lhe prazeres e sustento, o espírito é fortalecido (Marcos 14.38) como Jesus orientou que “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8.34).
Como deve ser o jejum?
Vamos aprender sobre o jejum bíblico:



1- Por que jejuar? Mateus 17.21
O jejum é muito importante para anular a carne e nos aproximar de Deus. Quando estamos em jejum reconhecemos nossas fraquezas e buscamos força espiritual. A grande conquista no jejum é um estado de completa dependência de Deus.
Através do jejum recebemos poder espiritual para vencer o pecado, suportar o mundo e expulsar demônios vencendo todas as fortalezas do inimigo. A santificação deve ser buscada em jejum e oração constante.
Também é possível jejuar por motivos específicos como, por exemplo, pela salvação de alguém ou cura de uma enfermidade como fez Ester intercedendo pelo livramento de seu povo (Ester 4.16 e 5.2).
Você tem muitos motivos para jejuar, principalmente se consagrar a Deus!
                              
2- O jejum que agrada a Deus: Isaías 58.4-7
O jejum que agrada a Deus não abster-se apenas de comida, mas do pecado e de toda forma de mal. Praticar o bem é a melhor forma de se alimentar espiritualmente como Jesus que jejuou no deserto por 40 dias e noites se preparando para o início de seu ministério (Mateus 4.1-11) e ensinou que “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4.34).
Há várias maneiras de jejuar por tempo, propósitos e abstinência de alimentos diferentes como Daniel que se absteve apenas do manjar do rei (Daniel 1.8) mas continuou se alimentando com água e legumes (Daniel 1.12). Mas em outro momento jejuou completamente por vinte e um dias (Daniel 10.2,3).
Alguns tipos de jejum são:
-Total: sem comer nada da hora que inicia até o momento da entrega do jejum;
-Sólidos: bebendo apenas água ou algum líquido por motivos de saúde;
-Parcial: de algo que gosta muito como doces, café, refrigerante, etc;
-Prático: de algum hábito ou prazer como assistir TV, internet, língua (silêncio), etc.
E quanto ao período? Quanto tempo deve ser o jejum?
O tempo de jejum pode variar de acordo com o propósito da pessoa. O mais comum é o jejum matinal, mas há quem jejue desde a noite anterior, deixando de jantar e conclui no almoço do outro dia. Algumas pessoas jejum apenas deixando de tomar o café da manhã no horário normal e fazendo o desjejum um pouco mais tarde. Isso é feito principalmente por pessoas que têm problemas de saúde e dificuldades de ficar sem alimentar muito tempo ou têm que fazer atividades físicas que exigem mais energia.
Deus não quer sacrifício e sim obediência porque “obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15.22). O que importa mesmo no jejum é a qualidade da consagração. É indispensável a dedicação e concentração total durante o jejum. Desde que o jejum seja feito com meditação na Palavra de Deus, oração e adoração não importa o tempo de duração.

3- Como jejuar? Mateus 6.16,17
De acordo com as palavras de Jesus, o momento de jejum deve ser de alegria, ou seja, um tempo de prazer na presença de Deus. O jejum também não pode ser feito para mostrar aos outros e sim exclusivamente para Deus. Portanto, se não houver necessidade, não é preciso sair contando para todos que está em jejum.
Algumas dicas para fazer o jejum:
1º - tenha um propósito específico ou motivo para seu jejum;
2º - planeje o tempo que vai jejuar e a forma ou o que vai se abstiver;
3º - inicie o jejum orando, pedindo perdão e forças. Leia a Bíblia e louve ao Senhor;
4º - concentre-se o máximo possível, refletindo, cantando, orando ou lendo;
5º - ao terminar o jejum, ore entregando o propósito a Deus;
Faça o jejum como puder, só não deixe de se consagrar a Deus!

Você precisa jejuar!
-CONCLUSÃO:
O jejum deve ser feito para Deus e não para nós mesmos (Zacarias 7.4-6). O propósito depois de feito deve ser cumprido porque “quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes” (Eclesiastes 5.4). Não espere precisar de um socorro para jejuar em consagração. O jejum deve ser parte da rotina do cristão que deseja se dedicar a Deus.
Você tem o hábito de jejuar?
Faça um propósito de consagração em jejum a Deus!

26 comentários:

  1. Maravilhoso esclarecimento,pois muitos cristãos não sabem jejuar, ou melhor nem mesmo tentaram por falta de ensino e incentivo dos líderes.Deus abençoe Pr. Welfany Nolasco.Louvado seja Deus pela sua vida.Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  2. É tão bom quando a gente encontra incentivos de ensino da palavra, eu pessoalmente me alegro ao receber este grande ensino que vem do nosso senhor pois, na verdade devemos nós mesmos procurar incentivos de prática da palavra de DEUS! Obrigado!!!!...

    ResponderExcluir
  3. Pastor Welfany Nolasco, gostei muito de seus esboço para sermão. Deus abençoe muito na graça e no conhecimento!!!! Eles me ajudaram e me ajudarão muito.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste estudo pois pude tirar varias duvidas a respeito do jeju,que Deus vos abençoe e continue dando sabedoria para ensinar os outros.

    ResponderExcluir
  5. bom d++ este site q tem trazido muita ajuda em meu ministerio ..obrigado a tdos q fazem parte deste ministerio ,,a paz dol senhor ..missionaria Madalena

    ResponderExcluir
  6. que esclarecimento notavel, gostaria que as igrejas tivessem pessoas com essas instruções.

    ResponderExcluir
  7. Ótima orientação sobre o jejum, vou fazer mais concentrada e ainda vou repassar pra outras pessoas, bendito seja o SENHOR!!

    ResponderExcluir
  8. JEJUM E COISA DE JUDEU, NO DESERTO JESUS FOI TENTADO ATÉ NA FOME. E ENQUANTO ESTEVE ENTRE OS JUDEUS ELE OBEDECEU PRQ TBM VEIO COMO JUDEU PRA OBEDECER A LEI, MAS DEPOIS Q ELE RESUSCITOU E TBM DEPOIS NA FESTA DE PENTECOSTE SE ESTABELEU O TEMPO DA GRAÇA . A LEI FOI TROCADA PELO NOVO SUMO SACERDOTE ETERNO . NAO NOS RESTA MAIS SACRIFICIO MAS FE E OBEDIENCIA

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naum e' bem assim. Leia um pouco mais...!

      Excluir
    2. Quem não quer jejuar acha justificativa até nas escrituras.

      Excluir
    3. Coitado ! Que Deus abra o seu entendimento; se você não concorda fique em silêncio...

      Excluir
    4. Coitado do Luis Xavier ! Que Deus abra o seu entendimento; se você não concorda fique em silêncio...

      Excluir
    5. Luiz, sua Biblia, não tem este texto, né?

      E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
      Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
      Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

      Mateus 6:16-18

      Excluir
  9. Essa casta não sai senão com jejum e oração. Luiz vai orar e jejuar

    ResponderExcluir
  10. honte10\10\13 em nossa igreja c0meçamos um jejum com proposito de cura divina e familia abençoada

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse ensinamento!

    ResponderExcluir
  12. Ô GLÓRIA GOSTEI DESSE ESTUDO .

    ResponderExcluir
  13. Olha gostei muito do estudo parabéns, mas tem uma coisa que discordo é do jejum parcial, jejum é jejum e na bíblia não existe jejum parcial o caso de Daniel não tem nada a ver com jejum, ele não comeu a comida porque sabia que era consagrado a demônio. e se vc ver o significado de jejum, fala abster de alimentos...

    ResponderExcluir
  14. gostei desse estudo tomei posse pr e vou estudar mas obrigado por vc ser esta bençao pois muitos não querem compartilha o que aprendeu e o pr esta fazendo o que jesus mandou repartir...amém

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. anonimo: O jejum é muito importante para avivar a fé, buscar mais pureza e vivermos uma intimidade maior com Deus.

    ResponderExcluir
  17. Belas palavras do Espírito Santo, que nosso Senhor Jesus te abençoe e use sempre pastor.
    Que assim seja Amém...

    ResponderExcluir
  18. Então Luiz, o silêncio também é uma forma de jejum. ....vai orar.......estarei orando pela sua vida.....

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...