17

Cinco sentidos do casamento

-Tema: CASAMENTO
1 Coríntios 7.4
“A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher”
-Introdução: A bíblia traz expressões de verdades espirituais que só podem ser entendidas pela fé. Uma destas declarações é a de que “deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” citada três vezes na Bíblia para confirmar esta doutrina (Gênesis 2.24/Marcos 10.8/Efésios 5.31).
Então o homem e a mulher ao se casarem não são mais duas pessoas, “de modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19.6). Na matemática de Deus a soma é tão intensa que 1+1=1.
A união entre o casal deve ser profunda ao ponto de ser uma só alma. Como isto é possível? Através do elo formado pelo próprio Senhor que com seu perfeito AMOR une completamente os corações e “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenes 3.14).
Como um casal pode ser unido em uma só carne?
O corpo tem 5 sentidos naturais que completam a pessoa e a partir deles vamos refletir sobre a união no matrimônio:

1- VISÃO:
A visão direciona a vida da pessoa. Você vai para onde você olha.
No casamento se um estiver olhando para um lado e outro para outro lado, “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3). Por isso o homem e a mulher devem ter uma visão comum. Um precisa se esforçar para enxergar o que o outro está vendo.
A visão espiritual também é imprescindível (I Coríntios 2.14) para “iluminados os olhos do vosso coração” (Efésios 1.18). Satanás luta para cegar os olhos espirituais do casal e abrir seus olhos carnais (II Pedro 2.14).
O primeiro casal, Adão e Eva tinham uma visão pura sem receio um do outro e contemplavam a glória de Deus todos os dias. Mas o inimigo prometeu que “se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” e “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos” “abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus” (Gênesis 3.5-7). A partir de então o casal começou a se esconder para não ver a glória de Deus. Passaram a ter maldade em seus olhos não aceitando a si mesmo e cobrindo seus corpos.
Você e sua esposa têm uma mesma visão?
Peça ao Senhor para abrir seus olhos!
                              
2- AUDIÇÃO:
A audição é a fonte de aprendizado e compreensão. Ouvir é a base para a compreensão.
No casamento um precisa ouvir o outro. Além disso, o casal precisa discernir as vozes que ecoam ao seu redor. O casamento não suporta uma chuva de opiniões alheias. Por isso o casal deve ter cuidado com que ouve.
Um casal cristão deve sempre ouvir a Palavra de Deus que é a fonte da sua fé (Romanos 10.17). É necessário sempre ouvir a voz do Senhor. Como é terrível estar com alguém que não te ouve.
Abrão ouviu a voz de Deus falando sobre sua família e riu duvidando de que poderia ser pai tão velho (Gênesis 17.17) e Sara fez o mesmo ao ouvir o Senhor falando com Abraão (Gênesis 18.12,13). Então o casal deve ser “praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22) e crer na promessa do Senhor por mais impossível que pareça.
Em seu casamento, vocês têm ouvido um ao outro e à voz de Deus?
Ouçam a Palavra de Deus para orientar seu futuro matrimonial.

3- OLFATO:
O olfato permite sentir o cheiro das coisas e aprovar se é bom antes de experimentar.
O cheiro é algo invisível, mas pode determinar se o ambiente está bom ou não.
O casal precisa reconhecer o cheiro um do outro. Pelo cheiro podem saber como o parceiro está. Interessante que os animais fazem isso e nós seres humanos perdemos esta prática.
Jó confessou que tinha mau cheiro e por isso se tornou desprezível à sua mulher (Jó 19.17). O lar do casal deve ser perfumado com o bom cheiro de Cristo (II Coríntios 2.15). Na casa de Lázaro, Marta, Maria e Simão que havia luto e o mau cheiro de morte, quando Jesus chegou trazendo a vida, “então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo (João 12.3). O casamento deve ter este cheiro de unção.
Imagino a arca de Noé, era uma casa para 4 casais dividindo espaço para centenas de outros casais de animais. Quantos tipos de cheiros devia haver ali. Mas eles suportaram porque tinham amor e quando saíram da arca a primeira coisa que fizeram foi oferecer um sacrifício “e o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra” (Gênesis 8.21).
No casamento é necessário ter faro sensível para saber o que não cheira bem e o que pode ser inspirado para dentro do relacionamento. Por isso, também é importante o discernimento espiritual.
Vocês têm reconhecido o cheiro um do outro?
O casamento precisa ter o bom cheiro de Cristo!

4- PALADAR:
O gosto proporciona sabor. Como seria terrível a vida sem sabor! O sabor motiva experimentar coisas diferentes e dá prazer.
O casamento é uma relação de convivência onde um aprende a cada dia o gosto do outro. Existem casais que têm gostos diferentes, mas na maioria das vezes seus gostos acabam se misturando e um aprende ou apreciar o que o outro gosta ou no mínimo respeitar sua maneira de ser. Acima de tudo o casal deve procurar ter bom gosto e escolher somente o melhor para seu relacionamento.
Dizem que a mulher pode ganhar o homem pela comida que faz. Isso é verdade porque o bom gosto conquista. Tanto o homem quanto a mulher devem fazer o gosto um do outro.
Isso nos lembra de tempero que proporciona sabor. A Palavra de Deus diz que nossa “palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Colossenes 4.6).  Existem palavras que amargam a convivência, por isso é necessário ter muito cuidado para que o casamento não perca o gosto ou se torne ruim. Tanto o homem como a mulher deve procurar temperar sua relação na medida em que o outro goste.
Davi teve uma esposa chamada Abigail [viúva de Nabal] que o conquistou levando comidas saborosas para ele (I Samuel 25.18). Ela era uma mulher sábia que soube defender sua família do mal e agradar seu esposo. Da mesma forma Elcana marido de Ana quando viu sua mulher com fome por estar triste “então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (I Samuel 1.8). Ele consolou sua mulher e ela voltou a se alimentar.
Como está o gosto de seu casamento?
Tempere seu relacionamento com amor!

5- TATO:
O tato é que proporciona sentir o toque de alguém. É a capacidade de ser sensível.
O casamento precisa ter tato. Sensibilidade. Um precisa sentir o outro e entender o que o outro está sentindo “tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento” (Filipenses 2.2). Muitos casamentos morrem porque se tornam insensíveis um ao outro. A maior de todas as sensações que alguém pode sentir é o amor.
Na Bíblia a lepra é comparada ao pecado. Um dos principais sintomas de uma pessoa leprosa é a perca da sensibilidade. O local amortecido pela lepra não sente nem mesmo a dor do fogo queimando. Deste modo é a pessoa que está no pecado. Não consegue sentir nada pelo próximo. Por isso o casamento deve lutar contra o pecado que adoece a relação e amortece o amor “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13.4).
Jacó amou tanto Raquel que à primeira vez que a viu (Gênesis 29.10,11) que nem sentiu nada de ruim “assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gênesis 29.20). Quando um casal se ama aprende a suportar momentos difíceis e aproveitar sentimentos agradáveis.
O que você tem sentido em seu casamento?
Busque sentir coisas agradáveis!
Seja um casal completo com os 5 sentidos!
-CONCLUSÃO:
Para ser um casal completo precisa estar unido de:
- corpo = vida íntima
-alma = relacionamento
-espírito = presença de Deus
Na convivência do casal é preciso se preparar para ter estes sentidos em comum. Mesmo que as diferenças de pensamento ou formação moral seja muito diferente, é preciso aprender compartilhar o que o outro vê, ouve, cheira, experimenta e sente.
Baseado nisso vamos fazer algumas reflexões:
Como está a visão no seu casamento?
Procure olhar um ao outro e perceber a vontade de Deus para vocês!
Como está a audição no seu casamento?
Procure ouvir um ao outro e entender a Palavra de Deus!
Como vocês sentem o cheiro em seu casamento?
Que sua vida conjugal tenha cheiro de unção do Espírito Santo!
Como está o paladar do seu casamento?
Que seu casamento tenha gosto e sabor agradável um ao outro!
Como está o tato no seu casamento?
Procure sentir um ao outro e a presença de Deus!

COMPARTILHE esta Pregação:

Imprimir

17 COMENTE!

Amei este estudo: fiquei realmente renovado com tantas coisas linda, Deus continue ajudando sempre a sua vida espiritual vou falar este estudo na minha Igreja se me permitir isto: muito obrigado.

Respostas

Pastor estou em campo missionário em nordeste do Brasil Lagoa da canoa - AL, quero lhe perguntar se o senhor me permite eu pregar esse estudo na igreja para os casais. Igreja Aliança missionária das Nações.
Grato: Missionário Cacique Tsererê Xavante

Respostas

Tudo bem irmão, pode ministrar o estudo. O objetivo deste site é realmente prover ideias para sermões. Não podemos liberar apenas a publicação para não ser plágio.
Deus abençoe seu ministério.

Respostas

que DEUS continue te usando ricamente pq eu e meu esposo lemos e podemos aprender muito sobre a nossa relaçao conjugal .KARINA E CLEIMAR

Respostas

Querido Pastor, louvo a Deus pela sua vida, e que você continue sendo este vaso precioso nas mãos do Senhor.
Tenho lido muitos sermões e estudos, e tenho sido muito abençoado por tudo que tenho lido no site.
Muito obrigado e que O Senhor continue te abençoando.
A graça e a paz...
Hélio Fernando, Belo Horizonte-MG

Respostas

BOM DIA MEU NOME É FÁBIO GOMES DE FORTALEZA -CE

GOSTEI MUITO DESSE ESTUDO PR EU QUERIA PEDIR PERMISSAO PRA QUE EU LEVE ESSE ESTUDO PRA O NOOS PG DE CASAIS

Respostas

Obrigado irmão pelo estudo, estarei ministrando ele em um casamente hoje. Que Deus o abençoe.

Respostas

muito bom eu me animei copiei e vou tentar transmitir .obrigado meu irmao


Respostas

Muito bom mesmo parabéns �� gostaria de perdi permissão para prega estas verdades em uma celebração matrimonial pastor Aldo bh mg

Respostas

Achei ótima essa pregação Deus quer seus servos vivendo felizes

Respostas

Pr. Welfany eu gostei muito da mensagem isto é uma verdade e hoje os casais precisam ter este conhecimento. Gostaria de ter pedir sua permissão para poder ministrar esta mensagem na rede de casais da minha igreja na qual eu sou líder.
Grato,

Diácono Gilmar.

Respostas

Gostei muito e bastante edificante que Deus possa continuar te usando para abençoar os casais de hoje que estão sem esperança de convivência.

Respostas

Ola. Gostei deste estudo. Sempre faco reunioes em casa com as mulheres da familia e amigas, para aprendermos mais da biblia, principalmente de assuntos sobre casamento. E creio que este vai ajudar muito, todas nos. Que Deus os abencoe.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!