Os sete banhos de Naamã

-Tema: BATISMO


II Reis 5.1-19
-Introdução: O número sete na Bíblia traz o simbolismo de completo ou inteiro. Quando Eliseu mandou Naamã se banhar sete vezes certamente a mensagem seria que precisava de uma lavagem por inteiro. Ele desejava curar-se da lepra em seu corpo, mas Deus queria restaurar sua vida inteiramente.
O General Naamã andava com vestes finas. Provavelmente estaria fardado visto que levava cartas do rei e deveria se apresentar oficialmente (II Reis 5.6). O que ninguém sabia era que embaixo daquela suntuosidade toda havia o mau cheiro das feridas da lepra.
A princípio, o general Naamã não entendeu o propósito de Deus e depois quando aceitou obedecer, entregou-se por inteiro dispondo-se a servir ao Senhor. A cada mergulho na água, sua mente refletia e sua vida era lavada por Deus.

Você quer ser lavado por Deus?

Vamos comparar os sete banhos que Naamã teve que passar com os momentos que passou, comparando com um processo de mudança em sua vida em sete etapas:

1º banho - RENÚNCIA

v.1 “homem... de muito conceito... porém leproso”
A vida de Naamã era muito ocupada, cheio de cerimônias e compromissos sociais. Todos o respeitavam por onde fosse. Era reconhecido por suas vitórias. Mas no fundo, debaixo daquele luxo todo haviam feridas dolorosas.
Para entrar na água Naamã teve que assumir sua condição de miséria e enfermidade. Abriu mão de sua pose para expor sua necessidade.
Muitas pessoas estão como Naamã, demonstrando-se bem exteriormente, mas cheios de feridas por dentro. Para ser curado é preciso primeiro renunciar a aparência externa e mostrar sua verdadeira condição de carência. Como um paciente que não tem vergonha de mostrar suas feridas para o médico para ser tratado.
Você está disposto a fazer renuncias para ser curado?
Mostre suas feridas para o Médico Jesus e ele te curará!

2º banho -

v.4 “assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel”.
Havia uma menina na casa de Naamã que sabendo de sua necessidade, contou sobre as curas realizadas pelo profeta Eliseu. Naamã acreditou no testemunho da jovem escrava. Impressionante a disposição de um homem importante em acreditar no assunto de uma pessoa inferior.
Provavelmente já teria procurado os melhores recursos da medicina e nada havia surtido efeito. Como não teria nada a perder, resolveu dar crédito ao que ouviu. Contou tudo para seu rei, não escondeu sua fé. O trabalho que teve em sair de sua terra em busca da cura foi um ato de fé naquela palavra que ouviu.
A palavra de Deus garante que “a fé vem pelo ouvir” (Romanos 10.17). Por isso devemos dar crédito às palavras de esperança que ouvimos. Não podemos julgar de onde vem, mas receber como Palavra de Deus. Existem pessoas que estão precisando de um milagre, mas não acreditam quando ouvem que Deus curou alguém. Ou não estão dispostas como Naamã em assumir publicamente sua fé.
Você está disposto a assumir sua fé?
Se ouvir uma palavra de bênção, receba como Palavras de Deus para sua vida!

3º banho - DEDICAÇÃO

v.5 levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais”.
Ao sair de sua terra, não quis ir de mãos vazias. Já tinha gastado muito tentando alcançar uma cura, mas estaria disposto a dar tudo para ser restaurado.
Naamã não queria apenas receber, mas estava disposto a doar o que tivesse como atitude de gratidão. Preparou uma oferta especial de gratidão a Deus pelo milagre que receberia. Se os médicos puderam receber pagamento sem sucesso, muito mais poderia ofertar ao Senhor.
Jesus ordenou aos discípulos ministrar cura e libertação com a condição “de graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8). Mesmo assim nada impede que façamos ofertas voluntárias ao Senhor em gratidão pelas bênçãos recebidas (II Coríntios 9.7). Não podemos ser ingratos como pessoas que só querem receber e não estão dispostas a dedicar o seu melhor ao Senhor.
Você estaria disposto a dedicar o seu melhor?
Seja grato ao Senhor pelas bênçãos que receber!

4º banho - OBEDIÊNCIA

v.10 “vai, lava-te sete vezes no Jordão e a tua carne será restaurada e ficarás limpo".
Enquanto Naamã não se banhou as sete vezes que foi requerido não recebeu a cura completa. Ele contava: um, dois, três ... e olhando para sua pele. Quatro, cinco, seis... e vendo as feridas no corpo. Mas quando se levantou do sétimo banho, sua pele foi totalmente restaurada.
Não adiantaria fazer uma parte do que foi pedido. Precisava cumprir totalmente a ordem para receber o milagre completo. Ele tomou um banho de obediência.
Naamã estava acostumado a dar ordens para seus subordinados. Como general, não recebia muitas ordens a não ser de seu rei. Ele sabia que ao obedecer estaria reconhecendo o profeta com seu superior. Com este ato precisou aprender a obedecer. Sua obediência seria indispensável para receber o milagre que desejava.
Para receber a bênção do Senhor, precisamos aprender a obedecer. Obediência não é fazer o que quer e sim o que lhe é ordenado sem questionar. Também não pode ser parcial, precisa ser completa.
Você está disposto a tomar um banho de obediência?
Obedeça à vontade de Deus completamente e sem questionar!

5º banho - HUMILDADE

v.11,12 “pensava eu que ele sairia a ter comigo... não são porventura... rios de Damasco melhores que todas as águas de Israel?”.
Imagine um homem muito rico, despindo sua capa e chapéu, retirando distintivos e joias. Diante de várias pessoas inferiores a ele, desceu às águas e ficou todo molhado. Talvez nem tivesse coragem de encarar as pessoas que o observavam. Foi assim que tomou um banho de humildade.
Naamã aprendeu que de nada adiantava todo aquele aparato. Nada resolvia sua maior necessidade. Precisou reconhecer sua carência para se igualar com as outras pessoas que eram inferiores a ele.
Várias situações da vida servem para nos ensinar a serem mais humildades. Problemas e dificuldades, bem como relacionamentos difíceis, podem ser ferramentas úteis para quebrar o orgulho. Humildade tem a ver com aceitar humilhação. Onde há arrogância não há espaço para receber o milagre de Deus.
Você está disposto a tomar um banho de humildade?
Deixe Deus lavar todo orgulho de vida!

6º banho - COMPROMISSO

v.15 e 17 “reconheço que em toda terra não há Deus, senão em Israel ... peço-te uma carga de terra de dois mulos; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício ao outros deuses”.
Naamã assumiu publicamente sua fé no Deus de Israel. Pediu uma carga de terra para ter simbolicamente um lugar da terra santa para buscar ao Senhor. Além disso, prometeu abandonar os outros deuses de sua nação.
Para um general seria muito grave deixar de servir aos deuses de seu rei para aderir a uma nova fé. Mas diante do milagre que recebeu nada seria difícil. Em gratidão por sua cura, resolveu dedicar sua vida ao Senhor. Também quis ofertar presentes ao profeta, mas Eliseu não quis aceitar (v.16).
O que não falta hoje é pessoas querendo receber bênçãos. Raramente há pessoas dispostas a assumir compromisso. Estão tão acostumadas a usar descartáveis e a consumir serviços, que isso se assimila em sua espiritualidade. O compromisso com Deus deve ser o resultado de uma experiência milagrosa. Se Jesus doou sua vida por nós, o melhor que temos a lhe oferecer é entregar nossas vidas a Ele.
Você já fez um compromisso com Deus!
Comprometa-se com o Senhor e sirva-o de coração!

7º banho – PERDÃO e PAZ

 v.18,19 “... perdoe o Senhor ao teu servo. Eliseu lhe disse: Vai em paz!”.
Quando Naamã ia embora se lembrou de algo que o preocupou. Sempre que acompanhava seu rei para o templo do seu deus teria que se abaixar para ajudar o rei levantar. Não queria deixar mal entendido de que estaria com isso adorando ao ídolo.
Um detalhe pequeno para uma pessoa tão acostumada a rituais e cerimônias. Mas agora sabia que não poderia servir a dois senhores (Mateus 6.24). O general que se indignou com o detalhe de se banhar sete vezes no rio Jordão (v. 12) agora é um homem submisso e interessado em servir a Deus até nas mínimas coisas.
A resposta do profeta Eliseu foi “Vai em paz!” (v.19). E foi isso que aconteceu com Naamã. Sua alma foi cheia de paz. O homem ferido e sofredor volta para sua casa com olhos brilhantes de alegria. Não sentia mais as feridas no corpo. Seria aceito pelas pessoas. Poderia abraçar seus familiares. E principalmente serviria a um Deus verdadeiro.
A Palavra de Deus promete que “o que confessa e deixa alcança misericórdia” (Provérbios 28.13). Pecado precisa ser confessado. Quem esconde algo não fica em paz e sim confuso. Uma pequena contradição faz muita diferença. Por isso é preciso sempre pedir perdão mesmo que seja algo simples.
Você tem facilidade de pedir perdão?
Peça perdão e receba a paz que precisa!

Deixe Deus lavar sua vida!

CONCLUSÃO

v.14“então desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus e a sua carne se tornou como a carne de uma criança e ficou limpo” 
Não somente a pele de Naamã foi limpa, sua alma também foi lavada. Ele se tornou um novo homem. Cada um dos sete banhos foram necessários para purificar a vida de Naamã de dentro para fora. Enquanto se banhava, meditava. Este processo foi a forma que Deus quis usar para curar Naamã.
Deus poderia ter curado imediatamente, porém preferiu fazer aos poucos para que sua vida fosse purificada. O mesmo acontece conosco quando Deus quer realizar um milagre e não estamos preparados. Por isso não devemos ser relutantes em obedecer.

Você já foi lavado por Deus?

Deixe o Senhor purificar totalmente seu viver!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp