Encontre uma Pregação

10

Homens que Deus mudou o nome

-Tema: CONVERSÃO
“O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem” I Samuel 10.6
-Introdução: O encontro com Deus marca a vida de uma pessoa para sempre. Torna-se uma nova criatura (II Coríntios 5.17) um filho de Deus (João 1.12). Para alguns personagens bíblicos esta mudança de vida foi simbolizada pela mudança do nome da pessoa. Ao receber um novo nome tem a garantia e a responsabilidade de ser uma pessoa diferente.
O nome é a forma como uma pessoa é chamada e se todas as vezes que alguém lhe pronunciar seu nome se lembrar da promessa de Deus com certeza nunca se esquecerá que foi nomeado para ser abençoado pelo Senhor. Esta mudança de nome é uma estratégia do Senhor para lembrar seus servos de que os abençoará.
Você quer mudar de vida?
Vamos aprender um pouco sobre os quatro homens que Deus mudou o nome:


1- Abrão > Abraão: Gênesis 17.5
Abrão = pai grande ou pai elevado;
Abraão = pai de muitas nações ou povos;
O nome de Abrão que significa pai grande ou pai elevado, foi mudado para Abraão, profetizando que seria pai de muitas nações ou povos. Antes desta mudança, quando as pessoas chamavam Abrão de ‘pai elevado’ ele possivelmente sentia um incômodo porque não tinha filhos. Mas agora, sempre que alguém lhe chamasse Abraão aumentaria sua certeza de um dia ter muitos filhos.
Como uma propriedade que é registrada em nome de uma pessoa ou uma encomenda endereçada para o nome de alguém, assim são as promessas do Senhor para nós. Cada bênção da Bíblia pode ser colocada para seu nome, tomando posse da Palavra.
Se você é um servo de Deus saiba que há promessas do Senhor com seu nome!
                              
2- Jacó > Israel: Gênesis 35.10; 32.28
Jacó = enganador ou trapaceiro, suplantador ou usurpador, literalmente “aquele que segura pelo calcanhar”.
Israel = príncipe de Deus, vencedor, que reina com Deus.
O nome de Jacó que significava trapaceiro foi mudado para Israel com sentido de príncipe de Deus. Antes Jacó tinha orgulho de ser um homem esperto, mas ao ter um encontro com Deus aprendeu que não tinha que tentar conseguir o que deseja por si mesmo, pois já tinha sido conquistado por Deus para ser um príncipe de seu povo.
Ao dar o nome de Israel, Deus estava lhe garantindo que seria um vencedor e que não precisava mais usar métodos humanos para vencer. Deus estaria lutando com ele todas as suas batalhas e lhe dando a vitória.
Se você é chamado como servo de Deus, saiba que é um Vencedor!

3- Simão > Pedro: Marcos 3.16
Simão = inconstante, aquele que ouve;
Pedro = rocha, pedra, firmeza;
O nome de Simão que significa ‘aquele que ouve’ com sentido de uma pessoa passiva e inconstante foi mudado para Pedro, indicando que deveria ser firme como uma rocha e ativo como um homem seguro e decidido. Jesus queria trabalhar o temperamento de Simão para o preparar para as lutas que enfrentaria.
Mais tarde Pedro usaria este termo cinco vezes em sua carta (I Pedro 2.4,5,6,7,8) ensinando o povo a ser “pedras vivas” a exemplo de Jesus que é a “a Pedra angular” ou “Pedra que vive”. Fazendo isso, Pedro estava assumindo para si o novo nome e nova personalidade que Jesus lhe deu.
Deus tem te chamado para transformar sua vida totalmente!

4- Saulo > Paulo: Atos 13.9
Saulo = o grande;
Paulo = o pequeno;
O nome de Saulo, que significa ‘o grande’ caracterizava seu temperamento como um homem exaltado e orgulhoso. Saulo estava acostumado com uma vida cheia de privilégios e ser atendido por todos como uma autoridade. Jesus chamou-o de Paulo, com sentido de ‘o pequeno’ para lhe ensinar a ser mais humilde.
Com o tempo, Paulo foi absorvendo esta característica ensinada por Jesus deixando suas vaidades e obstinação. Certa vez afirmou ser “o menor de todos os santos” (Efésios 3.8) mostrando que tinha aprendido a lição e ensinava seus discípulos a “não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação” (Romanos 12.3).
Como servo de deus você é chamado para ser humilde!

Sua vida pode mudar!
-CONCLUSÃO:
Ao nascer de novo (João 3.7) nos tornamos uma nova criatura (II Coríntios 5.17) e devemos assumir nosso novo nome. Se antes você tinha um nome ruim na comunidade, seu nome é mudado para um “bom nome” (Provérbios 22.1).
Os discípulos de “Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11.26) por sua conduta ser semelhante a Cristo ganharam este novo nome. Assim também devemos seguir o exemplo de Jesus para levarmos seu nome conosco.
A mudança na vida destes homens é uma prova de que qualquer pessoa pode mudar. Contudo quem muda o homem não é ele mesmo e sim o Senhor Deus que o criou é o único que pode mudar sua vida.
A Bíblia promete que quando chegarmos aos céus “gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus ... e o meu novo nome” (Apocalipse 3.12) além de uma “pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Apocalipse 2.17).
Você gostaria de receber um novo nome?
O mesmo Deus que te criou quer transformar seu viver!

10 comentários:

  1. Significado do nome Yaakov

    E depois saiu seu irmão, e sua mão agarrava o calcanhar de Essáv; e chamou seu nome de Yaakov (Jacó em hebraico). E Its'hac (Isaque) tinha 60 anos de idade ao dar à luz (Rivqá) a ele.

    (Genesis 25:26)

    Observando este texto vemos elucidado que o menino Jacó saiu agarrado ao calcanhar de seu irmão. Seus pais por sua vez colocaram o nome de seu filho como Jacó (Hebraico Yaakov, significado: aquele que agarra). Não significa aquele que toma, rouba ou esconde, mas sim! aquele que agarra.

    Um abraço meu amado espero ter te ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Objetivo deste estudo é ministrar sobre a transformação na vida destes homens. Creio que estes detalhes também podem ajudar. Obrigado.

      Excluir
    2. gloriahhh a Deus ótima Palavra Deus te abençoe cada vez maisss

      Excluir
    3. bom quando voce procura o significado do nome de jaco aparece exatamente usurpador enganado,e foi exatamente o que ele fez,sei que tudo acontece com a permissao de DEUS e que DEUS tinha um proposito,a palavra foi uma bençao,eu compreendir que muitas vezes pra DEUS mudar o nosso nome a nossa historia e necessario lutar enecessario diminuir,se pequeno na presença de DEUS

      Excluir
  2. amado nao desanime diantes da criticas tem pessoas que o espirito santo nao tem mais falado,DEUS nao tem revelado nada pessoas vazias,que nao tem nada para passar e procuram usar as pregaçoes de irmao missionarias,so bastava eles descerem.largarem a sorbeba e ser mais humilde.DEUS so usa os pequenos para fazer coisas grandes DEUS continue te usando e te abençoando,ainda bem que nao e prova de portugues,eles iam cair em cima de mim,pois fiz 2grau sou uma pessoa que nao tenho muita instruçao,mais DEUS tem me ensinado apaz

    ResponderExcluir
  3. A VERDADEIRA APAZ SO COM JESUS,SO JESUS PODE MUDAR A SUA VIDA,SO ELE TEM PODER,TODO PODER FOI DADO NO CEU E NA TERRA A JESUS CRISTO,SO ELE TEM PODER PARA MUDAR SUA VIDA E O MELHOR E DE GRAÇA VOCE NAO PRECISA PAGAR NADA,CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE TE LIBERTARA,SO JESUS E O CAMINHO NAO TEM OUTRO

    ResponderExcluir
  4. Esqueceram Adão?! Quem deu o nome a Adão ? O texto bíblico não o especifica mas Adão deu nome a tudo menos a si mesmo (Gen 2.19) logo é provável que Deus lhe tenha dado o nome.

    ResponderExcluir
  5. como o espirito santo e magnifico continue dando lugar a ele pois sues esboços tem me ajudado muito bençao de deus

    ResponderExcluir
  6. gloria a DEUS gostei kkkkkkkkkkk maravilhoso

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...