Encontre uma Pregação

2

O salário dos obreiros

-Tema: MINISTÉRIO PASTORAL
I Coríntios 9.14
“Assim ordenou também o Senhor
aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho”
-Introdução: Existe um dilema constante quando se discute sobre o salário dos pastores e obreiros nas igrejas. Cada denominação tem seu critério próprio para avaliar como remunerar seus ministros.
Desde o Antigo Testamento, os trabalhadores da casa de Deus, sejam levitas ou sacerdotes, recebiam salário baseado nos dízimos arrecadados do povo (Números 18.24-31).
É certo pagar salário aos pastores?
Vamos aprender o que a Bíblia ensina sobre o salário pastoral:


1- Deus é o provedor de seus obreiros:  Lucas 10.4-8 "Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido"
Jesus mandou seus discípulos deixar seus barcos de pescaria para ir pregar o evangelho (Lucas 5.11) e disse para não se preocuparem em levar nada. Com certeza não é porque não precisariam de nada e sim porque Deus lhes proveria tudo. Como Deus provê? Ele usa pessoas para abençoar seus servos.
O próprio Senhor Jesus tinha um grupo de mulheres que o ajudavam a se manter, “as quais lhe prestavam assistência com os seus bens” (Lucas 8.1-3). As pessoas que sustentam o pastor são usadas por Deus para abençoar sua obra.

2 - Quem mantém o pastor são as ovelhas: Gálatas 6.6 “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui
Neste texto, o apóstolo Paulo ensina que os ouvintes da pregação da Palavra de Deus devem abençoar com “todas as coisas boas” a pessoa que anuncia o evangelho. Imagine se o pastor tiver que se ocupar com trabalho para sustento próprio e não ter tempo de se preparar para ensinar seu rebanho. Por isso, a Bíblia ensina que o membros da Igreja devem honrar seu pastor para que se dedique integralmente ao rebanho.
Esta é uma forma de gratidão, visto que o pastor deixou tudo em sua vida, família, bens e sonhos pessoais para se envolver com a vida das pessoas. Como prometeu “Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna” (Marcos 10.29).
                              
3- Um pastor dedicado deve receber bem: I Timóteo 5.17,18 “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário”
Paulo também orienta que o povo valorize seu pastor quando percebe que este se dedica à obra de Deus. Duas qualidades pastorais são destacadas para isso:
-“que presidem bem”: pastores que são bons administradores dos bens da Igreja, fazendo com que multipliquem os recursos arrecadados.
-“os que se afadigam na palavra e no ensino”: pastores que se dedicam à pregação e ensino da Bíblia alimentando bem seu rebanho.

Valorize seu pastor!
-CONCLUSÃO:
Jesus mandou pregar o evangelho de graça (Mateus 10.8). O salário não significa pagamento e sim sustento. Por isso, o salário pastoral é chamado nas igrejas de ‘subsídio’, para designar ajuda ou benefício. Aí talvez você diga que muitos pastores ganham bem mais que um simples auxilio. Verdade. Mas a nobreza de anunciar o evangelho do Reino, dinheiro nenhum neste mundo pode pagar.

2 comentários:

  1. o pastor verdadeiro que si preocupa de verdade das suas ovelhas ele e digno de receber o seu auxilio saber por que as pessoas si preocupa com o salario do pastor e porque realmente tem muito picareta si passando por pastor. ass.frank.

    ResponderExcluir
  2. pastor tem que trabalhar,chega de mordomias

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!