Presentes de Natal

-Tema: NATAL
Mateus 2.1-12
-Introdução: A prática de doar presentes no Natal pode ter sido advinda da atitude dos reis magos quando ofereceram à família de Jesus ouro, incenso e mirra (v.11). Estes eram presentes comuns para um recém-nascido da época, pois o ouro serviria como dinheiro para o sustento, o incenso era usado para espantar moscas e a mirra para proteger a pele do bebê.  
Além disso, os três presentes tinham um sentido simbólico:
-ouro porque Jesus é Rei (Apocalipse 19.14).
-incenso porque Jesus é o Sumo Sacerdote (Hebreus 7.17 e 21).
-mirra porque Jesus é Profeta (Mateus 21.11).
Leia mais sobre estes símbolos na mensagem Rei, Profeta e Sacerdote: a missão de Jesus revelada em seu nascimento. Com certeza aqueles homens ofereceram muito mais que isso junto com aqueles presentes.

Qual o melhor presente de Natal?

Além do ouro, incenso e mirra, os reis magos dedicaram:

1- : v.4-6

Os reis magos acreditaram na mensagem da estrela e principalmente na profecia da Palavra de Deus, interpretada pelos escribas (v.4-6). Eram homens de fé, porque acreditaram no sinal da estrela como a luz do Messias (Isaías 9.2) e também tinham intimidade com Deus que falou com eles por meio de sonho (v.12).
Enquanto o mundo todo estava despercebido, Herodes estava incrédulo, mas prevenido e os próprios religiosos não estavam entendendo, os reis magos acreditaram e foram até Belém.
O melhor presente que podemos oferecer a Jesus é a nossa fé, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Uma das coisas que Jesus procura em nós é a fé (Lucas 18.8).
Busque crer mais em Jesus!             


ASSISTA:
2- TEMPO: v.1

Os reis magos vieram do oriente até Belém. Ingressaram numa longa jornada em busca do Messias. Caminharam por muitos dias, semanas e talvez até por meses. Deixaram tudo o que tinham para estar por um momento com o Filho de Deus.
O mundo faz que estejamos ocupados de mais para buscar a Deus. Não conseguimos nem nos concentrar porque temos celular, campainha e tantas outras coisas que chamam nossa atenção. A vida moderna é tão corrida que passamos a viver automatizados seguindo a rotina diária.
Deus quer que dediquemos parte de nosso tempo para sua Missão que nos mandou fazer discípulos (Mateus 28.18-20). Precisamos estar em comunhão com Deus o tempo todo para “orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Dedique mais de seu tempo para Jesus!

3- CORAGEM: v.7-9 e 12

Herodes mandou chamar os reis magos, não para uma visita diplomática e sim para uma investigação de seu propósito. Herodes propôs que fossem espiões para descobrir o ‘novo rei’. O medo de Herodes era porque tinha consciência de estar usurpando o trono judeu, então temia que um legítimo rei se levantasse¹.
Os reis magos tiveram grande coragem de estar diante de Herodes e falar a verdade, pois seria óbvio que não aceitaria outro rei que não fosse de sua linhagem. Os magos também foram corajosos ao não dar o retorno pedido pelo monarca revelando onde estaria a criança.
Deus sempre nos fala “não temas” (Josué 1.8,9). Devemos ser ousados na obra de Deus “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (II Timóteo 1.7). Deus quer que sejamos corajosos para fazer sua obra.
Seja corajoso para fazer a obra de Deus!

Jesus é o maior presente do Natal!

-CONCLUSÃO:

Não pense apenas em ganhar presentes neste natal. O maior presente você já ganhou que é Jesus Cristo (João 3.16). Também não pense que dando apenas presentes materiais estará fazendo o melhor para quem você ama. Sua família precisa de muito mais que presentes.
Embora o Senhor Jesus aceite nossas doações de caridade para o próximo (Mateus 25.45), o melhor presente que deseja que entreguemos a todas as pessoas é a mensagem de que veio ao mundo para nos salvar.

Leve Jesus de presente para as pessoas no Natal!


______________________________
¹ FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da Vida de Jesus. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2ª Edição, 2008. Páginas 56-58.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

4 comentários:

  1. Jesus continue te abençaodo

    ResponderExcluir
  2. Jesus te amo e sempre vou te amar

    ResponderExcluir
  3. Margarete Melo
    Maravilhoso...aprendendo cada vez mais...Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.