Defenda sua Família

Tema: FAMÍLIA

recorte de papel formato família mãos em forma de casa

“...pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas” (v.14b)Neemias 4.9-20

Introdução: Nós mesmos podemos falar de nossos familiares, mas não aceitamos que ninguém critique quem amamos. Este é um sintoma de defesa da família. Por outro lado as famílias estão expostas a muitas influencias perigosas que invadem nossas casas como se os muros estivessem derrubados e não houvesse uma proteção adequada.
Neemias viveu em um tempo quando as famílias de seu povo estavam sofrendo todo tipo de perseguição. As casas estavam em ruínas e a própria cidade de Jerusalém estava destruída. Por isso Neemias formou um grande mutirão de reconstrução por famílias (v.13) e as famílias trabalharam unidas na restauração do muro (Neemias 3).

Como defender minha família?

Vamos refletir na atitude de Neemias e aprender sobre a defesa da família:

1- Oração 

v.9 “Nós, porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e de noite”.

A primeira coisa que Neemias fez foi orar a Deus. A oração inclui também o jejum em favor de seu povo (Neemias 1.4) e a confissão dos pecados cometidos por eles (Neemias 1.5-11).
Neemias percebeu que o povo precisa de força para trabalhar porque estavam cansados diante do imenso desafio que tinha à sua frente (v.10). Além disso sabia que haviam inimigos oportunistas que poderiam atrapalhar o projeto de reconstrução de Jerusalém (v.11). Mas foi avisado disso tudo “dez vezes” (v.12). Por isso Neemias resolveu que era preciso se preparar primeiramente através da oração.
Se você quer defender sua família de tantos perigos que você já foi avisado diversas vezes, a primeira coisa que deve fazer é se colocar em oração, em jejum para repreender tudo que é maligno (Marcos 9.29) e confessar seus pecados diante de Deus.
Defenda sua família através da oração!

2- Vigilância 

v.13 “Pelo que nos lugares baixos por detrás do muro e nos lugares abertos, dispus o povo segundo suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos”.

A segunda estratégia de Neemias foi despertar o povo para ficar atento aos perigos principalmente nos lugares vulneráveis onde o muro era mais baixo ou que havia aberturas (brechas). Deste os inimigos não poderiam entrar enquanto eles ainda não tapassem estes locais.
Por um momento o povo ficou com medo dos inimigos que ameaçaram os atacar, mas Neemias lhes deu uma Palavra de fé dizendo: “Não os temais! Lembrai-vos do Senhor, grande e temível” (v.14) e por isso o povo voltou a trabalhar na obra e os inimigos se dissiparam (v.15).
Jesus nos ensinou que devemos orar e também vigiar (Marcos 14.38). Muitas famílias são destruídas por um momento de deslize quando o marido ou mulher não vigiam e também não preservam os filhos, descuidando de detalhes que o inimigo de forma sagaz tenta influenciar para roubar, matar e destruir o lar.
Se você quer defender sua família, precisa aprender a ser mais vigilante para cuidar mais de sua casa. Esta vigilância não é uma perseguição a seus familiares de forma a dominar tudo que acontece em suas vidas. Estamos falando de vigilância espiritual. Esteja mais atento às armadilhas do inimigo ou do mundo e coloque tudo em oração combatendo espiritualmente (Efésios 6.12).
Defenda sua família através da Vigilância!

3- Estratégia: v.16-20

Neemias formou uma estratégia de defesa através da colaboração das famílias. 

Esta ideia seguiu os seguintes passos:

a) Divisão de tarefas

v. 16 “Desde aquele dia metade dos meus moços trabalhavam na obra, e a outra metade empunhava as lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá”.

Metade das pessoas ficavam na defesa cuidando da proteção enquanto os demais trabalhavam na reconstrução dos muros.

b) Dedicação

v.17 “Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma”.

Enquanto trabalhavam estavam prontos para se defender se fosse preciso.

c) Alerta

v.18 “e cada um dos edificadores trazia a sua espada à cinta, e assim edificavam. E o que tocava a trombeta estava no meu lado”.

Os operários que trabalhavam na reconstrução também tinham armas na sua cintura atentos se ouvissem o som da trombeta dando aviso de perigo.

d) União

v.19,20 “Disse eu aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos separados no muro, longe uns dos outros; em qualquer lugar em que ouvirdes o som da trombeta, ali vos ajuntareis conosco”.

Sabiam que precisavam estar juntos em qualquer situação e por isso procuravam se unir em caso de qualquer risco.

Não desista de sua família!

CONCLUSÃO

v.20b “O nosso Deus pelejará por nós”.

Neemias convoca o povo a pelejar por suas famílias (v.14), mas também declara que Deus lutará por eles. Devemos lutar por nossas famílias e confiar que nesta luta Deus está conosco para nos defender e nos ajudar. Se você tem lutado por sua família, saiba que Deus também está lutando com você e a vitória está garantida em nome de Jesus.
Não pare de lutar por sua família!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp