Oração contrária não existe

COMPARTILHE:

2 comentários

-Tema: HERESIAS
 “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido”. Salmo 66.18
-Introdução: Na verdade nem pode existir, pois seria uma coisa totalmente contraditória. O propósito da oração é abençoar e não lutar, competir com ninguém. Supõe-se que a oração contrária seja quando alguém ora por uma coisa e outra pessoa ora por algo oposto, então quem orar mais ou com maior força vence. Isso chega a ser ridículo ao ponto de se pensar que Deus estaria à mercê destas coisas.
Para saber mais sobre oração, leia os estudos: O QUE É ORAÇÃO e COMO ORAR?.

Como é a oração que Deus ouve?

Vamos desmitificar o sentido da suposta ‘oração contrária’ mostrando como é a oração que Deus atende:

1- Segundo a Vontade de Deus:

I João 5.14 “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.
A primeira característica indispensável para a oração é estar de acordo com a vontade de Deus. A oração deve ser segundo os propósitos Divinos (Jeremias 29.11-13).
Se uma pessoa orar algo que não é da vontade de Deus, nada vai acontecer. Ninguém pode lutar contra a vontade do Senhor. A verdadeira fé procura agradar a Deus (Hebreus 11.6).
A chamada ‘oração contrária’ está baseada na vontade humana e não Divina, por isso Deus não atende a este tipo de pedido.
Ore segundo a vontade de Deus!


2- Baseada na Palavra de Deus:

Romanos 8.26,27 “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”.
O segundo critério para a oração é estar baseada na Palavra de Deus. O que Deus fala jamais entra em contradição, por isso uma oração deve estar de acordo com as Escrituras. O Espírito Santo nos ensina a orar de acordo com a vontade de Deus em sua Palavra.
Se uma pessoa orar algo que não está de acordo com a Palavra, nada vai acontecer. A fé que precisamos para orar vem pelo ouvir a pregação da Palavra de Deus (Romanos 10.17).
Jesus disse que “tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14.13-15). Pedir em nome de Jesus significa segundo a sua Palavra, pois é para a glória de Deus e de acordo com seus mandamentos, ou seja, conforme a Palavra.
A chamada ‘oração contrária’ não está de acordo com a Bíblia que ensina a amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12.30-33) e só fazer o que não prejudica o seu irmão (Mateus 7.12).
Ore baseado na Palavra de Deus!

3- Para um bem comum:

Tiago 4.3 “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.
Outro critério para a oração ser respondida é ser de um propósito para o bem comum. Ou seja, que não é apenas para uma pessoa isoladamente, mas que outras pessoas compartilhem da bênção, pois Deus nos chamou para abençoar “todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3).
Deus quer que sejamos bênção para abençoar. Quando pedimos algo para compartilhar, Deus mesmo se interessa em atender para que sejamos um canal de seu poder (Mateus 7.9-11).
A tal ‘oração contrária’ nem pode ser chamada de oração, pois está baseada em um sentimento egoísta, que é obra da carne e não agrada a Deus (Gálatas 5.19,20).
Ore com propósito de abençoar pessoas!

Oração contrária não é oração!

-CONCLUSÃO:
Salmos 66.19,20 “Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça”.
A única coisa que a chamada ‘oração contrária’ pode fazer é tirar a atenção de quem está orando para que pense que alguém pode atrapalhar e também trazer divisão, que é uma obra da carne (Gálatas 5.19), pois Deus ordena sua bênção onde há unidade (Salmos 133.3) e Jesus disse que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20). Tirando isso, pode ter certeza que Deu não atenderá este tipo de pedido mal intencionado.
A pessoa que ora num propósito contrário à vontade de Deus se assemelha aos profetas de Ball, que retalhavam seus corpos e clamaram por horas sem nada acontecer (I Reis 18.22-29). Mas quando um servo de Deus, debaixo da autoridade Divina clama ao Senhor, que está no altar do Senhor, basta apenas uma Palavra em oração e o fogo cai do céu (I Reis 18.36-39).

Deus não ouve oração contrária!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. Solange Lopes faria santos10 de janeiro de 2017 08:29

    Gostei muito tirou todas as minhas dúvidas pois eu acreditava nisso

    ResponderExcluir
  2. Deus atende a oração do justo de acordo com sua vontade.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.