Jesus: o melhor AMIGO

-Tema: AMIZADE  

João 15.13-16
-Introdução: Uma ilha é um ponto isolado de tudo. Ninguém pode ser uma ilha. Precisamos nos relacionar com as pessoas como o oceano que molha ao mesmo tempo diversos lugares. Temos necessidade de se relacionar com as pessoas especiais que chamamos de amigos.
   Jesus viveu em nosso meio e também teve amigos. Foram doze os homens chamados discípulos. Discípulos são seguidores, pessoas amigas que caminham juntas. Eles comiam juntos, oravam cantavam e enquanto andavam pelas ruas aprendiam a palavra de Deus conversando.
Dentre os doze discípulos de Jesus, três eram mais chegados a Jesus, Pedro, Tiago e João eram os que mais andavam com o Mestre. João tinha o costume de abraçar Jesus e encostar a cabeça no coração Dele. Pedro era falante e agitado por isso as vezes se precipitava e era corrigido. Judas Iscariotes a quem Jesus deu o pão especial molhado que era seu amigo e sabia que era traidor e não amigo verdadeiro. Lázaro também era amigo de Jesus e até chorou por ele.
Da mesma forma que Jesus, temos vários tipos de amigos. Como Abraão, podemos ser amigos de Deus (Tiago 2.23). Jesus disse que nós somos amigos dele e nós já sabemos que Ele é nosso melhor AMIGO.

Você tem amigos?

Vejamos com é a amizade de Jesus para conosco e como nós devemos corresponder como amigos:

1- A maior prova de amizade: v.13

Jesus deu a sua vida por nós e não há nada maior do que isto (João 3.16). Quando somos amigos de uma pessoa não enjoamos de conversar, não acaba o assunto, deixamos de fazer as coisas de nosso interesse para estar junto e aprendemos a respeitar as diferenças de opinião e até ceder à vontade do próximo.
Você pode ter grandes amizades, mas um só morreu por você que foi Jesus o verdadeiro amigo!

2- A nossa resposta de amor é fazer a vontade de Deus: v.14

Mostramos a Jesus a nossa amizade quando obedecemos a sua Palavra. Somos influenciados pelos nossos amigos e quando não gostamos de certa coisa ou lugar, aprendemos a gostar por causa do amigo.
Por causa do amor nós aprendemos a obedecer a Jesus com prazer. Jesus também faz a nossa vontade quando oramos em seu nome (v.16c e Salmos 37.5).

3- Um relacionamento confiável: v.15

Muitas pessoas pensam que Deus é um ‘SENHOR’ longe de nós e nos considera como míseros servos. Mas não, nós somos livres. Ele confiou em nós e podemos confiar nele porque é nosso amigo e está próximo de nós.
Para uma pessoa que consideramos amigo de verdade não temos segredos. Assim também podemos contar tudo para Jesus. Ele nos confiou a Sua palavra, suas promessas, seus mistérios e mandamentos e nós podemos contar para Ele nossos pecados e frustrações.

4- Somos escolhidos para dar frutos: v.16

Não fomos nós que escolhemos a Jesus mas Ele quem nos escolheu para dar frutos de amor... (Gálatas 5.22,23) todos gostamos de pessoas que têm estas qualidades. Por isso através da amizade podemos falar de Jesus.

Leve Jesus para seus amigos!

CONCLUSÃO

Quando Jesus subiu ao céu e se despediu de seus amigos suas últimas palavras foram “ide e fazei discípulos (amigos)... e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 18.18 e 20).
A amizade do mundo é passageira (Tiago 4.4), mas quando a amizade tem Jesus ela é eterna. Por isso a estratégia de Jesus para ganhar vidas foi à amizade através do discipulado e nos mandou levar nosso amigo até ele.
A prova de amizade que Jesus nos deu foi sua própria vida e a maior resposta e presente que podemos retribuir é também dar a nossa vida para Ele. Se você não conhece este amigo saiba que Ele está aqui e pode conhecê-lo.

Leve seus amigos para Jesus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp