Cuidado com as pequenas coisas

-Tema: VIGILÂNCIA
“julgai todas as coisas, retende o que é bom” I Tessalonicenses 5.21
-Introdução: Quando você cata um feijão, você separa os grãos bons dos ruins com as pedras e outras sujeiras para jogar fora e só cozinha os melhores selecionados. Da mesma maneira, não podemos separar o que é bom do ruim e ficar com o ruim, e sim com o que é bom.
Muitas vezes não tropeçamos em grandes pedras por que nos desviamos delas, mas tropeçamos em pequenos obstáculos que são desprezados. É preciso vigiar nas pequenas coisas para não dar oportunidade ao inimigo.
   Muitas pessoas deixam de ser abençoadas por causa de coisas muito pequenas que ofuscam seus olhos de ver a presença de Deus na vida de seu irmão. Para a Igreja ser madura espiritualmente, precisa aprender a relevar pequenas coisas ou defeitos dos irmãos e ficar com as grandes que são as bênçãos de Deus.

Você tem tropeçado em pequenas coisas?

Vamos refletir sobre algumas coisas que são pequenas, mas que são perigosas na vida de um crente:

1- Raposinhas

“Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”  Cantares 2.15
As raposinhas são bichinhos pequenos e aparentemente dóceis por sua beleza, mas são vorazes em destruir um vinhedo. Quando as parreiras já estão floridas para dar uvas, as raposinhas vinham e comiam as flores, os brotos e não davam mais fruto.
As raposinhas representam ‘bichinhos de estimação’ pecados de estimação. Práticas aparentemente inofensivas, mas que podem ser destruidoras na vida de um cristão.
O inimigo muitas vezes disfarça o pecado “para enganar se possível os eleitos” (Marcos 13.22).
Você tem algum pecado de estimação?
Cuidado com coisas pecaminosas disfarçadas!

2- Mosquitos

“Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia” Eclesiastes 10.1
O texto usa como ilustração um vaso de ungüento cheiroso como o que Maria derramou aos pés de Jesus (João 12.1-3), mas se o perfumador, pessoa que prepara o ungüento, deixar exposto uma mosca que cair faz o óleo cheirar mal em vez de ser agradável.
Assim é a unção de Deus na vida de muitos crentes. Deus renova e enche sua vida com o óleo do Espírito Santo, mas depois vem o inimigo e manda um mosquitinho para te atribular e tirar sua bênção.
Jesus falou contra os fariseus, que eram detalhistas e exigentes: “guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!” (Mateus 23.24). O perfeccionismo muitas vezes só atrapalha.
Os mosquitos são insetos que perturbam apesar de sua pequenez e insignificância.
Em êxodo uma das pragas foi o enxame de moscas que entrou nas casas para perturbar as famílias (Êxodo 8.22-24), mas nas casas do povo de Deus não entrou nenhuma mosca.
Muitas vezes nas famílias por causa de um mosquitinho, coisa ínfima, a pessoa perde a paz e estoura com quem mais deveria amar. Deus não mandou moscas nas casas de seus servos por que quer ver nossas famílias em paz.
Expulse de sua vida o espírito de raiva, inquietação e intolerância que tem te atrapalhado a servir a Deus e amar seus familiares. Aprenda a relevar coisas pequenas em prol da paz.
Você tem deixado ‘mosquitos’ te perturbarem?
Não perca sua unção por causa de coisas pequenas!

3- Agulhas

“Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” Lucas 18.25
Agulhas são pequenas e difíceis de manusear. Se a pessoa não tiver a visão boa, não consegue colocar a linha na agulha.
O que representa a agulha e o camelo.
O camelo que Jesus falava para os discípulos, que eram pescadores, se trata de uma corda muito grossa de amarrar o barco. Jesus comparou aquela corda que não pode entrar em uma agulha.
A agulha também pode ser umas portas estreitas que em Jerusalém e outras cidades muradas. Eram passagens bem finas nos muros de lugares onde não se queria que um camelo entrasse para evitar sujeira e mal cheiro. Um camelo não conseguia entrar nessas portas.
Em qualquer destas interpretações do camelo e da agulha o sentido é o mesmo. É difícil um rico entrar no reino de Deus.
Mas o rico não é só quem tem muito dinheiro. Uma pessoa pode ser pobre e se achar melhor que outros e não sentir falta de nada, nem de Deus. Do mesmo modo uma pessoa pode ter tudo e sentir necessidades de coisas, pessoas e ser sensível a Deus. Muitos pobres são arrogantes e orgulhosos como se fossem ricos. O orgulho impede entrar no céu que tem uma porta estreita e um caminho apertado (Mateus 7.13).
Quando a pessoa se acha grande, orgulhosa, fica grossa como um camelo e aí não tem igreja que caiba tal pessoa por que se vê maior que a porta da igreja.
Você tem se achado rico? Está satisfeito achando que não precisa de nada nem ninguém?
Nunca pense que não precisa de ninguém!

4- Fagulhas

“Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” Tiago 3.5
Uma pequena fagulha de fogo é capaz de fazer uma grande destruição. Também uma palavra maldita destrói vidas. A língua tem o poder de matar e dar vida.
Quantas famílias são destruídas por causa de palavras que poderiam ficar sem ser faladas. Se tivesse como engolir de novo nossas palavras, creio que ficaríamos entalados com coisas duras que falamos.
A ira é o combustível que acende a fagulha na língua. Cuidado quando a ira começar a esquentar você para que você fale palavras que desagradam a Deus e ofendam seu irmão. Você pode falar a verdade, mas a “verdade em amor” (Efésios 4.15). Sem amor a verdade pode ser apenas uma arma para ferir pessoas.
Você tem tido cuidado com as palavras que fala?
Pelas suas palavras você será julgado!

5- Ciscos 

“Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão” Mateus 7.5
Imagine só uma pessoa que está com um poste na frente do olho falando de um cisco no olho de outra pessoa. Seria muita incoerência! Mas todos nós somos incoerentes como seres humanos e precisamos vigiar para não fazer isso.
O cisco é pequeno diante de uma trave.  Quando uma pessoa implica com a outra, qualquer coisa é grande demais para ser tolerada. Mas consigo mesmo ou com quem quer defender, a pessoa é capaz de não enxergar coisas muito maiores. Às vezes não suportamos coisas pequenas e caímos em outras muito maiores.
Não podemos ver pequenos ciscos no olho de outra pessoa se tivermos um poste na frente do próprio rosto. Então precisamos aprender a olhar para dentro de nós mesmos e aprender a corrigir nossos defeitos sem ficar procurando erros no outro.
O mundo vê as vestiduras brancas do cristão e procura manchar de alguma forma sua vida, mas lembre-se que foi lavado e remido pelo sangue de Jesus.
Você tem visto ciscos nos olhos de algum irmão?
Vigie para não ter um poste diante de si!

Cuidado com as pequenas coisas!

CONCLUSÃO

Na Bíblia vemos muitos homens de Deus que pecaram em pequenas coisas e perderam sua bênção:
  • Adão e Eva pecaram por causa de uma fruta (Gênesis 3.6).
  • Caim matou Abel por causa de inveja de uma oferta (Gênesis 4.5).
  • Esaú perdeu sua bênção por um prato de lentilhas (Gênesis 25.34).
  • Sansão entregou seu segredo por causa de uma xarada de ‘o que é o que é’ através de uma mulher (Juízes 14.14).
  • Judas perdeu a salvação por 30 moedas (Mateus 27.3).
  • Jonas ficou irado por causa de uma planta que secou (Jonas 4.9).
  •  Moisés não entrou na terra prometida por que tocou duas vezes na rocha com raiva (Números 20.11).
  • Uzá tentou segurar a Arca da Aliança e morreu por que não era permitido fazer isso (II Samuel 6.6).
  • Saul perdeu o reino por que rasgou o manto do Profeta Samuel (I Samuel 15.27).
Devemos tomar cuidado antes de cobrar pequenas coisas das pessoas por que Jesus disse “atire a primeira pedra quem não tiver pecado” (João 8.7).
Não perca sua bênção por causa de nada, nem grande nem pequeno.

E você? Será que tem alguma coisa pequena impedindo de receber a bênção de Deus e viver o propósito dele em sua vida?
Se tiver algum empecilho em sua vida, retire por que Deus tem coisas grandes pra você!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp