A provisão do Senhor


-Tema: PROSPERIDADE   

II Reis 4.1-7

-Introdução: Eliseu foi um bom aluno de Elias. Percebemos que da mesma forma que viu Elias ressuscitar um menino ele repetiu, e como Elias restaurou as águas ruins ele também alimentou uma multidão e quando o viu mandando uma mulher multiplicar a farinha, ele o fez neste texto. Ele aprendeu a reagir diante das provas e ver o milagre de Deus.

“O meu Deus segundo a sua riqueza em Glória há de suprir cada uma de suas necessidades em Cristo Jesus!” Filipenses 4.19

Pedro também aprendeu a lição quando Jesus mandou ele pescar um peixe com uma moeda dentro e pagar a dívida e quando se encontrou com um homem pedindo esmolas disse: “não tenho ouro nem prata mas o que eu tenho isso te dou: em nome de Jesus Cristo levanta e anda” (Atos 3.6).

Como receber a provisão de Deus?

As atitudes da mulher no texto nos ensinam lições sobre receber a provisão de Deus para nossas vidas:




1- Procurar no lugar certo: v.1

A mulher foi a Eliseu, servo de Deus para receber do Senhor uma resposta. Quando batemos na porta Deus promete abrir (Mateus 7.7). Por isso precisamos procurar pessoas certas para nos abençoar. Não perca tempo reclamando e contando pra todos o que acontece com  sua vida, mas abra o coração diante de Deus e com pessoas de oração (Tiago 5.14).

2- Abrir o coração: v.2

A mulher contou o seu problema. Desabafou, abrindo o coração diante de Deus (Filipenses 4.6)Jesus perguntava sempre aos oprimidos: "o que queres que eu te faça?" (Marcos 10.51). Deus se interessa por nós e por nossas dificuldades. O Senhor promete atender às nossas necessidades antes mesmo de pedirmos (Isaías 65.24). Quando abrimos nosso coração diante de Deus aprendemos a amar a Deus acima de tudo e não valorizamos apenas o que precisamos (Marcos 12.31). Jesus nos ensinou a orar todos os dias pedindo o pão e o sustento de Deus (Mateus 6.11).

3- Ouvir a vontade do Senhor: v.3,4

Deus sempre fala conosco, mas muitas vezes não percebemos. Quando ouvimos o que Deus ensina, o Senhor multiplica (João 6.1-15). Precisamos ouvir a voz de Deus como Samuel que pediu ao Senhor: "fala porque teu servo ouve" (I Samuel 3.1-8). Deus sempre tem uma resposta para nossas necessidades e mostra a solução (Isaías 30.21).

4- Obedecer ao Senhor: v.5

De que adiantaria ouvir sem obedecer? Ela fez como diz no Salmo 37.4 "Confia no Senhor e faze o bem!". Para dar certo é necessário que fazer o que é certo. às vezes Deus nos permite ser testados para ver se obedecemos, mas a desobediência traz consequência de sacrifício (I Samuel 15.22).

5- Desejar mais de Deus: v.6

Todas as vasilhas que a mulher conseguiu foram cheias. Parece que ela não queria parar e teria continuado se pudesse. Como com o povo de Deus o maná só parou quando entraram na terra de Canaã (Josué 5.12). Quando vemos o agir de Deus em nossas vidas ficamos impressionados com o poder do Senhor sobre nós. Busque cada vez mais de Deus e saiba que Deus tem mais para sua vida.

6- Contemplar o milagre: v.6b

Imagine quando a mulher olhou para trás e viu o tanto de vasilhas.Precisamos aprender a contemplar o milagre de Deus. às vezes não percebemos o quanto Deus já tem operado em nossas vidas. Isso é gratidão. Como Josafá que no meio de uma batalha, Deus lhe mandou ficar parado e só contemplar as maravilhas que Deus faria em sua vida (II Crônicas 20.20).

7- Testemunhar: contar a bênção: v.7

A mulher contou a bênção que recebeu do Senhor. Quando o crente é abençoado ele conta a bênção, pois “não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” ( Atos 4.20). O testemunho é a concretização do milagre.

Receba a Provisão do Senhor!

-CONCLUSÃO:

Aprenda a depender de Deus em tudo e aprender a acreditar no sustento do Senhor. Procure pessoas de Deus, abra o seu coração diante do Senhor, ouça o que Deus te orienta fazer, obedeça ao Senhor, deseje mais de Deus, contemple as maravilhas e testemunhe o seu milagre.
Medite no conceito de Jesus sobre prosperidade:
Mateus 6. 25-34
"Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal".

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

7 comentários:

  1. muito bom ,meu nome é pastor mauricio me senti tocado por essa ilustração que Deus continue a te abençoar

    ResponderExcluir
  2. pastor parbesn esta memsagem tem tocado muito ao nossoa coaracoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pastor que Deus te a bem soa por tudo ate por tua família fique com Deus que ele ter guarde

      Excluir
  3. que DEUS continue-te dando sabedoria pra nos ensinar mas dele.

    ResponderExcluir
  4. muita riquesas de deus que deus continue te dando alus da palavra

    ResponderExcluir
  5. parabens pastor continue com esse trabalho lindo

    ResponderExcluir
  6. parabens pastor pelo trabalho que sempre me abençoa ,continue nao desista DEUS é contigo

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.