A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

-Tema: IGREJA


-INTRODUÇÃO: O povo brasileiro é irreverente e espontâneo, mesmo assim não há desculpas para desorganização, visto que nosso lema na bandeira é “Ordem e Progresso”. O fato é que devido a desordem há o regresso muitas vezes.
No mundo percebe-se que o inimigo tem agido através do ‘crime organizado’, ou seja, já percebeu que tudo que é organizado funciona.


Como se organiza uma Igreja?

Vamos aprender algumas coisas sobre organização da Igreja:


I – Organização na Bíblia

Êxodo 18.13-26: com divisão de tarefas e a organização é mais fácil trabalhar. O povo judeu era escravo no Egito e por isso durante os 40 anos de peregrinação receberam a Lei para aprenderem a se organizar.
Lucas 9.10-17: Jesus tinha um grupo de 12 homens que trabalhavam junto com Ele e no momento da multiplicação mandou dividir o povo em grupos (v.14) e ainda aproveitou as sobras (v.17). Em Lucas 14.28-31 Jesus ensina que é necessário planejar e se organizar.
Deus é organizado. Na criação fez uma coisa de cada vez e ainda achou tempo pra descansar.

II – Organização da Igreja

I Coríntios 12.27,28: através da Igreja Primitiva percebemos o modelo Bíblico de organização da Igreja com cargos e funções de acordo com os dons dados por Deus.
Cada Igreja local tem sua própria forma de se organizar e o que faz dar certo é o seu envolvimento com a comunidade que a faz ser como um corpo unido.
Romanos 12.4-8: o modelo bíblico de organização da Igreja é em Dons e Ministérios.
Na Bíblia a Igreja é comparada a um corpo, um organismo vivo e crescente e não com uma organização estática e morta.

III – As decisões na Igreja

Efésios 4.15,16: Cristo é o Cabeça, o chefe e mentor da Igreja e nós devemos ter a mente de Cristo (I Coríntios 2.16). Antes de tomar uma decisão é importante estar em oração para buscar a vontade do Senhor da Igreja.
Atos 15.6 e 28,29: na Igreja Primitiva as decisões eram tomadas em conjnto comoração e muito diálogo. Havia no meio dos discípulos uma tensão entre Lei e Graça. Para decidir os dois lados do grupo cederam um pouco. Nesta reunião houve oportunidade para todos falarem. No fim houve direção do Espírito Santo e unidade das opiniões.

O corpo

Vejamos através das partes do corpo como se organiza a Igreja partindo do princípio metodista com quatro áreas de ação representadas pelos quatro membros do corpo e os dedos os ministérios específicos dentro destas áreas de ação que podem variar na diversas igrejas:




CABEÇA: Cristo
CORAÇÃO: refletir sobro o que impulsiona a vida na Igreja: a oração, a fé, a comunhão, o Espírito Santo, etc.
TRONCO: Que sustenta e liga todas as partes do corpo. A Assembleia Local é onde se decide tudo sobre a Igreja, reunindo para um consenso no planejamento. A  liderança dos ministérios da Igreja. O pastor ou pastora que luta pela Igreja para a manter unida.
BRAÇO DIREITO: Área do Ensino, responsável pelos ministérios que instruem a Igreja  na Palavra, louvor, oração, pregação...
BRAÇO ESQUERDO: Administração que administra a Igreja de maneira geral.
PERNA DIREITA: Missões e Evangelização. Ministérios que trabalham para levar a mensagem do evangelho.
PERNA ESQUERDA: Ação Social. Representa a Igreja na sociedade através de ações de apoio à comunidade.

CONCLUSÃO

Todos devem ter oportunidade de fazer o que sabem na Igreja, mas tudo deve ser feito de forma organizada para a edificação de todo o corpo (I Coríntios 14.26 e 40).




Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a Igreja contemporânea.
88 páginas 14x21

Adquira o Livro AQUI
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp