Discernimento Espiritual

Tema: VIDA CRISTÃ

placas com setas

Marcos 14.1-10
Introdução: Jesus nos dá discernimento espiritual para sabermos viver. Há três inimigos que enfrentamos na vida espiritual: o mundo, o diabo e a carne. E as nossas tentações acontecem em três áreas: Física, Emocional e Espiritual.

Como discernir espiritualmente?

Vejamos a diferença entre a ação do mundo, do diabo, do crente e de Jesus:

1- O que o mundo faz: v.1 e 2

O mundo arma armadilhas, engano. Jesus mesmo disse que “os filhos das trevas são hábeis na sua geração” (Lucas 16.8 ).
O mundo aqui é representado pelos escribas. Os inimigos do mundo estavam tramando armadilhas contra Jesus pensando que Ele não sabia.
O Mundo também zomba, questiona, critica (v.4,5).

2- O que o diabo faz: v. 10,11

O inimigo oportuniza o mal, asocia situações para nos pegar de surpreza, mas “nós não lhe ignoramos os desígnos” (II Coríntios 11.14), pois sabemos seu querer “roubar, matar e destruir”.
O diabo usou Judas pensando que Jesus não sabia. Colocou tudo num plano preparado para pegar Jesus, mas Ele já sabia de tudo porque tem o discernimento do céu.

3- O que o crente faz: v.3

Mesmo que o mundo arme tudo e zombe e o inimigo projete o mal, o crente permanece nos pés de Jesus se humilhando diante d’Ele.
O crente é representado por Maria que mesmo sendo questionada não reagiu contra nada, apenas continuou a adorar ao Senhor.
Quando o mundo te perseguir, não faça nada, apenas esteja aos pés de Jesus!
O Senhor nos ensinou a ser “ser símplices como as pombas e prudentes como as serpentes” (Mateus 10.16).

4- O que Jesus faz: v.6-9

Jesus entrou na casa da mulher sem preconceito contra ela, aceitou sua oferta, a defendeu e disse que todos irão se lembrar dela sempre.
Além de entrar em nossa casa e em nossas vidas sem preconceito algum, Ele também nos defende quando o mundo e o diabo nas atacam, aceita nossa oferta de louvor e se lembra de nós para sempre.
Jesus apaga todos os nossos pecados (Isaías 43.25). Jesus disse que aquele que for a Ele não lançaria fora (João 6.37).

Peça discernimento a Deus!

CONCLUSÃO

Para cada situação Deus nos dá o escape e a sabedoria necessária para vencer. Busque a orientação do espírito Santo para te ensinar todas as coisas (João 14.16).

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp