Como fazer a obra de Deus?

Tema: MINISTÉRIO  

pregação servir a Deus

 I Crônicas 13.5-14 e 15.14,15

Introdução: A Arca da Aliança tinha sido roubada pelos filisteus, inimigos do povo de Deus (I Crônicas 5.1) e Davi reuniu o povo para decidir trazer de volta para Jerusalém (I Crônicas 13.1-4). Um homem chamado Abinadabe guardou a Arca da Aliança em sua casa por mais de vinte anos (I Samuel 7.1,2 e II Samuel 6.1-19) e quando tentaram levar de volta para Jerusalém, seus filhos Uzá e Aiô quiseram ajudar guiando um carro de bois novo que carregava a Arca (I Crônicas 13.7). Mas os bois tropeçaram e a ira de Deus feriu Uzá quando tocou a mão na Arca da Aliança (I Crônicas 13.9,10).

Essa história nos ensina que não podemos levar a obra de Deus do nosso jeito ou com nossa própria vontade. Precisamos aprender a fazer a obra do Senhor como Deus quer e para isso precisamos buscar a orientação do Espírito Santo. Hoje estamos no tempo da graça e a misericórdia de Deus nos guarda porque não merecemos estar na presença do Senhor.



Como servir a Deus?

Vamos aprender com esta história alguns detalhes sobre fazer a obra do Senhor:

 

1- Obediência

Davi consultou os homens e não procurou saber qual era a vontade de Deus (I Crônicas 13.1-4). Segundo as Escrituras a Arca só poderia ser carregada por levitas consagrados e nos ombros (Deuteronômio 10.8 e Êxodo 25.14). Davi fez tudo bonito, mas esqueceu de buscar orientação de como a Palavra de Deus mandava fazer.

A obra de Deus não pode ser feita por CONVENIÊNCIA, como achamos que convém. A voz do povo nem sempre é a voz de Deus. Nem sempre o sucesso é sinal de que Deus está presente.

A obra de Deus deve ser feita com obediência!

 

2- Faça sempre o seu melhor

Eles tentaram fazer o melhor com um carro de bois novo, mas não era isso que Deus queria. Parecia tudo bonito e festivo, mas não agradou ao Senhor. Havia festa e muita alegria nesse dia, mas terminou com luto e tristeza (II Samuel 6.4,6-8).

Quando Davi viu o mal que realizou, mesmo com boa vontade, então temeu ao Senhor e se preparou para fazer corretamente, chamando os levitas para carregarem a Arca nos ombros e com muita congregação (I Crônicas 15.1-15).

Como então saber o que é o melhor para Deus? Quando servimos com amor e dedicação, buscando a direção do Espírito Santo, obedecemos à Palavra de Deus, estamos fazendo o nosso melhor de todo coração

A obra de Deus deve ser feita com Amor!

 

3- Busque a direção de Deus

Uzá tentou fazer do seu jeito, indo atrás da Arca (II Samuel 6.3,4), mas os bois tropeçaram e quando tentou dar uma mãozinha para Deus, o Senhor o feriu com sua ira (I Crônicas 13.9,10).

Ter boa vontade não é o suficiente, nem mesmo ser talentoso, precisamos ser conduzidos pelo Senhor e não pela mão do homem. Muitas vezes um tropeço traz muitos prejuízos à obra do Senhor e ficamos feridos.

A obra de Deus deve ser conduzida pelo Espírito Santo!

 

Faça a obra do Senhor!

CONCLUSÃO

I Crônicas 13.14 “Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha.”

A casa de Obede-Edom foi abençoada por receber a Arca da Aliança e ele prosperou. Assim Deus faz conosco quando servimos ao Senhor não conforme nossa vontade, mas com obediência, sempre fazendo o melhor e buscando a orientação do Senhor.

Deus conta com você em sua Obra!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp