Cuidados essenciais

-Tema: EXORTAÇÃO

Filipenses 3.2 “Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!”


-Introdução: Este texto nos chama atenção porque insiste na palavra ‘acautelai-vos’ ou ‘tenham cautela, cuidado’. Interessante que Paulo aqui manda a Igreja de Filipos ter cuidado com alguns tipos de pessoas que chama de cães, maus obreiros e os da falsa circuncisão. Porque será?

Com quem preciso ter cuidado?

Vamos ver com que tipo de pessoas devemos ter cuidado:

1- Os CÃES:

Vários apóstolos usam esta palavra para se referir a certo tipo de pessoa que são consideradas imprudentes que vivem como se fosse cachorros, animais e não criaturas de Deus. Em Provérbios 26.11 e II Pedro 2.22 são comparados a cães que engolem o próprio vômito aqueles que voltam a cometer os erros do passado. E em Apocalipse 22.15 diz que os ‘cães’ não entrarão no Reino dos Céus.
Isso nos alerta a ter cuidado com pessoas que vivem dissolutamente no pecado, são traidores, pessoas que não querem Deus, são ímpios (sem piedade).

2- Os MAUS OBREIROS:

Maus obreiros são falsos profetas. Jesus várias vezes avisou que eles viriam (Mateus 7.15; 24.11; 24.24). São falsos aqueles que pregam o que não vivem, que fazem teatro. Que se autodenominam pastores e só se interessam por dinheiro.
Se alguém falasse que você disse algo que não disse, você gostaria? Provavelmente não. Assim são os falsos profetas que falam o que Deus não mandou.

3- Os da FALSA CIRCUNCISÃO:

A falsa circuncisão é a falsa religiosidade. Os sepulcros caiados (Mateus 23.27) como disse Jesus, são religiosos só para aparecer, só oram para os outros verem. Vêm um cisco no olho do irmão e não vê a trave no seu próprio (Mateus 7.1-6).

Tenha cuidado sempre!

-CONCLUSÃO: I Coríntios 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes
Diante de tantos perigos no mundo, precisamos ter cuidado para não nos corromper. Por isso, Paulo avisou suas ovelhas. Estava cuidando delas para não serem enganadas. As más influências trazem grandes prejuízos. Devemos selecionar muito bem o que ouvimos e com quem andamos. Seja vigilante e se cuide!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp