O problema do Mundo: PECADO

-Tema: PECADO

I João 1.5-10 e 2.1,2


-Introdução: Se formos discutir problemas do mundo teríamos muitas coisas para falar, sobre crise, fome, corrupção, violência, etc. Mas o maior de todos os problemas do mundo ser resume em um só: o PECADO. 
O que é o pecado? É a ‘separação’ (Isaías 59.2) causada pela desobediência a Deus. Significa Errar o Alvo e deixar de fazer o bem (I João 3.4 e Tiago 4.17). 
O Que é o perdão? Perdoar é abrir mão em prol do outro. E amar alguém que faz o erro e esquecer o que fez (Miqueias 7.19 João 3.16).
Jesus pregava o Arrependimento dos pecados como a solução para os problemas das pessoas, por isso ao curar alguém sempre dizia: “estão perdoados os teus pecados”.

Como solucionar o problema do pecado?

Muitas soluções são discutidas sobre os problemas do mundo, mas para o pecado a solução é: o perdão oferecido por Cristo na cruz.

1- Andar na LUZ: v.5-8

Deus nos chama para andar na luz da verdade. Quando Deus criou o mundo, a primeira coisa que disse foi: “haja luz” e Ele viu que a luz era “boa” e fez separação entre as trevas e a luz. Jesus e a verdade e luz do mundo.
Andamos na luz quando obedecemos a Deus. Isso nos faz ter comunhão com Deus e com os homens.
Sem luz não sabemos nem vemos nada, e somos enganados pela mentira, mas diante da luz há certeza e verdade.
v.8-10 não podemos dizer que não somos pecadores, por que isso é mentira e é pecado. Segundo I João 3.6 o servo de Deus “não vive pecando”, mas é um pecador. Como no caso de Ananias e Safira, que não se arrependeram de seu erro e morreram. Deus sabe tudo porque Ele é a luz e a verdade.

2- Confessar os pecados: v.9

O mundo sempre quer arrumar uma desculpa, um motivo para o pecado, como Adão que colocou a culpa em Eva e esta colocou a culpa na serpente. Deus não aceitou suas desculpas. Desculpar é diferente de perdoar. Pedir desculpa é o mesmo que não ter mais culpa, porém o erro continua já perdoar é apagar o erro. Nunca dê desculpas ou culpe alguém.
Deus é amoroso e quer perdoar, mas é preciso reconhecer o erro. Aquela mulher samaritana no poço de Jacó confessou seu pecado e recebeu o perdão.
Deus nos chama para conversar e quer nos perdoar totalmente (Isaías 1.18). Para confessar os pecados e preciso ter humildade para se arrepender sinceramente. Dar o nome do pecado, dizer o que fez e sempre (todos os dias) fazer um exame pessoal e confessar seus erros ao Senhor Jesus que ouve e perdoa.

3- Receber o perdão: 2.1,2

Jesus é a garantia do perdão!
Jesus nos dá a certeza do perdão porque Ele veio pessoalmente nos perdoar e está intercedendo por nós. A prova disso é que o Seu Espírito nos convence do pecado (João 16.8-11).
Pedro foi avisado de que negaria ao Senhor Jesus, mas não foi humilde para reconhecer que é fraco e pedir ajuda. Ele foi arrogante, mas Jesus o perdoou.
Deus nos avisa de que somos pecadores e nos perdoa se confessarmos e nos arrependermos.

Cuidado com o PECADO! Ele mata!

-CONCLUSÃO: I João 2.15-17
Precisamos deixar as coisas do mundo e buscar as coisas de Deus. Ter cuidado com a amizade do mundo por que ela e inimizade contra Deus (Tiago 4.4).
Como diz a frase “ou a Bíblia te afastará do pecado ou o pecado te afastará da Bíblia”.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp