Resistindo aos vícios

-Tema: VÍCIOS
Gênesis 1.28
-Introdução: Vencer um vício às vezes parece tão difícil quanto parar um trem. A pessoa se sente fraca diante da grandeza de uma ‘locomotiva’ de ansiedades que a dominam. Isso mesmo, sente-se dominada pela prática viciosa tão pesada quanto uma enorme carga que descarrila sobre si.
A Bíblia diz que quando o ser humano foi criado, “Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” ou seja, o ser humano não foi criado para ser dominado e sim para dominar. Isso significa que tem capacidade para controlar o ambiente ao seu redor bem como sua própria existência.


Se formos enumerar os tipos de vícios existentes hoje em dia veremos que há uma grande variedade de coisas desde as mais inofensivas até às ilícitas como o vício em trabalho, dinheiro, televisão, futebol, chocolate, refrigerante, jogos como cartas ou videogame, internet, sexo, pornografia, álcool, cigarro, drogas, etc.
Para começar um vício basta uma primeira experiência que se torna algo repetitivo até se tornar incontrolável. Já para deixar o vício é preciso ajuda com muita força de vontade.
Como resistir ao vício?
Vamos aprender algumas estratégias para vencer os vícios:
1- Desejo de ser livre: Gálatas 5.13   “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”
O primeiro passo para se levantar é reconhecer que caiu e querer ser erguido aceitando ajuda para isso.
A carne é fraca (Marcos 14.38), por isso precisamos tomar todo cuidado com ela para não nos enfraquecer mais ainda. O vício começa como uma primeira experiência e depois se torna algo que ocupa seu tempo, gasta seu dinheiro e limita seus relacionamentos e condição física. Ou seja, tira sua liberdade e a liberdade das pessoas ao seu redor.
Você seria capaz, por amor a sua vida e família, de deixar o vício?
Jesus Cristo quer que você seja livre!
                              
2- Buscar prazer em Deus: Salmos 1.1,2   “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”
Uma alternativa possível é substituir o vício por outra coisa que não seja prejudicial, como um esporte por exemplo.
O vício proporciona prazer. Para suprir isso é necessário procurar um ambiente de alegria na presença do Senhor. Isso satisfaz a vida plenamente não deixando carências. Nunca diga que deixou o vício por que sua religião proíbe e sim que você está satisfeito com Jesus a Água da Vida que te sacia para sempre (João 4.11).
Você já sentiu prazer na presença de Deus?
O Espírito Santo te encherá de uma alegria que não sentirá falta de nada!

3- Não negociar com o pecado: Romanos 6.13,14 “nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”.
A determinação em vencer o vício deve ser firme e inegociável.
Todas as pessoas que sofrem com vícios, dizem que têm autocontrole de quanto podem fazer, mas não é isso que acontece na prática. Sempre tem um dia que o vício supera as forças da pessoa. Por isso, precisamos ser radicais contra o pecado para não sermos vencidos por ele. É como estar à beira de um abismo (Salmos 42.7). O lugar mais seguro é bem longe dele.
Você está disposto a lutar contra os desejos da carne?
Pela Graça de Deus somos fortalecidos para resistir os vícios!

Você pode vencer o vício!
-CONCLUSÃO: I Coríntios 6.12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”
Você não nasceu com vício e não deve morrer por causa disso. Tudo que tenta te dominar pode se tornar algo vicioso. Tome muito cuidado com práticas que podem se tornar algo incontrolável.
Se você já tem um vício, lembre-se que é importante desejar ser livre até que a vontade de sair seja maior que o próprio vício. Procure encontrar prazer em Deus de maneira que a alegria espiritual seja compensatória das carências que o vício tanta satisfazer de maneira ilusória. Seja determinado a vencer o pecado, não negociando ou protelando a decisão para depois.
Gostaria de ser liberto de um vício?
Jesus Cristo pode e quer te libertar!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

18 comentários:

  1. Amém, meu irmão...como ex-prisioneiro desse tipo de armadilha de satanás, te parabenizo pela abordagem...gostei das referências...grande abrç!!!

    ResponderExcluir
  2. otimas palavras tenho aprendido muito com o irmao Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  3. estudo maravilhoso,aprendi muito,que DEUS abençoe e de cada vez mais sabedoria

    ResponderExcluir
  4. Essa batalha eu enfrento desde quando eu comecei a ir a igreja, infelizmente venho sempre perdendo, mas acredito que um dia irei vencer, obrigado pelas palavras, isso veio me ajudar bastante, aprendi uma grande lição , que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  5. Muito linda esta matéria , q Deus vos abençoei ,amém..

    ResponderExcluir
  6. Meu marido também é viciado mas em jogos e me preocupo, pois eu também era viciado mas jesus me libertou! não sinto falta de mais nada de jogo nada me consome o vazio foi embora, mas ele é viciado o que eu faco?

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelo post. Vou usá-lo para encorajar uma pessoa a largar o vício de cigarro! Eu graças a muita oração Deus já me livrou! Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. É preciso desejar MUITO o abandono duma prática pela qual nossa alma clama constante e inconscientemente.

    "Porque para Deus nada é impossível." Lucas 1:37

    Que o nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nossas almas!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pessoal
    Já passei pela mesma situação que muitos de vocês e sei como é dificil, me sentia um lixo, mas hoje estou liberto Graças a Deus. E para isso olhei como estava minha vida, me examinei e falei: Cara eu preciso mudar, não aguento mais essa vida.
    Quero dizer a todos aqui que é possivel sair desse vicio, Vc primeiramente tem que Querer, ter força de vontade, Pedir a ajuda de Deus, ler a biblia todos os dias, Estuda-la, manter sua mente ocupada, fazer exercicios, orar a Deus, participar dos cultos da sua ou de alguma igreja. Cara, o segredo é ficar firme com Jesus, deixa Ele te ajudar. Aproveitando esse gancho gostaria de falar pra vcs sobre o canal que pela misericórdia de Deus criei no Youtube se chama: Você Pode, no primeiro video falo sobre as nossas escolhas, como elas são importantes para nossas vidas e suas consequencias para nossa vida.

    Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9B-zSNOES54.

    Agradeço pela atenção. Fiquem com Deus e saibam que VC Pode, Eu Posso, Todos nós podemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amados de Deus
      Eu tbem passei por estes processos mas existe esperança e soluçao,somente jesus cristo para nos libertar com um pouco de força de vontade e fé.
      Eu sou ex bruxa e ex cancerosa viciada desde dos 10 anos mas fui liberta para honra e a gloria do nosso Deus.
      Hoje sou viciada na palavra de Deus do Espirito Santo.
      Oh glória.
      Que Deus vos abençoe.

      Excluir
  10. muito bom estou ajudando o meu marido a sair do vicio por esse estudo

    ResponderExcluir
  11. Se uma pessoa aceitou Jesus, mas ainda não se libertou de seu vício,ainda que ela busque por isso ela é condenada no grande dia do Senhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá varão romanos cap. 8

      1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

      2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

      3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

      Galatas cap.5;
      19 Ora as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
      20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
      21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

      Excluir
  12. gostei das palavras preciso aprender mais com a palavra para libertar meu marido do vicio do alcool.sou Regina de souza neves meu esposo Eliandro moreira frota de souza serra dourada ba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. regina abençoada vc e pedra viva do Senhor seu razão de viver é jesus para viver em novidade de vida
      Deus primeira mente tem liberta sua vida para crer que Jesus

      Excluir
  13. Muito bom. Sou viciado, mas com Cristo também vou vencer

    ResponderExcluir
  14. Passei mas de 20 anos da minha vida fazendo as vontades de satanás, mas hoje graças a DEUS e a seu amado filho, JESUS CRISTO estou liberto,já faz 3 anos que estou vivendo em paz...e agradeço tudo a DEUS..mas não podemos nos descuidar... precisamos estar sempre vigilantes... O inimigo está nos rodeando o tempo todo...mais buscamos em JESUS CRISTO nosso refúgio...a Bíblia nos dá esse suporte,esse escape.. salmos.1,1-2...Tiago.4.7-8...amem..

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.