A árvore da Vida

Tema: APOCALIPSE 

árvore da vida

Apocalipse 22.1,2 “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos.”

Introdução: O desenvolvimento da tecnologia tem alcançado muitas descobertas e conquistas graças à permissão de Deus. O mundo nunca teve tanto conhecimento e nunca teve tantos problemas como drogas, violência e outros. Mesmo assim tem uma coisa que a modernidade não conseguiu fabricar: uma fórmula para a eternidade. O aumento conhecimento do certo e errado não tem produzido vida como Jesus profetizou: “e por se multiplicar a iniqüidade o amor se esfriará de muitos” (Mateus 24.12).
Gênesis 3.22-24 “Então o Senhor Deus disse: — Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. É preciso impedir que estenda a mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente. Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado. E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.”
A Bíblia narra que quando Adão e Eva pecaram por comer do Fruto do Conhecimento do Bem e do Mal, Deus os expulsou do Jardim do Éden para impedir que comessem também o fruto da Árvore da Vida.
O que eram estas árvores do conhecimento do bem e do mal e a da vida? Imagino que sejam árvores mesmo, criadas por Deus que separou uma como opção pela morte e outra como opção pela vida. A diferença entre elas seria o fato de obedecer ou desobedecer. O homem poderia comer de todas as árvores (até o fruto da árvore da vida), só não poderia comer aquela que Deus disse ser do conhecimento do bem e do mal, mas que produziria a morte. Ao comer desta, o homem optou pela morte e desprezou a vida.
Para cobrir a nudez do homem e da mulher Deus fez o primeiro sacrifício de um cordeiro e com a pele fez as primeiras vestes (Gênesis 3.21). Isso significa que seu pecado foi coberto.
O que aconteceria se comessem desta árvore? Teriam a vida eterna. E como se tornaram pecadores, ficaram suscetíveis à morte e conhecedores do bem e do mal (Gênesis 3.22). Então a humanidade seria eternamente pecadora e o mal não teria fim.
Por isso Deus colocou três obstáculos para ninguém alcançar a Árvore da Vida. Estes obstáculos são: os querubins, a espada flamejante e o caminho desconhecido por todos. Mas seria possível atravessar estes três obstáculos e alcançar a Vida Eterna?



Como alcançar a Vida Eterna?

Vamos descobrir como alcançar a Vida Eterna baseando alegoricamente nestes três obstáculos para alcançar a Árvore da Vida:

1- Querubim – PRESENÇA de Deus

Salmos 99.1 “Reina o Senhor; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra
O primeiro obstáculo para chegar á Árvore da Vida é passar pelos querubins. Os querubins são anjos de Deus descritos com mais detalhes por Ezequiel (Ezequiel 1.4-14). Estes anjos sempre estão ligados à adoração e à presença de Deus, representados no Santo dos Santos e na Arca da Aliança (Êxodo 25.18-22).
A promessa do Senhor no Salmo 34.7 afirma que “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra”. No mundo de hoje tem faltado o temor de Deus. As pessoas falam e fazem o que querem até mesmo com respeito a Deus, que se dirá do próximo a quem Jesus mandou amar.
Os querubins foram colocados para guardar a Arca da Aliança e também a Árvore da Vida. Isso significa que para passar pelos querubins é preciso temer a Deus e adorar o Senhor.
O que é Temer a Deus? É ter medo? Temer a Deus é o princípio da sabedoria, é respeitar a tudo o que Deus ordena (Provérbios 1.7). É ter medo no sentido de não querer errar nem pecar. Temer a Deus é fugir do mal.
Se desejarmos alcançar a Vida Eterna é preciso temer a Deus. 
Busque a presença do Senhor e receba a Vida Eterna!
         

2- Espada Flamejante – PALAVRA de DEUS

Hebreus 4.12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração.”
O segundo obstáculo para chegar á Árvore da vida é passar por uma espada flamejante que se move. A Bíblia diz que a Palavra de Deus é uma espada de dois gumes e que esta espada é do Espírito (Efésios 6.17). O Apocalipse descreve 4 vezes Jesus com uma espada que saía de sua boca (Apocalipse 1.16; 2.16; 19.15; 19.21).
A Bíblia afirma que “o povo perece por que lhe falta conhecimento” (Oséias 4.6) e “conhecereis a verdade e a verdade voz libertará” (João 8.32). Portanto é preciso passar pela espada da Palavra de Deus para ser liberto de todo mal e alcançar a Vida Eterna.
Deixe sua vida ser limpa pela espada da Palavra de Deus e receberás a Vida Eterna. 
A Bíblia é vida!

3- Caminho – JESUS CRISTO

João 14.6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Ninguém sabe qual caminho é esse que leva até a Árvore da Vida. Por isso, descobrir este caminho se tornou um obstáculo para comer deste fruto da eternidade.
Contudo, Jesus deixou bem claro que Ele é o único Caminho e não existe outro. Nenhuma religião jamais descobriria este caminho para a Árvore da Vida, pois o caminho é uma pessoa, não um lugar.
Se você não sabe para onde ir: JESUS é o Caminho!
Se você não tem dúvidas: JESUS é a Verdade!
Se você tiver medo: JESUS é a vida!
Somente aceitando Jesus Cristo como Senhor e Salvador, podemos encontrar o caminho para a Árvore da Vida.
Jesus é Caminho para a Vida Eterna!

Você pode receber a Vida Eterna!

CONCLUSÃO

 Apocalipse 2.7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘Ao vencedor, darei o direito de se alimentar da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus.’”
A promessa do Senhor para nós é que receberemos a Vida Eterna (João 6.47) e quando chegarmos aos céus comeremos da Árvore da Vida, que por milhares de anos foi guardada para que somente aqueles que vencerem estes obstáculos, possam alcançá-la. Deus preservou esta árvore para desfrutarmos dela e de seus doze frutos na cidade Santa celestial (Apocalipse 22.2). Por isso lá não haverá doença, nem tristeza e viveremos eternamente.
Muitas pessoas buscam a Vida Eterna tentando garantir seus tesouros, buscando rejuvenescer ou perpetuar momentos de alegria. Mas somente através de uma vida de temor de Deus, fugindo do pecado, sendo liberto pelo conhecimento da espada da Palavra de Deus e principalmente seguindo o único Caminho que é Jesus Cristo.
Estes três fatores devem estar bem próximos um do outro, por que se a pessoa tiver temor de Deus, buscará a Palavra de Deus e conhecerá o caminho que é Jesus Cristo. Muitos até conhecem a Jesus, mas não se deixam libertar pela Palavra de Deus ou perdem o temor do Senhor, vivendo apenas religiosamente e por isso perdem a Vida Eterna.
 Receba a Vida Eterna em Cristo pela fé!
_______________________

ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp