Aliança de Deus com Israel

pregação aliança com Deus

Êxodo 19.5 “Agora, pois, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.”


Introdução: Deus se lembrou de sua Aliança com Abrão (Êxodo 2.24), de que daria á sua família a terra de Canaã (Êxodo 6.4) embora o Senhor tivesse avisado a Abraão de que seus descendentes passariam quatro gerações no Egito e prometeu que os salvaria (Gênesis 15.12-16), então Deus viu o sofrimento do seu povo no Egito (Êxodo 6.5).
   Quando o Senhor tirou seu povo do Egito através de Moisés, providenciou para que fizesse uma aliança com este povo para que pertencessem a Deus. A base desta Aliança Mosaica era o culto. Servir a Deus e cultuá-lo era o centro desta Aliança.
   Muitos cristão querem um relacionamento unilateral com Deus no sentido de apenas receber bênçãos do Senhor. Mas como Deus disse à Abraão “Sê tu, uma bênção!” (Gênesis 12.2). Devemos também servir a Deus fazendo algo para Seu Reino de acordo com Sua vontade e o ministério em que nos chamou.
O culto era tão importante que havia um dia especial para cultuar a Deus inteiramente, que era o sábado. Houve um lugar especial para adorar a Deus que foi o Tabernáculo. Estabeleceu-se uma forma correta de servir a Deus que foi o Sacrifício. Pessoas especiais foram separadas para servir a Deus ministrando ao povo que eram os Sacerdotes e Levitas.
Embora esta Aliança tenha sido feita com Moisés, ou através deste, não era uma Aliança com uma pessoa apenas e sim com todo o povo. Foi um pacto coletivo onde as ordenanças do Senhor eram declaradas e o povo aderia à elas prometendo servir a Deus (Êxodo 19.7,8).

Como Deus faz aliança com seu povo?

Neste culto mosaico houve símbolos que marcaram esta Aliança e a partir destes símbolos podemos ver o sentido deste pacto. Vamos ver como era esta Aliança de Deus com seu povo:

1- Aliança de Perdão: “Sangue da Aliança” Êxodo 24.8

O sacrifício de um cordeiro era o momento mais importante do culto. Aquele sangue simbolizava que o cordeiro morria no lugar do pecador que merecia a morte por seu pecado (Romanos 6.23).
Desde que Adão e Eva pecaram e sentiram vergonha por estarem nus, então o Senhor matou um cordeiro e fez roupas para eles para que seus pecados fossem cobertos (Gênesis 3.21). Noé ao sair da arca ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gênesis 8.20). Abraão quando foi oferecer Isaque como prova de seu amor e fidelidade a Deus, o Senhor proveu para ele um cordeiro que foi sacrificado (Gênesis 22.13). E quando saíram do Egito o povo celebrou a páscoa sacrificando um cordeiro e o sangue deste cordeiro foi passado nas portas das casas para proteger o povo de Deus (Êxodo 12.22) então eles saíram em paz!
Na Aliança de Deus com seu povo foi estabelecido um sacrifício de cordeiro (Êxodo 29.38) para morrer de forma substitutiva no lugar do pecador, pois “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9.22). Na Nova Aliança Deus enviou o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29). Jesus não apenas cobre os pecados ou substitui-se morrendo por nós. Jesus apaga definitivamente nossos pecados (Hebreus 9.14).
O Sangue da Aliança significa que Deus nos perdoa os pecados e deles não se lembra mais (Jeremias 31.34).
Deus faz uma Aliança de Perdão com você!

2- Aliança de Adoração: “Arca da Aliança” Números 10.33

Deus mandou Moisés fazer uma Arca e nela colocar as taboas da lei, uma vasilha com maná e a vara de Arão que floresceu para servir de testemunho das maravilhas que o Senhor havia feito (Hebreus 9.4,5). Em cima da Arca havia uma tampa chamada de propiciatório que tinha esculpidos dois querubins. A Arca foi colocada no lugar mais reservado do Tabernáculo, atrás do véu onde era chamado de Santo dos Santos (Hebreus 9.3) e ali Deus se manifestava quando o sacerdote levava o sangue do cordeiro para oferecer ao Senhor pelos pecados do povo (Hebreus 9.7).
Quando o povo caminhava pelo deserto a Arca da Aliança ia à frente guiando o povo pelo caminho. Deus ia à frente da Arca numa nuvem ou numa coluna de fogo chamada Shekinah. Onde Deus parava, paravam os levitas que levavam a Arca e parava o povo (Números 10.33-36). A arca era tão sagrada que certa vez um homem chamado Uza tocou nela por que pensou que iria cair e ele morreu na hora, pois estava em pecado (II Samuel 6.6,7).
A Arca da Aliança era o centro da Adoração a Deus, pois sobre Ela Deus se manifestava (Êxodo 25.22). Para adorar a Deus era preciso estar em santidade. O sacerdote não podia ir até o Santo dos Santos sem primeiro oferecer um sacrifício por seus pecados e se santificar (Levíticos 16.2). Todo o povo parava à porta da tenda para adorar a Deus enquanto o sacerdote ministrava ao Senhor.
Quando o povo de Deus foi entrar na terra de Canaã a Arca da Aliança ia adiante do povo e quando chegaram ao rio Jordão e os sacerdotes que carregavam a Arca pisaram na água o rio parou e se abriu para o povo passar (Josué 3.8-17). Enquanto os sacerdotes ficaram com a arca no meio do rio, este não voltou ao seu percurso.
Diante da Arca da Aliança, Davi celebrou e dançou de alegria diante do Senhor (II Samuel 6.12-17).
Em nossa Aliança com Deus é preciso estar bem claro que o Senhor é Deus e nós somos os seus servos (Salmos 100.3) então nós devemos adorá-lo "na beleza da sua Santidade" (Salmos 96.9). Deus procura adoradores e a adoração que Ele quer é em Espírito e em Verdade (João 4.24).
Você tem adorado a Deus ou apenas quer receber o favor do Senhor?
Faça uma Aliança de Adoração com o Senhor!

3- Aliança de Obediência

“taboas da Aliança” Deuteronômio 9.9-11
As taboas da lei foram onde Deus registrou os Dez mandamentos para seu povo. Naqueles dez preceitos estavam as condições da Aliança de Deus com seu povo. Nesta Aliança havia um pacto de obediência à vontade de Deus (Êxodo 20). Se o povo pecasse eles estariam quebrando esta aliança com Deus. Foi o que aconteceu enquanto Moisés estava no monte com Deus o povo pecou fazendo um bezerro de ouro e quando Moisés desceu o monte ele mesmo quebrou as taboas da lei simbolizando que o povo havia quebrado a Aliança com Deus (Êxodo 32). Depois o próprio Moisés intercede pelo povo pedindo perdão a deus e o Senhor manda fazer outras Taboas da Lei (Êxodo 34). A partir daquele momento aquelas taboas foram a base dos princípios de Deus e baseado nelas o restante da Palavra de Deus foi escrita. Contudo o povo sempre desobedecia às ordenanças de Deus.
Hoje não estamos mais nesta Aliança da Lei, pois ela foi incapaz de nos salvar (Gálatas 2.16), então Deus escreveu a Nova Lei em nossos corações e não em taboas de pedra (Hebreus 10.16,17). Agora vivemos na Lei do Espírito (Romanos 8.2). “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Romanos 6.14).
Mesmo sem lei, devemos obedecer a Deus, pois “obedecer é melhor do que sacrificar” (I Samuel 15.22). Jesus disse: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15.14) e também disse qual é o seu mandamento: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15.17). O maior mandamento é o amor (Marcos 12.28-34), “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo, como a ti mesmo” (Gálatas 5.14).
Você tem buscado obedecer a Deus? Procure fazer a vontade de Deus que Ele te ajudará. Antes aquele povo tinha que obedecer por medo e hoje nós devemos obedecer a Deus por amor, gratos por sua graça salvadora.
Faça uma Aliança de Obediência a Deus!

Deus faz aliança com seu povo!

CONCLUSÃO

Deus quer ter uma Aliança com todos nós. Quando Moisés fez Aliança do povo com Deus, ninguém podia ficar de fora. Isso nos leva a refletir sobre o individualismo atual. Até a fé das pessoas é individualizada. A salvação é pessoal, mas precisamos aprender a compartilhar nossa fé, viver em comunhão, interceder pelo outro e pregar o evangelho.
Hoje não existem mais sacrifícios de cordeiros, pois Jesus ofereceu sacrifício uma vez por todas (Hebreus 9.28). Também não existe mais a Arca da Aliança nem as Taboas da Lei. Contudo Deus faz conosco uma Aliança de Perdão, de Adoração e de Obediência.

Faça uma Aliança com Deus!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp