Como estudar a Bíblia?

-Tema: BÍBLIA



Deuteronômio 30.8-14
Introdução: O estudo da Bíblia é muito importante para o cristão porque o capacita para testemunhar o evangelho.
   Quanto mais você aprende da bíblia mais você tem condição de entendê-la (Marcos 4.25) e quanto menos conhece, menos entende. Muitas pessoas não lêem a bíblia porque não a entendem. Mas para entendê-la é preciso mais que leitura, estudo, pesquisa e muita dedicação. Porém quem não estuda a bíblia na maioria das vezes não o faz porque não sabe.
   Um cristão dedicado  precisa de um método que nos ajude a estudar a bíblia. O método que vamos aprender se chama Lectio Divina e apresenta uma Escada de conhecimento.

Histórico: Este estudo foi baseado no livro A leitura orante da bíblia que apresenta este método criado pelo monge Cartuxo Guigo na Europa por volta de 1150. Lectio Divina significa: 'leitura divina' ou leitura orante da bíblia.

Como entender a Bíblia?

Vamos aprender os passos para a interpretação bíblica pelo método Lectio Divina:

1° passo - Leitura: João 5.39

LEITURA

 A base para o conhecimento bíblico é a leitura ou muito mais que isso, o estudo e pesquisa sobre o texto bíblico. A leitura deve ser diária e constante. A bíblia pode ser vista de longe e superficialmente ou de perto na busca do conhecimento. 

A boa leitura passa por 3 níveis:


1° nível: Leitura Literária

Leitura
Literária

Conhecer o texto, o que diz, o significado das palavras e expressões, como se situa dentre do contexto, etc.

2° nível: Leitura Histórica

Leitura
Literária
Histórica
Teológica

Entender o que estava acontecendo, o que provocou o fato, quando e por quem o texto foi escrito, etc.

3° nível: Leitura Teológica

Leitura
Literária
Histórica
Teológica

O que Deus representava na situação. O que Deus queria falar para as pessoas da época e o que Deus pode falar hoje através do mesmo texto.
Quando lemos levamos para o texto nossas realidades e curiosidades, mas é importante procurar ler o texto no mesmo Espírito que foi inspirado.

2° passo- Meditação: 1 Timóteo 4.15 e 16


MEDITAÇÃO
Leitura
Literária
Histórica
Teológica

É a vez da interpretação. Primeiro vamos ao texto e depois trazemos o texto até a nossa realidade. Depois ler e entender o texto é preciso fazer uma reflexão sobre o que o texto diz, fazendo um exame pessoal sobre o que o texto significa e o que pede do leitor. Este é um exercício mental (Romanos 12.1 e 2). Meditar é ouvir a voz de Deus através da bíblia.

3° passo - ORAÇÃO: Filipenses 4.6-9



ORAÇÃO

MEDITAÇÃO
LEITURA
Literária
Histórica
Teológica

Depois de ler e entender o texto é hora de orar a Deus sobre o texto. Orar e entregar o fardo. Deus falou através da bíblia e quer uma resposta de nós. A oração é uma resposta a Deus pelo que ouvimos dele. É importante celebrar a palavra orando, cantando, falando e crendo.

4º passo - CONTEMPLAÇÃO: Efésios 1.15-21




CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO


MEDITAÇÃO

LEITURA
Literária
Histórica
Teológica


A contemplação é um patamar sobre a escada. Quando subimops uma escada e chegamos a um ponto principal ou um patamar, sempre olhamos para ver as coisas do alto. É dái que se pode contemplar a interpretação bíblica.
Quando vamos até a palavra levamos nossas dores, realidades e problemas. Ao ler e meditar somos tratados e lapidados por Deus. Quando oramos entregamos a situação para Deus e agora podemos contemplar (ver) as circunstâncias de outro modo, com os olhos de Deus. “Por que não andarmos por vista, mas por fé” (2 Coríntios 5.7). Contemplar é olhar de cima, do jeito de Deus. A leitura orante da bíblia não encerra aqui, mas é um novo começo.

A coluna - DISCIPLINA: 2 Timóteo 3.14-17




CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO
DISCIPLINA

MEDITAÇÃO
LEITURA
 Literária
Histórica
Teológica

A contemplação é um degrau que fica em cima da oração, mas precisa de um equilíbrio para não desmoronar. Isso é possível através da Disciplina.
Para dar firmeza e segurança para esta escada é preciso disciplina. Sem disciplina tudo desmorona. Precisamos ser preseverantes porque “ bem aventurado o ... que tem o seu prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite... e tudo quanto ele fizer será  bem sucedido” (Salmo 1. 1,2 e 3).

CONCLUSÃO 

2 Timóteo 2.15 "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"
Uma prática estimula e dá base para outra. Nesta escada do conhecimento, um degrau dá base para outro e quem quiser crescer precisa de passo a passo ir caminhando sem desanimar. O conhecimento não vem de uma só vez, mas é um processo contínuo.
Sugiro um exercício de estudo bíblico com 3 minutos para leitura, 3 minutos para meditação e 3 minutos para a oração diariamente. Dentre em pouco, 3 horas será pouco pra você, por causa do prazer que encontrará.
Muitos falam da bíblia, mas poucos deixam a bíblia falar.

BIBLIOGRAFIAZEVINI,Giorgio. A Leitura Orante da Bíblia. São Paulo: Salesiana, 2006.




Ebook: Interpretação Bíblica


Como Ler, Estudar e Compreender a BÍBLIA?

Aprenda a ler, estudar, compreender a Bíblia de forma simples e prática.
A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente. 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp