Os frutos da vida cristã

Tema: VIDA CRISTÃ

árvore com frutos

“Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” Mateus 7.20


INTRODUÇÃO: A vida cristã precisa ser frutífera. Frutos são agradáveis e aceitos em qualquer hora por todas as pessoas. Assim devem ser nossos atos para com nosso próximo. Deus também quer desfrutar de coisas boas em nossas vidas.

Como frutificar?

Vamos refletir sobre os frutos da vida cristã:

1 – COMO SÃO ESTES FRUTOS?

a) Frutos para Deus

Romanos 7.4 “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus”.

Agora que somos de Jesus, estão devemos frutificar para Deus.

b) Frutos de Arrependimento

Mateus 3.8 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.
Atitudes que condizem com o arrependimento, frutos dignos da nossa vida de convertido. Frutos sem defeito, bons frutos. É o que Deus quer encontrar em nós.

2 - CONDIÇÕES PARA FRUTIFICAR

a) Boa Terra

Mateus 13.8 “Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um”.

O fruto cresce quando cai em boa terra.

b) Plantar no lugar e tempo certo

Salmos 92.12-15 “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça”.

Doar o nosso tempo para Deus, estarmos plantados na casa de Deus, firmes na igreja, em qualquer etapa da nossa vida, em todo tempo, da meninice à velhice.

c) Luminosidade

Efésios 5.8-11 “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as”.

Se não houver luz o fruto não cresce.

d) Ser regado

Salmos 1.3 “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”.

Para brotar e frutificar é preciso ter contato com a água. A água que molha nossa vida terrena que é pó é Jesus que nos dá vida.

e) Morrer para viver

João 12.24 “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”.

Deixar a nossa vida antiga por uma nova vida, a vida com Deus. Morrer para o mundo e viver para Deus dando fruto para Ele.

f) Ser podado

João 15.2,3 “todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

Para a planta dar mais fruto é importante podá-la. Através da Palavra de Deus e da confissão (muito importante no culto) somos limpos por Deus.

g) Permanecer

João 15.5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Dependemos de Deus para tudo. Por isso precisamos permanecer n’Ele em todo momento, aonde quer.

3- MOTIVOS QUE IMPEDEM FRUTIFICAR

a) Falta de cuidado

Isaías 5.2 “Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas”.

É preciso fazer a nossa parte preparando um local adequado para a semente. Falta de frutos não é culpa de Deus, Ele prepara tudo e espera bons frutos, às vezes a natureza corrompida não permite a frutificação.

b) Espinhos

Mateus 13.22 “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”.

O mundanismo, o prazer por ‘espinhos’ (frutos do mundo), não deixam frutificar.

c) Quando não semeamos não colhemos

Lucas 19.20 “Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço”.

Se não investirmos, não podemos esperar frutos. É preciso investir, não aguardar a semente. Às vezes estamos muito guardados, embrulhados e semente guardada não frutifica.

Frutifique para Deus!

 CONCLUSÃO

Gálatas 5.22,23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

Uma variedade de frutos. Na vida cristã fazemos muitas coisas, produzindo vários tipos de frutos. Não é sempre a mesma coisa, mas uma nova vida sempre. Antes de alcançarmos alguém precisamos mudar a nós mesmos e transformar nosso temperamento. Ter frutos do Espírito e através dele alcançar outros.

Tenha uma vida cristã frutífera!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


#pregacao #EstudoBiblico #esperanca 

Siga-nos nas redes sociais:

Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp