Santidade

Tema: SANTIFICAÇÃO   

aliança na bíblia

Josué 3.5

Introdução: Muito se fala em avivamento hoje, mas para haver avivamento, primeiro é preciso se santificar. O Espírito Santo não repousa sobre lugar sujo. Aquela pomba que pousou sobre Jesus mostrou que Ele é o Filho de Deus, como sinal de que devemos imitá-lo santificando nossas vidas. 
   John Wesley, um dos grandes avivalistas da história, tinha como lema “reformar a nação, especialmente a Igreja e espalhar a santidade bíblica por toda a terra” e com este objetivo de santificação, John Wesley e seus seguidores conseguiram participar do maior avivamento de todos os tempos.
O que significa santidade? Seria não ter pecado nenhum? Santidade é se separar para Deus, ser exclusivo do senhor, lutar contra todo pecado e caso pequemos, por que somos carnais, nos arrependemos e pedimos perdão fugindo do pecado sempre.

Jesus ensinou o que fazer pra nos santificar quando disse “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”  (Marcos 14.38). 

A exemplo de Jesus precisamos:

-1º: Vigiar, estar atentos quanto aos perigos;
-2º: Orar, ter uma vida de comunhão com Deus;
-3º: Fugir do pecado: para que não entreis em tentação;

É possível viver em santidade?

Sim. Vejamos alguns fatores sobre a santificação:

1- Santificação é uma ORDEM: “santificai-vos”

O tom que o texto apresenta é imperativo. É uma ordenança Bíblica “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.” (Levíticos 20.7). Jesus disse que um pai não nega algo que um filho peça e também o Senhor não nega o Espírito Santo aos que pedem (Mateus 7.9-11).
Do mesmo modo que um Pai também não pediria a um filho que fizesse algo que não suporta fazer o Senhor não nos mandaria fazer isso [santificarmos] se não fosse possível, “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (1 João 5.3).
Obedeça ao Senhor e santifique sua vida!

2- Santificação é URGENTE: “por que amanhã...”

A santificação não é para ontem, ou para amanhã e sim para o hoje, para que então amanhã estejamos preparados para receber o milagre.
Já pensou se Daniel deixasse para viver uma vida de oração somente depois que caísse na cova dos leões? Ele seria tragado. Mas como ele tinha uma vida de santidade, apenas orou e mais uma vez sua oração foi ouvida.
Não podemos atrasar nossa vida com Deus par não sermos pegos de surpresa pelas covas da vida. Se sua vida de oração estiver atrasada, coloque-a em dia.
Se queremos colher milagres, precisamos semear santidade!
Não espere para amanhã, santifique sua vida hoje!

3- Santificação é uma CONDICIONAL para os milagres em nossas vidas: “o Senhor fará maravilhas no meio de vós”

Muitas pessoas colocam condições para Deus pensando que podem negociar com o Senhor. Pensam que primeiro devem receber a bênção para depois mudar de vida. Contudo Deus não é nosso empregado. Não podemos dizer a Ele o que deve fazer. Nós é que devemos obedecer primeiro a Deus para depois receber a bênção Dele.
O motivo por que faltam milagres na igreja é a falta de santidade. Ocupamos-nos muito com atividade e temos pouca vida de comunhão com Deus. Desejar os milagres primeiro é incredulidade, pois a Bíblia não diz para os que crêem seguirem os sinais e sim que “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas” (Marcos 16.17). Primeiro a fé e como conseqüência os milagres.
A única coisa que podemos fazer para que Deus nos abençoe é santificar nosso viver.
Não imponha condições para Deus. Santifique-se e os milagres serão conseqüência!

Santifique sua vida vigiando, orando e fugindo do pecado!

CONCLUSÃO

Hebreus 12.14  “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” 

A santidade não é algo aparente para mostrar aos outros, mas é algo que deve ser vivido para o Senhor. As pessoas percebem alguém que é santo quando esta pessoa vive em paz com os outros.
Viva uma vida de santidade obedecendo a Deus, mantendo sua vida de oração em dia e nunca impondo condições para Deus, mas esperando sempre o Seu milagre como conseqüência de sua fé.

Busque a Santificação e não se conforme com o pecado!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp