-Tema: EXPERIÊNCIA COM DEUS
I Reis 19.9-18
-Introdução: Há momentos em nossas vidas que queremos nos isolar. Ficar sozinhos e não ver ninguém. Também existem coisas que somente você sabe e mais ninguém. É um cantinho profundo de sua alma onde guarda seus segredos que não conta pra ninguém.
Esta é a caverna da alma humana. Onde jogamos nossas tristezas e erros para ninguém ver e de vez em quando fugimos para lá. Quando lá chegamos Deus se encontra conosco.
Olhe para Dentro de si. Onde é sua caverna?
Deus havia mandado Elias ir para o monte de Deus (v.8). Mas chegando lá ele entrou em uma caverna para ninguém ver ele, por que estava fugindo de Jezabel (v.2).
Elias estava em um momento de solidão e tristeza. Estava sofrendo de auto-compaixão. Achava que estava sozinho (v.10 e 14) e que todos eram contra ele. O Senhor perguntou a Elias duas vezes “Que fazes aqui Elias?” (v.9 e 13). E da mesma forma quando você entra na caverna Deus te pergunta “o quê você está fazendo aqui?”.
Por que Deus perguntou de novo a Elias? Creio que a resposta dele não tinha sido suficiente. Quando Deus nos pergunta algo sobre nossos pecados, não adianta ficar se justificando e colocando a culpa em outras pessoas.
O que você está fazendo na caverna?
Vamos refletir sobre as ordens que deus deu a Elias e saber o que fazer quando entramos na caverna:
1- Sai da caverna: v.11a “sai”
A primeira ordem que Deus dá para Elias é sair da caverna. Ali não era o lugar que Deus queria que ele estivesse. A caverna é um lugar de medo e covardia. Deus não quer seus servos escondidos e sim dispostos para lutar.
Quantas vezes em nossas vidas, na hora dos problemas em vez de avançarmos recuamos e nos escondemos. Esse não é o papel de um servo de Deus “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1.7).
Não fique curtindo depressão. Levante-se e saia desta caverna!
ASSISTA:
2- Suba o monte: v.11b “põe-te neste monte perante o Senhor”
A presença de Deus o lugar onde devemos estar. Fora da presença de Deus não há felicidade nem paz.
Elias havia ido até ali para subir ao monte e se encontrar com Deus e não podia desanimar logo neste momento.
Elias viu um ‘forte vento’, depois um ‘terremoto’, logo em seguida ‘um fogo’ e o Senhor não estava em nenhum deles, mas quando surgiu um ‘cicio tranqüilo e suave’ [uma brisa leve] (v.11,12) Deus falou com Ele.
Às vezes queremos ter uma experiência com Deus que seja sobrenatural, mas o que Deus quer é ter um relacionamento conosco. Não fique procurando Deus em coisas grandes, procure nas pequenas e você achará.
O monte é o lugar de ter experiência com Deus. Você pode fazer de sua casa, da igreja ou qualquer lugar um monte de oração (Mateus 6.6).
Quando oramos deixamos este nível terreno e subimos às regiões celestiais (Efésios 1.3).
Suba o monte da oração, Deus quer falar com você!
3- Unge Meu escolhido: v.15,16 “vai, volta o teu caminho para o deserto de Damasco e chegando lá unge a Hazael ... Jeú ... Eliseu”
Depois de sair da caverna e subir o monte, Deus mandou Elias voltar pelo caminho do deserto e ungir o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e Eliseu para ser profeta em seu lugar. Isso significava que haveria uma mudança em tudo ao seu redor.
Ungir reis, sacerdotes e profetas era função de um grande profeta (I Samuel 16.12,13). Com isso Deus estava mandando Elias ir fazer o seu trabalho e não ficar questionando que está sozinho.
Deus nos usa para levantar pessoas para fazer a sua obra mesmo que pensemos que não tenha ninguém. As mudanças acontecem através de nós. Não podemos ficar parados esperando. Precisamos agir urgentemente.
Quando a unção de Deus está sobre nós Deus nos usa para contagiar outros com esta mesma unção (I João 2.27). Abençoe pessoas. Deus te ungiu para ministrar a bênção aos outros.
O Senhor te usará para ungir e levantar outras pessoas!
Pare de reclamar e reaja!
-CONCLUSÃO: “também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal e toda boca que o não beijou” v.18
Você não está sozinho!
Elias disse para Deus que estava sozinho, por isso estava na caverna e o Senhor lhe respondeu que ele não estava só, pois Deus havia conservado sete mil pessoas que não dobraram seus joelhos e nem beijaram o ídolo Baal.
Por mais que vejamos o mundo corrompido “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12) mesmo assim precisamos crer que “Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.” (Romanos 11.5).
Quando enfrentar crises, não fique na caverna. Saia e suba o monte de Deus. Seja um profeta e ajude o Senhor a levantar mais escolhidos. Você não ficará sozinho por que Jesus mesmo estará contigo (Mateus 28.20) e levantará outros (Mateus 19.29).
Livro: A Cura da Depressão: uma resposta bíblica
Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos.
Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor.
Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.
Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos.
Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor.
Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.
Nossa que benção!
ResponderExcluirSó Deus sabe o quando necessitava de uma palavra desta,muitas vezes tenho adentrado a esta caverna e meu Papai sabe os motivos.Muito obrigado por se permitir ser vaso nas mãos de Deus para que esta palavra chegasse ate a mim.Deus o abençoe.Fique na paz do Senhor e tenha um ótimo dia!
Graça e Paz, amado!
ResponderExcluirEsse texto é um dos meus favoritos...
Bom saber que outros tantos compartilham o mesmo!
Deus o abençoe!
NOSSO POVO ESTÁ PRECISANDO OUVIR MSGs COMO ESSA, POIS MUITOS TEM SE ACOMODADO EM "SUAS CAVENAS" E NAO TEM DESFRUTADO DAS BENÇAOS QUE DEUS TEM PREPARADO NOS MONTES,,,
ResponderExcluirA paz de Cristo!
ResponderExcluirNossa que Deus abençoe
sua vida, e que você continue
sendo esse vaso usado por Deus,
para nos transmitir mensagens direto
do coração de Deus...
BjãO
Amém
Excluirque.. bença..
ResponderExcluirei foi uma benção, ha usei,Deus te abeçoe
ResponderExcluirobrigado , Deus abriu minha mente atraves dessas mensagens,já usei umas 5 , Deus abençoe sua vida e continue marchando
ResponderExcluirRealmente caverna não é lugar de homem de Deus,o lugar de profeta é no monte.
ResponderExcluirDeus continue te abençoando
esta palavra é uma benção devemos deixar de ser covardes e não fugir do que deus quer para nossa vida devemos fazer o seu querer só assim receberemos a vitória da morte para a vida eterna.amém
ResponderExcluirOUTRAPALAVRAA ABENÇOADA
ResponderExcluirEsta mensagens é muito edificante e muitos mesmo estando dentro da igreja precisam ouvir esta mensagem...
ResponderExcluirMuito forte essa mensagem. Estou passando recentemente por Grande problemas que tem afligido minha alma... Mas essa palavra falou muito forte ao meu coração....
ResponderExcluirQUE DEUS EM CRISTO VENHA ABENÇOAR CADA CORAÇÃO QUEBRANTADO CADA ALMA AMARGURADA, QUE POSSAMOS LEVAR A LUZ ONDE HÁ TREVAS, QUE POSSAMOS LEVAR HÁ CURA ONDE ESTIVER ENFERMIDADE QUE O AMOR DE CRISTO VENHA FASER PARTE DE CADA VIDA HÁ CADA MOMENTO EM NOME DE JESUS
ResponderExcluirAtraves desta palavra Deus falou comigo esta manhã. Eu por anos encontrei-me na caverna e hoje Deus me chama pra sair dela. Que Deus continui abençoando-lhe para que possa resgatar almas pra Cristo ,pois só ELE e o caminho que nos conduz a vida eterna e abundante.Amém.
ResponderExcluirMuito abençoada essa mensagem !!! DEUS continue lhe abençoando e lhe usando como um instrumento em Suas mãos .
ResponderExcluirA paz do Senhor pastor Welfany,estes estudos são uma benção,que Deus continue abençoando o senhor,abraços na irmã Assima.
ResponderExcluirIr Andreia
Pedra Azul
Você e uma pessoa muito usada por deus. Gostei muito da palavra e que deus continue te abençoando
ResponderExcluirEstou amando,agora todo dia faço estudo aqui.Tenho muita fome da palavra,e aqui tenho me alimentado muito...Glória a Deus!
ResponderExcluirPena que demorei a encontrar,mas Deus tem a hora certa prá tudo.Rogo a Deus que lhes dé mais sabedoria a todos vocês.
Obrigada Jesus!!!
Deus abençoe a todos!!!!
Devemos estar atento a palavra de Deus, e nos preparamos em todas as áreas de nossa vida mas para as coisas que se referem ao reino de Deus nunca temos tempo, estejamos alerta a este recado Deus esteja operando em nossas vidas este despertamento...
ResponderExcluirSite maravilhoso uma ferramenta de benção e edificação que Deus abençoe mais e mais a vida de seus idealizadores!
ResponderExcluirmuito boa essa iniciativa dos amados
ResponderExcluirmaravilha de deus
ResponderExcluirbenção de Deus
ResponderExcluirVerdadeiramente Deus falou comigo nesta madrugada atraves desta palavra.Continue deixando Deus te usar. Andreia
ResponderExcluirDEUS falou comigo atraves dessa mensagem que DEUS continue te abencoando
ResponderExcluirque tremendo esse texto parabéns aos amados responsaveis jesus os abençoe miss joicy jeller
ResponderExcluirAdorei, que Benççççççççççççaaaaaaaaaa!!!
ResponderExcluirDEus falou tremendamente comigo atraves desta mensagem estou saindo da carverna em nome de jesus
ExcluirOlá amados, a Paz do Senhor!
ExcluirEu estava literalmente na "caverna", triste, desanimado e decepcionado, mas meditar nesta palavra poderosa, já saí da caverna, vou voltar ao monte e retomar a caminhada.
Que Deus vos abençoe!
Adorei e bemção, fiquei o ano de 2012 na caverna mai estou saindo em nome de jesus
ResponderExcluiradorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111
ResponderExcluirestou na igreja ha 10 anos ,mas sempre tive medo de trabalhar na obra de Deus como ele quer ,essa palavra me mostrou que estou na caverna e Deus quer usar minha vida .Deus abençoe a todos .
ResponderExcluirMUITO BOM, QUE DEUS ABENÇOE,
ResponderExcluirGlória a Deus por esta palavra maravilhosa, que Deus abençoe1
ResponderExcluirMeu Deus....que mensgaem abencoada e essa...Deus falou comigo no profundo...entramos na caverna... e nem queremos olhar dos lados...se
ResponderExcluiralquem precisa de nos....mas louvo a Deus pela tua vida Pastor..
obrigado por essa mensagem gloriosa vinda do ceu...que Deus em Cristo vos abencoe.
Tomei possee!!!
ResponderExcluirA paz do Senhor!
ResponderExcluirJá me senti assim, mas o Deus do impossível me tirou da caverna. Grande é o nosso Deus.
Me abençoou muitíssimo essa mensagem,estou passando exatamente por esse período e Deus falou muito comigo,trouxe conforto e paz ao meu coração...Glória a Deus por sua vida Pastor,Deus continue acrescentando a cada dia mais em sua vida.
ResponderExcluirMe abençoou muitíssimo essa mensagem,estou passando exatamente por esse período e Deus falou muito comigo,trouxe conforto e paz ao meu coração...Glória a Deus por sua vida Pastor,Deus continue acrescentando a cada dia mais em sua vida.
ResponderExcluirPode de DEUS!!!
ResponderExcluirtodos tem seu momento de ir para caverna .é nestas horas que ouvimos a voz de DEUS suave em nossos ouvidos. quando todos nos deixam. DEUS SE APRESENTA . E DIZ não acabou .não tem so voçe na prova tem 7.000.joelhos dobrados orando ao se favor. aleluia.( caverna lugar de silencio, sussurro,)
ResponderExcluirAleluia! como eu precisava desta palavra, muita das vezes fazemos de nossa casa nossa própria caverna, nos isolando do mundo, achando que isso vai resolver alguma coisa, em vez de levantar a cabeça e avançar lutando contra a tristeza e até mesmo o desânimo.
ResponderExcluirObrigada pastor, o seu esboço me ajudou muito! Deus o abençoe! (Os italianos agradecem)
ResponderExcluirÉ MUITO FORTE MAIS É SÓ PRA QUEM CRE.
ResponderExcluirA paz do Senhor abençoado!Você é um vaso nas mãos do Senhor.
ResponderExcluirDeus seja louvado com esta mensagem poderosa que Deus te abençoe abundantemente e continue te usando como profeta.Que a paz do senhor resplandeça em tua família
ResponderExcluirAmém Deus abençoe....
ResponderExcluirlinda a mensagem falou profundamente
ResponderExcluirQue mensagem abençoada, amém que Deus continue lhe usando mais e mais.
ResponderExcluirDeus abençoe
ResponderExcluir