Ferramentas para exercer o Chamado

-Tema: MINISTÉRIO
Juízes 6.11-24 e 36-40
-Introdução: Podemos notar que vários servos de Deus estavam trabalhando quando foram chamados por Deus. Ex.: Abrão deixou sua terra; Moisés deixou o trono do Egito quando viu a sarça ardendo; Eliseu estava lavrando com 12 juntas de bois; Jeremias era um menino; André e Simão estavam pescando e Levi trabalhando na coletoria ... e Gideão estava malhando o trigo escondido com medo dos ladrões de colheita.
Todos estes homens escolhidos por Deus como Gideão forma usados por Deus com as ferramentas que tinham em mãos. Milagres aconteceram com o bordão de Moisés, a funda de Davi, os cinco pães e peixes. Deus nos chama e dá as ferramentas para servir!
Quando Deus nos chama, Ele nos dá condições para exercer o chamado que tem para nossas vidas.

Quais são as ferramentas de Deus?

Vamos refletir quais são as ferramentas que Deus nos dá para servir:

1- CORAGEM: v.12

Gideão se achava pequeno e pensava que estava sozinho, mas quando soube que o Senhor estaria com ele,se encheu de coragem e destruiu o Altar de Baal. Sem coragem não teria condições de fazer nada, mas estaria ainda escondido no lagar com medo de seus inimigos.
A primeira coisa que aconteceu com os discípulos quando foram cheios do Espírito Santo, foi que ficaram cheios de ousadia (Atos 4.29). Deus não precisa temer nada, então quando estamos cheios da Sua presença, ficamos fortes e corajosos.
Você tem tido coragem para enfrentar os desafios na obra de Deus?
Seja corajoso por que Deus está contigo!      
           

2- FORÇA: v.14

O Senhor falou com Gideão “vai nesta tua força, homem valente”. Aparentemente ele era fraco e medroso, mas Deus lhe chamou de forte e valente.
Isso é maravilhoso, por que mostra que Deus não nos vê como nos vemos ou como os outros nos vêem.
Deus nos dá força para enfrentar tudo e comprova o nosso chamado quando precisamos!
'Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes: porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares' (Josué 1.9).
Você tem se achado forte ou fraco para fazer a vontade de Deus?
Deus não te chama de fraco e sim de forte e valente!

3- SINAIS: v.36-40

Gideão ofertou ao Senhor um sacrifício e desceu fogo do céu para consumir sua oferta. Isso mostra que Deus aceita nossa oferta de coração (v. 21).
Os sinais de Deus são manifestos na vida de um servo de Deus. O Senhor mostra suas maravilhas livrando, protegendo e fazendo proezas.
A lã encharcada representa o crente abençoado, que tem vida abundante, (João 10.10). A lã seca é o crente que não recebe/absorve a bênção.
Como você está? Seco ou encharcado de bênçãos?
Deus quer mostrar sinais na sua vida e te encher de bênçãos!

Vai nesta tua força!

CONCLUSÃO

Você já se sentiu chamado por Deus para algo especial?
Somos chamados e escolhidos por Deus, isso Ele faz porque nos ama e quer que façamos parte de Sua Obra na face da terra.
Deus nos dá força e coragem para fazer a obra quando
precisamos, aceita nossa oferta de amor e nos dá sinais de sua presença conosco.
Tenha coragem de agir, seja forte e nunca pense que é ninguém. O Senhor receberá sua oferte e te mostrará sinais de seu amor para com sua vida.

Deus te dará as ferramentas certas!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp