O que não pode entrar no seu lar

-Tema: FAMÍLIA


João 10.10
-Introdução: O diabo é como um rato que passa em qualquer brecha ou como um cão que se você permitir chegar o focinho na porta ele entra. Ele tem entrado em muitas casas para roubar, matar e destruir, contudo não podemos esquecer que Cristo veio “para que tenham vida e vida em abundância” (João 10.10).
Quando o povo de Deus estava no Egito, as pragas caíram sobre as casas dos egípcios e não vieram sobre os israelitas por que eles não eram de lá. As pragas caem sobre o mundo, mas não devem cair sobre o povo de Deus. Há muita maldição destruindo lares, mas isso não é para servos de Deus.

O que tem entrado em sua casa?

Vejamos algumas coisas que não podem entrar em nosso lar, baseados nas pragas que não entraram nas casas do povo de Deus quando saíram do Egito:

1.     MOSCAS = perturbação, incômodo: Êxodo 8.21-23

Coisas pequeninas que causam transtorno no lar.
As moscas perturbaram os egípcios. Como é terrível o zunido de um mosquito atrapalhando dormir!
Muitos casamentos se desfazem por coisas tão minúsculas que poderiam ser relevadas.
As moscas pequeninas representam grande incômodo que não pode entrar no lar dos servos de Deus.
Há alguma coisa pequenina perturbando sua família?
Não aceite perturbação em sua casa!

2.     PERCA do GADO = pobreza, perdas materiais, desperdício: Êxodo 9.3-7

Da noite para o dia os escravos judeus passaram a ter mais animais do que os egípcios por que o gado destes morreu. O povo que era escravo prosperou mais que os ricos egípcios.
Não importa sua condição, creio que Deus pode prosperar sua vida. Mesmo que seja pobre, não aceite perdas materiais nem desperdício. Cuidado com dívidas! Não gaste mais do que pode pagar.
Em muitos lares a pobreza tem entrado pela porta da dívida e do desperdício. Não há um planejamento para o futuro nem se junta economias e um dia a pobreza vem. João Wesley ensinava que devemos trabalhar muito e ‘ganhar o máximo que puder, economizar o máximo que puder e doar o máximo que puder’. Dar é melhor que receber! Deus abençoa tudo o que é de seus servos.
Em sua casa tem entrado a pobreza?
Deus quer prosperar sua vida!

3.     CHUVA DE PEDRAS = agressão, frieza X hostilidade: Êxodo 9.22-26

Houve uma chuva de pedras com gelo e fogo destruindo as casas dos egípcios, mas não atingiu nenhuma casa dos israelitas.
As pedras significam afrontas, frieza e brigas que não podem entrar no lar do servo de Deus.
Fogo = perseguição, raiva.
Gelo = frieza, falta de amor.
No lar de servos de Deus não pode entrar estas pedradas. É preciso ter paz e amor em nossas casas.
Em sua casa tem entrado pedradas?
Deus quer que haja paz em sua casa!

4.     TREVAS = cegueira, desprezo: Êxodo 10.21-23

As casas dos egípcios escureceu ao ponto de terem que andar apalpando, mas na casa do povo de Deus havia luz.
Isso significa falta de comunicação, de olhar no olho da pessoa com amor e acontece em casas onde um familiar que mora na mesma casa e não se vê, não se fala e não se encara. Como é triste o desprezo na família. É como uma escuridão completa.
A escuridão tem entrado em sua casa?
Deixe a Luz de Jesus entrar em sua família!

5.     MORTE = morte espiritual, perdas emocionais: Êxodo 11:4-7

Naquela noite houve luto em todas as casas dos egípcios, mas nas casas do povo de Deus ninguém morreu por que o sangue de um cordeiro foi passado nas suas portas e a morte não entrou.
O diabo veio para roubar matar e destruir (João 10.10), mas Cristo veio para te dar vida! Não deixe seu familiar morrer espiritualmente. Não permita que a morte entre em seu lar.
As perdas emocionais são como a morte de uma pessoa. O divórcio, a inimizade, falta de amor são sintomas de perdas emocionais como se alguém morresse.
Quando Jairo chamou Jesus para curar sua filha e esta morreu, Jesus entrou em sua casa, colocou todos que não acreditavam para fora e trancou a porta da casa e ali a menina que já havia morrido ressuscitou (Marcos 5.35-43). Quando Jesus entra na família Ele ressuscita relacionamentos.
Você tem perdido pessoas de sua família?
Jesus quer trazer vida para seu lar!

-SOLUÇÃO:  Êxodo 12:21-23

Assim como o sangue do cordeiro livrou o povo de Deus, Jesus morreu para abençoar e livrar nossas famílias.
Muitas vezes o problema familiar começa com um mosquitinho, algo pequeno e relevante, depois com perdas materiais, aí começam as pedradas quando um coloca a culpa no outro, vem as trevas por que não se olham nem se falam mais e então a morte espiritual. Não permita que isso aconteça em sua família!
Feche a porta de sua casa para tudo que não é de Deus!
Abra seu lar para o Senhor!
      Jesus quer abençoar seu lar!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp