Você tem medo de ser dizimista?

-Tema: DÍZIMO
“Trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha Casa, e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênçãos sem medida.” Malaquias 3.10
-Introdução: A palavra Dízimo significa a décima parte. É uma atitude de gratidão e fidelidade a Deus. O texto de Malaquias nos manda entregar o Dízimo na Casa do Tesouro que sabemos ser a Igreja e isso significa que não podemos administrar o próprio dízimo e sim entregá-lo. Nosso compromisso é de dez por cento de toda nossa renda mas o compromisso de Deus é de bênçãos sem medida.
Você já tentou ser dizimista?
Vamos aprender um pouco sobre o Dízimo e entender sua importância:

Porque Devo ser dizimista?
  1. Tudo o que existe pertence a Deus que não necessita de nada (Salmos 50.10-12).
  2. A forma que Deus escolheu para O servirmos com nossos bens foi com os Dízimos e ofertas (II Crônicas 31.5-10)
  3. Mesmo antes da Lei o Dízimo já era praticado como um ato de fé (Gênesis 14.18-20 e 28.20-22)
  4. A entrega dos dízimos, simbolizada com as primícias em Israel, não é mero ritual, mas trata-se de honrar a Deus (Provérbios 3.9,10).
  5. Deus estabeleceu que haveriam bênçãos decorrentes da fidelidade e maldições decorrentes da infidelidade (Malaquias 3.8-11).
  6. O novo testamento nos ensina que o dízimo era praticado ainda na época de Jesus e exigia-se a fidelidade nesta prática (Lucas 16.10-13).
  7. Jesus não desautorizou o dízimo, pelo contrário o ordenou (Mateus 23.23).
Entre os primeiros cristãos encontramos vários exemplos de pessoas que foram mais que dizimistas, foram doadores generosos que consagraram tudo ao Senhor como Zaqueu que ao se converter doou 50% de tudo que tinha (Lucas 19.1-8), a viúva pobre que doou 100% do pouco que tinha (Lucas 21.4) e Barnabé que doou um terreno (Atos 4.35-37) e muitos outros cristãos que assumiram esta prática (Atos 2.45).
O que ganho sendo Dizimista?
1.      Proteção contra o ladrão e Vida em abundância (João 10.10)
2.      Deus trabalha por aqueles que nele esperam (Isaías 64.4)
3.      Deus supre nossas necessidades segundo a sua riqueza (Filipenses 4.19).
4.      Até enquanto dormimos Deus cuida de nós (Salmos 127.2)
5.      Não gastar mais o dinheiro desnecessariamente (Isaías 55.2)
6.      O dinheiro não será mais colocado num saco furado (Ageu 1.6)

Onde é aplicado o dinheiro do Dízimo?
  1. No sustento da igreja de suas instalações e dos ministérios.
  2. No sustento do obreiro responsável pelo trabalho como orienta a Bíblia dizendo “Digno é o trabalhador do seu salário” (Lucas 10.7 e I Timóteo 5.18) e “aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho” (I Coríntios 9.14).
  3. No trabalho missionário criando novas igrejas ou investindo em trabalhos missionários distantes.
  4. No trabalho social mantendo ou apoiando pessoas necessitadas ou instituições.

E sobre as Ofertas, o que diz a Bíblia?
            A oferta deve ser entregue de acordo com a condição e o desejo de cada um. Ela é separada do dízimo.
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (2 Coríntios 9.7).

Seja um fiel Dizimista!
CONCLUSÃO:
            Ao ser recebido membro da igreja, fazemos no altar de Deus o compromisso de ser dizimistas e quando o somos temos muitos testemunhos para contar e ouvimos e vemos vidas que prosperam por serem fiéis a Deus em tudo.
Não tenha medo de ser fiel, ser dizimista é um privilégio!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

14 comentários:

  1. 1ª Tm 6-10
    Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmo com muitas dores.
    TALVÉS SEJA A RAZÃO DA BIBLIA NÃO MENCIONAR O DIZIMO COMO SENDO DINHEIRO, HOJE NÓS VEMOS VARIOS PASTORES FAZENDO BARGANHAS COM A FÉ DO POVO, JESUS MANDA OS DISCIPULOS IREM E DÁ DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBEU, ACREDITO QUE TODAS AS DESPEZAS DA IGREJA, DEVAM SER SUPRIDAS COM AS OFERTAS, ESSAS SIM SÃO MENCIONADAS NA BIBLIA COMO VOLUNTARIAS E COM ALEGRIAS, AFINAL QUEM NÃO GOSTA DE TER A SUA CASA ORGANIZADAS, OS PASTORES DEVEM SE PREOCUPAREM MAIS COM A IGREJA FISICA, QUE SOMOS NÓS, DO QUE COM A INSTITUIÇÃO EM SI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi mencionado o dizimo como dinheiro, porque Deus nunca aceitou dinehiro como dizimo. Leia Deuteronomio 14 e descubra isso.

      Para mais informações sobre este assunto, acesse meu blog;
      http://www.crentefeliz.blogspot.com.br/2012/10/dizimo-o-que-era-e-o-que-nao-e.html

      Excluir
    2. O nome dado a essas atitudes como a sua, é autoengano e ingratidão dízimos era dado de várias maneiras e não apenas a dinheiro ou a lavoura...mas como ato de sustento do trabalho na pregação do evangelho...por isso que tem um monte de gente ingrato como você...e se um dia você teve o conhecimento do evangelho...se é que teve foi por conta de muitos fiéis que mantiveram a casa de Deus Aberta..Deus te Abençoe.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com vc.

      Excluir
  2. Vcs dizem que as referências acima não deixam claro sobre o dizimo, eu respeito a opinião de cada um, mas o dizimo é um ato de fé, de entrega, de compromisso com Deus, Ele deixou a ordem mas nós os "os homens" somos mesquinhos, ipócritas e não reconhecemos a grandeza de Deus, no homem sempre vai haver falhas, mas o que importa é a opinião de Deus ao nosso respeito, se não pôde dá devido um problema de pagamento? ok! foi criticado? ok!,estão administrando mal? ok, e aí? por isso não entregarei? poderei chamar a todos os que administram os dizimos de "ladrão?" por um caso isolado que aconteça comigo? vamos orar mais irmãos e pedir ao Santo Espírito a interpretar as escrituras ao nosso coração se não nos transformaremos em Ereges.

    ResponderExcluir
  3. O dinheiro tem sido o deus de muita gente neste período pós-moderno, muitos líderes de igreja, mas também muitas pessoas que se dizem cristãos mas, amam mais o dinheiro do que a Cristo. Para eles o texte feito por Jesus ao jovem rico caberia muito bem, e deixaria mais evidente o seu apego e amor ao dinheiro. (mamom)

    ResponderExcluir
  4. ignorantes voces sao...
    venha fazer a obra de Deus no Japão ou em outro País..
    sem as ofertas e os dízimos a igreja nao fica erguida referindo-se a pagar aluguel de salão, água, energia, gás e outras coisas...
    deixem de murmurar e procurar versos bíblicos pra tentar defender os seus erros...isso não vem de Deus..

    obedecer as Escrituras é Obedecer a Deus.

    ResponderExcluir
  5. É CRITICAR A OBRA DEUS É FACIL,MAS JESUS FOI CURTO E GROSSO ELE FALOU A PURA VERDADE DAI A CESAR O QUE É DE CESAR E PARA O SENHOR O QUE É DO SENHOR,PESSOAS PAGAM IMPOSTOS MUNICIPAIS,VEICULAR,EMPRESARIAL E EM TUDO O QUE COMPRAM,E VEM EM UM SITE EVANGELICO QUERER CRITICAR A OBRA DE DEUS,POR ISSO QUEO RICO VAI ATE JESUS E DIZ O QUE FAÇO PARA LHE SEGUIR VENDE TUDO OQUE VC TEM E DOA PARA QUEM PRECISA ,O AMOR A BENS MATERIAS NÃO PODE SER MAIOR DO QUE A DEUS AMÉM...

    ResponderExcluir
  6. O verdadeiro Cristão é aquele que é Dizimista.

    ResponderExcluir
  7. Deus sabia e sabe que a maior dificuldade do ser humano é abrir mão de dinheiro,voces podem argumentar como quiserem, somente abrindo mão de serem mesquinhos é que vão entender o que Deus realmente requer de cada um, sou dizimista e ofertante com muita honra, independente da Igreja que frequente o importante é ter esse ensinamento como regra de fé em pratica....sou semi-analfabeto e já liderei equipe com 25 funcionários e a maioria de nivel superior,muito jovem ainda já tinha casa propria, 2 a 3 carros....Erra quem acha que prosperidade é apenas ter muito dinheiro. Acredito que a melhor prova de prosperidade é não ganhar tanto e ter uma vida sem precisar gastar muito. Na minha casa não se gasta com remedios, medicos etc. Mesmo quando estava obeso tinha uma pressão arterial 12x8, glicemia 95, por isso acredito que a benção do Senhor enriquece e não acrescenta dor...Ser dizimista nunca me fez infeliz ou crítico, somente acrescentou muito o que tinha e o que sou....Deua abençõe a todos e que tenhamos paz uns com os outros....Amem.

    ResponderExcluir
  8. É melhor obedecer do que sacrificar, cada um contribua segundo proposto no seu coração.... caso contrário seu dízimo ou oferta não chega aos céus, doe com amor e reverência Santa ao altíssimo Deus e pai doador.

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu nome é Anselmo.
    Quero aqui deixar um pequeno testemunho.
    Nunca concordei verdadeiramente com dízimos e ofertas. Sempre agi como os advogados... Procurando brechas na lei...eu procuro brecha na bíblia que desqualificados o dízimo. O que ganhei com isso?
    Minha empresa com menos de 2 anos está prestes a fechar... Não tenho nome limpo na Praça... To a mais de um ano querendo viajar até a cidade do meu pai que fica a 500 km de minha cidade e não consigo dinheiro... Meu casamento vai caindo cada dia mais... Vivo nervoso...estressado...blasfemo e Zinho a toda hr...saúde fragilizada... Enfim... Se eu continuar falando vcs nem vão querer ler... Mais o pior é o seguinte:
    CONTINUO SEM DINHEIRO... SEM MINHA CASA...SEM NADA MATERIALMENTE FALANDO.
    A pergunta é:
    Do que me serviu essa décima parte que me neguei a devolver?
    Onde tá o dinheiro que eu não ofertas pq fiz "outros" planos com ele?
    Resumindo:
    Ou seguimos o que Deus nos ordena... Ou acomodemos e deixamos o diabo montar em nossas costas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anselmo,meu irmão,ja passe essa experiência antes,ja fui infiel para com Deus ,mas quando me encontrei no fundo do poço,acordei pra minha infidelidade ,e no pouco comece a ser fiel,e o asenhor abriu as torneiras do Céu e me tem abençoado grandemente,seja fiel ,ainda há tempo,o nosso Deus continua sendo misericordioso!!

      Excluir
  10. ser dizimista e ofertante e ter a provisão e as bençãó de Deus de deuterronônimo 28 .

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.