A Escolha de Deus

-Tema: SALVAÇÃO
João 15.16
-Introdução: A vida é cheia de escolhas. Muitas vezes, quando vamos a uma loja comprar alguma coisa, nos deparamos com muitas variedades de produtos e ficamos em dificuldades de escolher. No mundo espiritual, muitas pessoas também se vêem assim, sem saber que religião ou que Deus escolher diante do ilimitado número de deuses e seitas que existem.
  Hoje veremos pela Palavra de Deus que não precisamos escolher um deus ou religião, por que nós já fomos escolhidos. Isso não é predestinação por que se fosse assim, um escolhido para o bem e outro para o mal seria injustiça da parte de Deus.
O que é ser escolhido por Deus?
Você já teve em sua vida a impressão de que o que está acontecendo é algo que Deus preparou para você? Veja por quê:

1- Ele nos escolheu primeiro: “não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros”
A melhor escolha que podemos fazer é aceitar que fomos chamados e escolhidos por Deus (Mateus 22.14). Deus chamou o mundo todo, mas poucos aceitam a condição de escolhidos. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, estamos apenas reconhecendo esta escolha. 
Foi Ele quem nos amou primeiro (I João 4.19) e depois nós conhecemos este amor e passamos amá-Lo também. Ele já perdoou os nossos pecados antes de tudo e espera que aceitemos este perdão (Efésios 1.11,12).
2- Somos escolhidos para dar frutos: “...e vos designei, para que vades e deis fruto”
O propósito de Deus nos ter marcado e escolhido é que falemos desta escolha para que outros saibam que foram chamados também. Não somos os únicos ‘escolhidos’, além de um privilégio isso é uma responsabilidade. É preciso ir (vades) para cumprir a missão de Deus para nós pois não fomos escolhidos à toa. (Mateus 28.20).
Além disso, precisamos ter os frutos do Espírito Santo em nossa vida (Gálatas 5.22). Isso é testemunho.
Como saber quem é escolhido por Deus? Jesus disse que pelos frutos se conhece a árvore (Mateus 7.16). E por que tantas pessoas têm saído de igrejas? Jesus disse que quem não produz fruto Ele corta (João 15.2,5 e 8).
Você tem dado frutos?
3- Somos escolhidos para permanecer: “...e o vosso fruto permaneça”.
O que é de Deus permanece e prevalece! (Atos 5.34-39)
Como um fruto pode permanecer? Quando tiramos dentro dele a semente e o semeamos novamente em terra e este produz ainda mais fruto. Do mesmo modo devemos anunciar a Palavra de Deus como uma semente para que outros também produzam frutos.
Às vezes somos até acostumados a começar algo e não continuar. Uma pessoa só consegue perseverar se for baseado na Palavra. Pela minha própria vontade isso não é possível por que Jesus disse: sem mim nada podeis fazer! (João 15.5). É preciso confiança e dependência de Jesus para perseverar.
Você tem permanecido?
4- Ele nos escolheu para nos responder: “...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo conceda”.
João Wesley dizia que ‘Deus não faz nada que não seja em resposta à oração’. O objetivo de Deus ao nos escolher também é nos atender ouvindo nossas orações.
Por que então às vezes não recebemos resposta de orações? Por que Jesus também disse se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós pedireis o que quiseres e vos será feito (João 15.7). É por que precisamos frutificar e permanecer na Palavra.
Você é um escolhido!
-CONCLUSÃO:
Deus é tão bom que nos escolhe, nos faz frutificar, permanecer e ainda ouve nossas orações.
Aceite esta escolha maravilhosa para sua vida e responda a Ele: Senhor, não fui eu que te escolhi, pelo contrário, o Senhor é que escolheu a mim e me designou para que eu vá e dê fruto e o meu fruto permaneça; a fim de que tudo que pedir ao Pai em Teu nome eu receba. Amém!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. Escolhidos por Deus pra que? Quer dizer que fomos escolhidos por Deus, mas devemos nos registrar junto a Deus e assinar para comprovar que fomos escolhidos e assim ser definitivamente filhos de Deus? Isso e loucura isso e fazer de Deus incompetente e dizer que Ele nao e soberano.Eh Deus que te da a disposicao de fazer algo, Eh Ele que te capacita atraves do Evangelho, eh Ele que tem um proposito preparado para cada um de nos. Peco que Deus possa tocar em nosso coracao e mostrar e entender a verdade sobre o evangelho assim como ele eh, e que nos possamos perceber quando a Palavra diz assim:
    todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (todas as coisas).

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.