Experiências com Deus

Tema: CRESCIMENTO ESPIRITUAL

profeta Isaías

Isaías 6.1-8
Introdução: Para conseguir realizar algo com sucesso é preciso tentar várias vezes. Grandes inventores como Santos Dumont e cientistas como Tomas Edson, tentaram inúmeras vezes para conseguir realizar descobertas. Em nossa vida espiritual não é muito diferente. Precisamos continuar tentando e experimentar a cada dia uma nova maneira de buscar a Deus.
Não devemos pensar que a vida espiritual acontece de uma única vez. Para crescer espiritualmente precisamos ter vários encontros com Deus. Viver experiências com Deus significa que nós devemos passar por transformações à medida que experimentamos a Sua presença. A cada momento, algo de novo se revela para nós (Lamentações 3.21).


Você já teve uma experiência com Deus?

Vamos aprender com Isaías algumas experiências que teve com Deus:

1ª experiência: Novo Nascimento: v.1-4

A primeira experiência de Isaías foi o Novo Nascimento.
A vida de Isaías era muito comum até o momento que teve seu primeiro encontro com o Senhor. Já era um profeta, pois falava de Deus. Sua função era trazer esperança ao rei e ao povo. Mas ainda não tinha se encontrado com Deus pessoalmente. Quando o rei Uzias, seu amigo e parente, morreu Isaías ficou muito triste ao ver sua nação arruinada por uma grande crise.

Algumas coisas que aconteceram com Isaías e também acontecem conosco nesta primeira experiência são:
-v.1ª “No ano da morte do rei Uzias”: viemos para Jesus em meio a circunstâncias difíceis;
-v.1b “eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”: contemplamos a sua glória;
-v.2 “ Serafins estavam por cima dele”: anjos do Senhor acampam-se ao nosso redor porque passamos a temer a Deus (Salmos 34.7);
-v.3 “clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”: nossa vida se enche alegria e aprendemos a louvar ao Senhor;
-v.4ª “as bases do limiar se moveram à voz do que clamava”: embora tudo parece ‘tremer’ ou mudar, nos firmamos na presença de Deus;
-v.4ba casa se encheu de fumaça”: somos cheios da presença de Deus.

Foi em meio a este momento difícil que Isaías foi orar no templo e lá viu a glória de Deus, contemplou os anjos adorando, sentiu o tremor no chão e o templo cheio da glória do Senhor. Como Isaías, muitos de nós viemos para Jesus, movidos por situações difíceis que nos surpreendem e depois que nos encontramos com Deus tudo se transforma.
Você já teve uma primeira experiência com Deus?
Ao aceitar Jesus você passa pelo Novo Nascimento!
                               

2ª experiência: Conversão: v.5

A segunda experiência que Isaías passou foi a Conversão.
Tudo estava lindo demais ali no templo contemplando as maravilhas do Senhor. Mas ao presenciar a santidade de Deus, Isaías percebeu que era indigno e pecador. Com isso ele se arrependeu de seus pecados sentindo dor e pesar por seus erros dizendo “ai de mim”.
Interessante que Isaías cita especificamente o pecado da língua confessando “sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios”. Grande parte de nossos pecados provém de nossas palavras (Tiago 1.26).
Converter é mudar de direção. A conversão acontece quando nos arrependemos de nossos pecados, confessamos e deixamos tudo o que não agrada ao Senhor. Todos os dias, precisamos nos converter virando de costas para o mundo e voltando para Deus. À medida que vamos deixando o pecado nos convertemos até sermos libertos de todo o mal.

Como aconteceu com Isaías, nossa experiência da conversão acontece ao:
-Arrepender: sentir tristeza pelo pecado “ai de mim”;
-Confessar: reconhecer o erro “sou homem de lábios impuros”;
-Deixar: lutar contra o mundo e a carne “habito no meio de um povo de impuros lábios”;
-Libertar-se: olhar somente para Jesus até ser liberto “meus olhos viram o Rei”.

O pecado nos assedia para que olhemos para ele até cair em tentação, mas quando olhamos somente para Jesus, convertendo-nos totalmente em sua direção, somos livres de todo mal. A conversão é uma mudança de vida.
Você já passou pela experiência da conversão?
Arrependa-se de seus pecados, confesse e deixe até ser totalmente liberto!

3ª experiência: Santificação: v.6,7

Depois de nascer de novo e se converter, Isaías passou pela experiência da Santificação.
Por ter se arrependido de seus pecados, se convertendo ao Senhor, um Serafim veio até Isaías trazendo uma tenaz (suporte para pegar brasa de fogo semelhante ao uma tesoura grande) com uma brasa de fogo bem acesa e tocou com ela nos lábios de Isaías. Depois o anjo declarou para o profeta que ele estava limpo de seus pecados.
Imagino a cena de Isaías sendo queimado por aquela brasa de fogo. Certamente doeu menos do que o peso do pecado que estava sobre ele. Deve ter sido uma experiência maravilhosa. Assim como o fogo purifica profundamente, o poder do Espírito Santo santifica a vida do crente.

Como aconteceu com Isaías, nossa experiência de santificação:
-Começa no Altar de Deus “brasa viva que tirara do altar”;
-Através do toque do fogo de Deus “com a brasa tocou minha boca”;
-Quando recebemos o perdão do Senhor “tua iniquidade foi tirada e perdoado teu pecado”;

Quando nos convertemos verdadeiramente e lutamos contra o pecado, o Espírito Santo nos visita com seu fogo purificador e santifica nosso viver. O sentimento de perdão e pureza toma o lugar da culpa e fraqueza diante do pecado.
Você tem buscado a experiência da Santificação?
Deixe o Espírito Santo purificar sua vida com o fogo do altar!

4ª experiência: Missão: v.8

A quarta experiência de Isaías foi o chamado missionário.
Isaías ouviu a voz de Deus perguntando “a quem enviarei e quem há de ir por nós?” e quis responder dispondo-se para ser enviando. Até então Isaías era um profeta que falava coisas bonitas que ouvia sobre Deus, mas a partir deste momento passou a profetizar o que ouvia da voz do Senhor.
Depois de ter o vislumbre de seu primeiro encontro com Deus, nascendo de novo e ter se convertido totalmente ao se arrepender de seus pecados e passado pela santificação de sua vida, agora Isaías estava pronto para ser um verdadeiro profeta de Deus.

O chamado missionário acontece ao:
-Ouvir a voz de Deus “ouvi a voz do Senhor”;
-Responder ao Senhor “Eis-me aqui”;
-Com disposição “envia-me a mim”;

Ao dizer “envia-me a mim” Isaías não sabia para onde iria, mas tinha a certeza de que estaria na presença de Deus. Esta é a confiança do missionário, de que está onde Deus o enviou e a presença do Senhor o acompanha.
Deus quer falar ao nosso coração, mas precisa ouvir uma resposta que seja expressão de que estamos dispostos a obedecer à Sua vontade. Deus está fazendo esta pergunta para seus servos e espera uma resposta. Você pode responder o Senhor.
Você já teve uma experiência missionária?
Responda ao chamado do Senhor com disposição!

Busque uma nova experiência com Deus!

CONCLUSÃO

A primeira experiência de Isaías ao contemplar a glória de Deus no templo depois de só ver sofrimento ao seu redor, estava muito bom e por ele, talvez eternizasse aquele momento. Mas Deus queria mais para a vida de Isaías. Além de ter este primeiro encontro com Deus nascendo de novo, Isaías precisava passar por outra experiência que é a conversão. Como consequência de seu arrependimento também recebeu a santificação. Depois de ter se santificado, recebeu o chamado missionário. As experiências que Isaías teve com Deus foram progressivas.
Uma experiência com Deus gera a outra. Deste modo devemos sempre buscar mais a Deus. Interessante notar que mesmo quando chegamos á Missão nossas experiências não acabam aí, porque levamos outras pessoas ao Novo Nascimento e participamos com outras que experimentam a Conversão e buscam a Santificação.

ciclo novo nascimento conversão santificação e missão

Também podemos dizer que Isaías teve experiências de:
   -Encontro com Deus: Novo Nascimento
   -Encontro consigo mesmo: Conversão e Santificação
   -Encontro com o próximo: Missão

Muitas pessoas começam a sua vida espiritual e param no Novo Nascimento dizendo ‘eu já aceitei a Jesus’. Mas isso não é suficiente. É preciso buscar a Conversão e Santificação até ser enviado para a Missão.
Outras pessoas já pulam para a experiência da Missão começando a trabalhar na igreja sem passar por um tempo de discipulado com vistas à sua Conversão e Santificação. Por isso muitos têm fracassado deixando ministérios ou até mesmo sua fé. Escândalos também acontecem por colocar pessoas despreparadas na liderança.
Como servos de Deus precisamos deixar todo orgulho e vaidade e reconhecer que precisamos crescer em nossa vida espiritual a cada dia.
Quais experiências você já teve com Deus?

Continue buscando porque Deus tem mais para você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp