O relacionamento com a Trindade

-Tema: DOUTRINA
Mateus 28.19
-Introdução: Muitos perguntam como se explica a trindade afirmando que não é possível três pessoas serem uma só. Na verdade, não é preciso explicar algo que deve ser entendido pela fé. Mas podemos comparar com o ar que você não vê, mas sente pelo vento ao seu redor e pela respiração em seu interior. Também a água que pode ser encontrada em três formas, líquida, gasosa e sólida (gelo).
   Nosso Senhor é completo e nos alcança em todas as áreas de nosso viver. O Deus que nos criou à sua imagem e semelhança (Genesis 1.27) nos fez trinos como Ele é, e o “mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis” (I Tessalonicenses 5.23).

Vindo a plenitude dos tempos, com a vinda de Jesus ao mundo, percebe-se claramente a ação da Trindade, começando pelo batismo de Jesus, quando se manifestaram juntos, o Pai através da voz, o Filho sendo batizado e o Espírito Santo na forma da pomba (Mateus 3.16,17). Durante o ministério de Jesus, em seu relacionamento com o Pai e o Espírito, Ele mostrou como devemos viver em comunhão espiritual com o Deus Trino.
Até os dias de hoje nossa vida espiritual é marcada pelo batismo “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Contudo, este relacionamento não deve ficar apenas neste momento, devendo prosseguir por toda vida.
Como devemos relacionar com a Trindade?
Vamos refletir sobre nosso relacionamento com a Trindade na vida cristã:
1- Na vida de oração:
A Trindade está presente em nossa vida de oração:
-PAI > oramos a Deus: Mateus 6.9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”
Jesus ensinou orar a Deus, chamando-O de Pai, como tratamento de carinho e respeito.
-FILHO > em nome de Jesus: João 14.14 “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”
Nossas orações são em nome de Jesus, pois foi Ele quem conquistou tudo para nós.
-ESPÍRITO > sob a intercessão do Espírito Santo: Romanos 8.26 “também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.
Enquanto oramos o Espírito Santo coloca palavras em nossos lábios para falar com Deus.
Na vida de oração nos relacionamos diretamente com a Trindade!
                              
2- Na pregação do Evangelho:
A Trindade está presente quando pregamos o Evangelho:
-PAI > a Palavra é de Deus: I Timóteo 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”
A Bíblia não é um livro morto, mas é a viva Palavra de Deus ainda eficaz para nossas vidas (Hebreus 4.12).
-FILHO > o mandato é de Jesus: Marcos 16.15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
As Escrituras falam da Vida Eterna em Jesus (João 5.39), por isso Ele nos manda anunciar o Evangelho fazendo discípulos (Mateus 28.18).
-ESPÍRITO > o poder vem do Espírito: Atos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”
O Espírito Santo é quem confere poder ao anunciar o Evangelho. Sem esta unção não somos capazes.
Quando anunciamos o Evangelho, a Trindade está presente!

3- Na vida cotidiana:
Durante nossa vida cristã a Trindade está sempre conosco:
-PAI > somos filhos de Deus: Efésios 4.6 “um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”
Antes vivíamos apenas como criaturas de Deus, mas agora sabemos que é o nosso Pai celestial e devemos viver como seus filhos.
-FILHO > através de Jesus Cristo: João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”
Através de Jesus conhecemos a Deus (João 3.16) e podemos viver em sua presença.
-ESPÍRITO > por obra do Espírito Santo: João 16.8 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”
Somente o Espírito Santo pode mudar o coração do homem e fazer arrepender de seus pecados.
Quando vivemos espiritualmente, a Trindade está sempre presente!

O Deus Trino está sempre com você!
-CONCLUSÃO: “Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito” I João 5.7,8
Embora o Antigo Testamento não traga muito claramente a visão da Trindade, pois Jesus, o Filho ainda não havia se manifestado e o Espírito se movia somente entre os profetas escolhidos, não tendo sido derramado sobre os crentes. Já o Novo Testamento esclarece a verdade sobre a Trindade.
As Escrituras já anunciavam em Isaías 43.10,11 que “vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador. Isso significa que o Senhor Jesus é o Deus encarnado.
Não há como separar as três pessoas da Trindade porque é um só Deus!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. O site www.falamalafaia.org/. vai sortear um Tablet, para o internauta que fizer mais comentários.
    Faça seu comentário em qualquer postagem do site, e deixe seu e-mail junto com o comentário. QUANTO MAIS COMENTÁRIOS VC FIZER, MAIS CHANCE VC TERÁ DE GANHAR!
    Não perca tempo!!

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço a deus por ter mim escolhido pra ser um servo do senhor e ser chamado de seu filho, obrigado senhor por minha salvação e dos meus irmãos em cristo espalhado pelo mundo que deus abençoe tanta minha igreja como tambêm outras congregaçôes.Abençoe a vida do meu pastor e de toda liderança em nome de jesus amem.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.