A Rede Maravilhosa

Tema: LIDERANÇA  

pregação evangelística

Lucas 5.1-11
Introdução: Este texto é conhecido como ‘a pesca maravilhosa’, mas vou chama-lo de ‘a rede maravilhosa’ enfatizando as ações que fizeram com a rede para apanhar tantos peixes. Se não estivessem com aquela rede, não teriam condições de apanhar os peixes. Por isso, as condições da rede é tão importante quanto a necessidade de pescar.
A rede é o conjunto de ligações entre pessoas que formam a proteção para a liderança. Todo líder precisa de uma rede de pessoas que o ajudem a pescar. Este é o segredo da pescaria, uma rede maravilhosa, que segure os peixes.

Como está a sua rede?

Vamos aprender três atitudes para manter sua rede maravilhosa:

1- LAVAR 

v.2 “lavavam as redes”

Lavar as redes significa um tempo de reflexão, organização e preparo.
Os discípulos lavavam as redes porque haviam tentado pescar e não conseguiram nada. Enquanto lavavam refletiam no motivo de seu insucesso e se preparavam para uma nova tentativa.
Uma rede suja se torna pesada e não consegue apanhar muitos peixes. A rede limpa se confunde com o movimento da água e pega o cardume.
Com o tempo as redes precisam ser limpas e concertadas para tirar tudo que possa atrapalhar e concertar possíveis defeitos ou desgaste.
A liderança necessita manter sua rede limpa, sem qualquer problema que torne seu trabalho pesado e desajeitado. Por isso é importante parar para refletir, avaliar, aprender mais e se preparar para a pescaria. A avaliação da liderança deve ser sempre com objetivo de dar continuidade ao trabalho reparando erros e nunca desanimar.
As reuniões de liderança nem sempre são atrativas, mas são necessárias. É preciso limpar a rede para que não prejudique o andamento do trabalho.
Sua liderança está com as redes limpas?
Pare um pouco e lave suas redes!

2- LANÇAR

v.4b “lançai as vossas redes para pescar” 

v. 5ª “sob a tua palavra lançarei as redes”

Lançar as redes significa o trabalho conjunto da liderança.
Jesus mandou os discípulos lançarem novamente suas redes. Provavelmente já tinha esperado que acabassem de limpá-las e quando viu que estavam prontos deu esta ordem. Pedro deixou claro que já tinham tentado de tudo, mas faria isso em obediência ao mandato de Jesus.
A rede é lançada na direção em que se pensa estarem os peixes. Para lançar a rede é preciso acreditar que vai apanhar peixes.
O objetivo da rede é ser lançada. Uma rede guardada não é vista como rede e sim como um embolado de fibras. Antes de ser lançada a rede precisa ser toda aberta e preparada para ser jogada.
Quem lança a rede, primeiro pensa onde e quando é propício para a pescaria. Cada tipo de peixe tem um local e horário adequado para ser apanhado.
As atividades da liderança compõem uma rede para alcançar o maior número possível de pessoas. Cada programação da igreja deve ser lançada em forma de rede com apoio de toda a liderança.
A liderança precisa ouvir o mandato de Jesus e lançar as redes sob a palavra de Deus. muitas vezes as redes são lançadas segundo a vontade do homem e acontece frustração, mas quando Jesus manda tudo dá certo.
A liderança só existe de fato se estiver interligada entre si como rede e bem esticada, lançada ás águas. Liderança que fica parada só guardada é como uma rede embolada que não pega nada. Quando a liderança lança um projeto, devem ser os primeiros a se jogar diante das pessoas atuando no trabalho.
Sua liderança tem lançado as redes?
Trabalhem juntos e se joguem para as pessoas!

3- PUXAR

v.6b “rompiam-se-lhe as redes."

v. 7ª "Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco”

Puxar as redes significa receber o resultado do trabalho. É algo que exige esforço e não pode ser feito sozinho.
Quando os discípulos foram puxar as redes, não conseguiram fazer isso sozinhos e tiveram que pedir ajuda a companheiros de outro barco.
Depois de lançada, passa-se um tempo e o pescador sabe quando já pode puxar as redes. Se a rede for lançada e esquecida, o objetivo não será alcançado.
Enquanto o trabalho de lavar as redes e de lançar deve ser feito por pessoas peritas no trabalho, já o puxar as redes deve contar com ajuda de todos, mesmo quem não entende como e porque os peixes vieram parar ali.
Para puxar as redes não se pode antecipar para dar tempo aos peixes de virem. Também não se pode demorar em recolher para não correr o risco da rede afundar muito e se agarrar ao fundo ou ser levada pela correnteza.
A liderança precisa ter humildade de pedir ajuda a pessoas, mesmo que sejam de outro barco, não importa. Muitas lideranças deixam suas redes afundar e perdem tudo porque não estão aguentando o peso da rede, mas não querem pedir ajuda ou até pedem e não conseguem formar uma rede de apoio. Por isso é preciso manter a rede de líderes coesa, todos se esforçando juntos e criar um sistema de interdependência onde um conte com a ajuda do outro.
Sua liderança tem puxado as redes?
Se esforce e peça ajuda de outras pessoas!

Sua rede vai encher!

CONCLUSÃO
v.10b e 11ª “doravante serás pescador de homens” “deixando tudo, o seguiram”

A liderança deve ser como uma rede que interliga pessoas. Contudo esta rede precisa ser limpa sempre, deve ser lançada para cumprir seu objetivo e então ser puxada para receber o resultado do trabalho.

Para manter sua rede maravilhosa é necessário:
-LAVAR: refletir e avaliar;
-LANÇAR: se jogar ao trabalho;
-PUXAR: se unir para receber o resultado.

Sua liderança é formada por uma rede de pessoas, nunca pense que vai pescar sozinho, conte com apoio e mantenha o grupo unido para trabalhar.
Quando for realizar algum projeto em sua igreja, pense nisso: forme uma rede de pessoas que poderia contar. Pare um pouco e avalie as condições de trabalho. Peça orientação de Deus e lance o projeto trabalho o quanto puder. Então peça ajuda de todos que puder para alcançar o resultado desejado.
Você tem uma rede de pessoas em sua liderança?

Você pode ter uma rede maravilhosa!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp