Não desça da cruz!

-Tema: VIDA CRISTÃ
“Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz” 
Marcos 15.30
-Introdução: Esta foi uma das frases mais ouvidas por Jesus quando estava sobre a cruz. O que aconteceria se tivesse descido da cruz? Teria negado seu próprio ensinamento: “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á...” (Mateus 16.24,25). Se Jesus tivesse descido da cruz, não teria alcançado a ressurreição.
Todos os dias somos desafiados por ‘cruzes’ que carregamos. A cruz representa o evangelho. Negar a si mesmo e fazer a vontade de Deus. Por isso, a cada instante enfrentamos situações que nos colocam na cruz, no sentido de tomar uma postura cristã ao invés de fazer a vontade da carne. Neste momento o mundo começa a te provocar para descer da cruz. Isso significa abandonar o seu propósito numa tentativa de salvar-se, mas que coloca tudo a perder.
Tudo que machuca você, te ferindo o orgulho, serve para crucificar seu ego. São situações, problemas ou pessoas que te fazem sentir-se como Jesus, com as mãos e pés presos na cruz. Sua cabeça começa a sentir espetadas como espinhos só de pensar nisso.

O que está te crucificando?

Vejamos alguns sentimentos que tentam nos fazer descer da cruz:

1- MEDO:

Jesus estava sozinho ali naquela cruz ao ponto de clamar a Deus, dizendo “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27.46). Mas Jesus venceu o medo porque decidiu ser fiel e obedecer a Deus sabendo que ressuscitaria. Não foram aqueles pregos que prenderam Jesus na cruz e sim o seu amor pela humanidade.
O medo é ameaçador e baseia-se na incerteza. Por isso o inimigo sabe que colocando dúvida consegue fazer com que muitos desçam de sua cruz.
Para vencer o medo é preciso ser fortalecido no AMOR de Deus, porque “o verdadeiro amor, lança fora todo medo” (I João 4.18). Somente através do amor de Deus é que conseguimos levar a cruz sem deixar-se vencer pelo medo.
Se você está carregando sua cruz numa situação que te traz medo e insegurança, busque o amor de Deus que preenche seu coração e te fortalece para amar até mesmo quem te ofende. Quando algo te fazer medo, não desça da cruz, permaneça firme no amor.
Você está com medo de ficar sozinho na cruz?
O amor de Deus te fortalece para levar a sua cruz!

ASSISTA:

2 - RAIVA:

As afrontas dirigidas a Jesus eram tão injustas que o Mestre poderia ter cedido à ira Divina para sair da cruz. Mas sua misericórdia pelos pecadores foi mais forte. Ele permaneceu na cruz por seis horas de dor e sofrimento até o momento certo de entregar-se pela salvação da humanidade.
A raiva é cega. Este sentimento precede a maioria das desgraças que a humanidade comete. Por causa de alguns minutos de ira, muitos perdem o que construíram por toda sua vida.
Para vencer a raiva é preciso buscar a PACIÊNCIA que é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Somente Deus pode aplacar a ira de um coração ofendido. Por isso é importante acalmar a ira antes que o sol se ponha e o problema cresça mais ainda (Efésios 4.26).
Muitas pessoas carregam sua cruz, mas não tem paciência de esperar o tempo suficiente. Tudo nesta vida é passageiro e os problemas passam com o tempo. Mesmo que demore, um dia chega o fim do sofrimento.
Se você está carregando uma cruz em determinada situação, como um problema de saúde ou dificuldade no emprego, por exemplo, continue lutando, mas não desista. Não deixe a raiva tomar conta de você até virar uma “raiz de amargura” (Hebreus 12.15).
Você fica irado facilmente e desce da cruz?
Tenha paciência ao carregar sua cruz!

3- ORGULHO:

Jesus sendo o Deus encarnado viu uma multidão de criaturas pecadoras condenando-o e poderia talvez pensar que não merecesse aquilo. Se o Senhor Jesus tivesse deixado de ser humilde para assumir sua dignidade de Filho de Deus, certamente teria descido da cruz.
Jesus Cristo quis morrer pelos pecadores para perdoá-los, mesmo que para isso precisasse se humilhar (Filipenses 2.1-11). O único momento que Jesus se colocou sobre os homens foi quando ficou pendurado na cruz.
O orgulho muitas vezes se disfarça de auto piedade e falsa modéstia. Mas o sentimento de obstinação e arrogância é típico do próprio satanás que quis ser igual a Deus. Onde o diabo estiver sempre haverá vontade de aparecer e mostrar que é melhor que os outros.
Para vencer o orgulho é preciso do PERDÃO que não se importa com quem está a razão, sendo disposto a absolver da culpa quem errou. Através do perdão somos capazes de vencer situações que realmente não merecemos sofrer, mas somos capacitados a vencer.
Muitos falsos amigos tentam te dizer que você não merece passar pelo que está vivendo e te aconselham a deixar tudo. Isso significaria descer da cruz e abandonar sua missão de perdoar quem está te crucificando.
Você acha que não merece carregar essa cruz?
Perdoe quem te ofende e conseguirá levar sua cruz

Suporte sua cruz!

-CONCLUSÃO:
São muitas as situações que nos colocam na cruz. Certamente o mundo faz muitos convites fáceis para deixarmos nossa cruz. O inimigo tenta colocar medo, raiva e orgulho para nos convencer a negar nossa fé. Mas com amor, paciência e perdão, continuamos a viver o evangelho.
Assim como Jesus suportou sua cruz até o fim para alcançar a ressurreição, também devemos suportar tudo que nos crucifica sabendo “se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Romanos 6.8).
Você está sendo tentado a deixar sua cruz?

A recompensa da cruz é a ressurreição!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

12 comentários:

  1. Pastor continua nessa pouca Fé e nessa pequenina força que muitas pessoa assim como eu são verdadeiramente motivadas a continuar carregando nossa cruz aconteça o que acontecer...
    Que o senhor continue sempre usando as redes sociais para pregar somente o verdadeiro evagelho.
    Louvo a Deus pela tua vida.Que Deus continui te abençoando...

    ResponderExcluir
  2. ficara surpreso de saber que jesus não morreu em uma cruz,cruz é invenção catolica

    A palavra grega traduzida por “cruz” em muitas versões modernas da Bíblia (“estaca de tortura” na NM) é stau·rós. No grego clássico, esta palavra significava meramente uma estaca reta, ou poste. Mais tarde, veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal. The Imperial Bible-Dictionary reconhece isso, dizendo: “A palavra grega para cruz, [stau·rós], devidamente significava uma estaca,um poste reto, ou pedaço de ripa, em que algo podia ser pendurado, ou que poderia ser usado para estaquear [cercar] um pedaço de terreno. . . . Até mesmo entre os romanos a crux (da qual se deriva nossa cruz) parece ter sido originalmente um poste reto.” — Editado por P. Fairbairn, (Londres, 1874), Vol. I, p. 376.

    http://estudossobreabibliaonline.blogspot.com.br/2013/06/jesus-morreu-na-cruz-ou-estaca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão
      Agradeço seu comentário, mas o propósito desta página e do texto em questão não é discutir detalhes ou opiniões teológicas.
      O mais importante é o significado que a cruz tem para cada um de nós.
      Não abandone sua cruz por questões como estas!
      Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Parabéns pelas pregações

    estava precisando neste palavra, continue assim, meu irmão

    quando puder, passa no meu blog e comenta lá, sua participação é muito importante...

    "o pouco com deus é muito e o muito sem deus é nada"

    Michel
    portalsondame.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. parabéns,Deus seja eternamente louvado hoje e sempre, suas palavras tem muita sabedoria e alivia nossos corações, a luz de Jesus brilha em vosso coração, continue assim sempre,estou no caminho da verdade e em uma igreja maravilhosa e vejo que suas pregações refletem a palavra dita..parabens!!

    ResponderExcluir
  5. que o grande e poderoso Deus continue usando seus pregadores aqui na terra para alcançar almas para o reino.
    gostei muito da mensagem, vou até praga-lo quando Deus permitir.....

    ResponderExcluir
  6. Muito boa, que Deus continue lhe abençoando muito,tb sou Pr e busco ideias novas como esta como aprendizado e para levar aos fieis tambem. Parabens!

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOA MENSAGEM IREI PREGAR SE ASSIM O SENHOR ME PERMITIR , CONTINUE ASSIM MESTRE QUE DEUS LHE HONRE SEMPRE

    ResponderExcluir
  8. A pessoa que falou em estaca, na verdade é um adepto dos ensinamentos de Charles Taze Russell. doutrina dos testemunhas de jeová. Na verdade nem se deve levar em contas. No entanto, discordo no momento em que na mensagem se explicita que a cruz é o evangelho. Lógico que não! O evangelho jamais poderia ser comparado ao instrumento de tortura mortis mais vergonhoso da época! Evangelho não significa sofrimento como a cruz, evangelho é o poder de deus para a salvação de todo aquele que crer. aliás, foi pelo poder do evangelho que o senhor Jesus pregava que ele próprio venceu a cruz!

    ResponderExcluir
  9. MUITO BOA MENSAGEM IREI PREGAR NA MINHA IGREJA quando eu tiver oportunidade , CONTINUE ASSIM MESTRE QUE DEUS LHE HONRE SEMPRE

    ResponderExcluir
  10. Pastor esse seu blog è muito edificante, parabèns , Deus te abençoes

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.