O temor do Senhor

Tema: TEMOR
Daniel 5.1-31
-Introdução: Muitas pessoas pensam que estão servindo a Deus e se enganam porque não estão. A bíblia diz que devemos nos aproximar de Deus com reverência e santo temor (Hebreus 12.28). Temer é respeitar, tratar com educação e amor. O termo também pode ser interpretado como ter medo. No texto lido vemos duas pessoas: Daniel e Belsazar, um que temia e outro que não temia ao Senhor.
O que é temor de Deus?
Vejamos o que é o Temor de Deus:

I - Não servir a dois Senhores: v.2-4
O erro do rei Belsazar foi pegar os utensílios sagrados do templo e utilizar em sua festa pensando que poderia fazer isso adorando seus deuses ao mesmo tempo.
Jesus mesmo disse que “ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24) isso significa trocar Deus por ídolos, prostituição, misticismo e superstições.
Se você tem dificuldade de vencer o pecado, clame o sangue de Jesus!
II - Respeitar a Deus: v.5-8
Quando apareceu a mão escrevendo na parede, o rei parou tudo para entender o mistério que sucedia. Até então não respeitava nada nem ninguém, mas agora estava disposto a descobrir a verdade. O ambiente irreverente se tornou em um momento de preocupação e respeito.
Respeito a Deus também implica em respeitar:
-O nome de Deus (Jesus, Trindade);
-A casa de Deus (Igreja e objetos do templo);
-As pessoas de Deus (ungidos);
Mesmo quando você não entender o que está acontecendo, pelo menos respeite!
III - Crer na manifestação do poder de Deus: v.9-10
Belsazar ficou sem entender nada porque não acreditava no poder de Deus. Contudo sua mãe acreditava no poder de Deus, porque conhecia a Daniel e já tinha visto a revelação de mistérios divinos através de seu dom de interpretação. Daniel só entendeu tudo porque era temente a Deus.
Quando acreditamos no poder de Deus passamos a temer sua manifestação sobrenatural sobre nós, sabendo que a qualquer momento Deus pode agir e que Ele está vendo tudo, então “ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai: e seja Ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro” (Isaías 8.13).
Nunca duvide do poder de Deus!
IV - Vencer o orgulho humano: v.17-23
Daniel era um homem humilde e não aceitou recompensa do rei. Daniel confrontou o rei dizendo-lhe que o que mais impedia Belsazar era seu orgulho pessoal e vaidade. Usava o poder que tinha para oprimir as pessoas.
A Palavra de Deus ensina que “ninguém, pois, oprima ao seu próximo; mas ter ás temor do teu Deus: porque Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Levíticos 25.17). Muitas vezes precisamos ser confrontados para aprender a ser mais humilde. Deus envia seus profetas para nos ensinar a verdade e corrigir erros. Provações e lutas também são ferramentas que Deus usa para nos moldar.
Deixe Deus quebrar o seu orgulho!
V- Aproveite as oportunidades: v.24-30
 Deus deu a Belsazar uma oportunidade de governar e quando passou o tempo, passou a oportunidade para outro. Se naquele momento Belsazar tivesse aceitado o juízo de Deus e pedido misericórdia, teria recebido uma chance como seu avô Nabucodonosor.
Muitas pessoas estão colhendo o que plantaram e querem que Deus resolva seus problemas. Peça a misericórdia de Deus que Ele muda até mesmo seus juízos por amor a você. Nunca se ache muito sábio, pois “o temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1.7). Não esconda o talento que Deus te deu, aproveite mesmo que seja pouco Ele pode te dar mais depois.
Aproveite o tempo que Deus está te dando!
-Conclusão: Eclesiastes 12.13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem
Se Deus te falar que vai te medir e pesar, contar o teu tempo, o que será que Ele faria? Peça ao Senhor que o ensine a ter a Ele como Ele merece e a servi-lo de todo o seu coração. Então saia de cima do muro e não sirva a dois senhores. Respeite a Deus, seu nome poderoso e a casa Deus, bem como aos seus servos. Creia na manifestação do poder de Deus te mostrando sinais. Deixe sue orgulho ser quebrado por Deus e aproveite cada oportunidade que Deus te der.
Tudo que fizer tenha temor de Deus!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. O principio da sabedoria é o temor a Deus, e o temor leva o homem a obediência, portanto o verdadeiro sábio é aquele que lhe obedece, mas tudo começa no temor a Deus, e para temê-Lo, precisamos conhecê-Lo que Ele é Deus, e fora Dele não há outro, pois é o único que é digno de toda honra e toda a glória.
    Adail.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.