Um jumentinho, palmas, vestes e pedras

-Tema: CONVERSÃO
Lucas 19.28-40
-Introdução: A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi para se cumprir uma profecia de Zacarias 9.9 dando um sinal ao povo de que seu Rei seria um que entrasse humilde montado em um jumentinho e ao mesmo tempo de maneira triunfal como um verdadeiro Rei digno de honras e louvores.
Este texto mostra para nós como é a entrada de Jesus em nossas vidas. Você se lembra quando e como Jesus entrou em sua vida? Certamente Ele entrou de maneira triunfal, embora muitos não percebam.
Contudo vemos reações diferentes nas pessoas presentes como os donos do jumentinho, as pessoas que lançavam suas vestes balançando palmas de folhagens ao cantar boas vindas e os fariseus que mantiveram-se duros sem perceber que era o Rei que entrava.

Como Jesus entra em nossas vidas?

Vamos comparar três tipos de pessoas ou três tipos de reações ao receber Jesus: os donos do burrinho, as pessoas que lançaram suas vestes cantando e balançando palmas e os fariseus presentes. Observe esta cena, os objetos usados e pessoas envolvidas bem como seu comportamento para perceber como temos recebido a Jesus ao entrar em nossas vidas.

1- Jumentinho – resistência: v.30-35

O jumento é conhecido por sua força e resistência, embora não seja tão fácil de amansar ou dominar. Jesus pediu um jumentinho que nunca alguém o tivesse montado. Isso significa que seria de uso especial e exclusivo de um Rei, mesmo que Jesus o devolvesse. Contudo montar um jumento que não foi amansado não é tarefa fácil, embora Jesus, o Criador, o dominou facilmente.
Os proprietários do jumentinho não aceitaram de imediato, mas ao ouvirem que seria para o Senhor [Adonai=dono] entenderam e permitiram.
Aqui aprendemos três coisas:
a)  Pessoas que são resistentes como um jumento, fortes, mas que não se aceitam dominar. São indomáveis, duros e bravios. Por causa disso batem muito a cabeça e apanham muito da vida para depois se entregar. Jesus os chama e devem aceitar o jugo suave do Mestre (Mateus 11.28,29).
b)  Pessoas que questionam a vontade de Deus. Jesus sabia que seria questionado por isso deu a resposta antecipado. Deus tem a resposta para estas pessoas.
c)  Pessoas que temem perder suas vidas ao se entregar ao Senhor Jesus. Jesus disse que ira devolver o jumentinho. Quando aceitamos ao Senhor Jesus realmente gastamos nossa vida (Mateus 16.25), mas a ganhamos em abundância (João 10.10). Aceitar a Jesus não significa que perderemos todos os nossos sonhos. Pelo contrário sua vida será muito mais abençoada.
O Salmo 32.9 diz “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio”.  Isso nos ensina que precisamos ser mais aceitáveis à vontade de Deus.
Não resista à vontade de Deus por que você vai perder tempo. Controle suas emoções como raiva e auto suficiência, deixe de lado os questionamentos e o medo de perder sua vida na Igreja.
O Senhor Jesus quer assumir o controle de sua vida!

2- Palmas e vestes – boas vindas: v.36-38

As pessoas que balançaram palmas e vestes estavam prestando homenagens ao Rei. Tinham atitudes de adoração e não apenas palavras. Estes são pessoas totalmente abertas á ação de Deus sobre suas vidas. Recebem ao Senhor de coração aberto não apenas de boca as de coração.
Aqui também aprendemos três coisas:
a)  Palmas -  Atitudes: ao balançar as palmas tiveram que agir, cortar folhas e sem se cansar, ficar de mãos estendidas acenando para o Rei.
b)  Vestes – conversão: ao tirar suas vestes mostravam para o Rei que mudaram de vida. Que o Rei é digno de pisar sobre suas roupas mostrando Sua superioridade sobre suas vidas.
c)  Hosanas – louvor: ao cantar hinos e dizer ‘Hozana’, estavam cumprindo o real motivo de sua existência, viver para o Louvor do Senhor (Salmos 150.6).
Abra seu coração e receba a Jesus com Alegria (Salmos 100.2). Tome atitudes que mostrem que você pertence a Jesus, assuma publicamente que você é um cristão/ã, mude sua vida interiormente despindo-se de qualquer ‘veste’ de religiosidade e viva para o louvor do Senhor.
O Senhor Jesus quer ser bem recebido em sua vida!

3- Pedras – dureza de coração: v.39,40

Enquanto os donos do jumentinho mesmo relutantes aceitaram a Jesus como Rei e a multidão o adorava cantando louvores e dizendo brados de boas vindas, havia ali os fariseus que murmuravam e reclamavam de tudo incomodados.
Talvez muitos nem perceberam, de tão emocionados que estavam, mas Jesus ouviu os fariseus e respondeu a eles que se não clamassem as pedras clamariam. As pedras eram os fariseus. Seus corações eram tão duros que até o jumentinho havia sentido e aceitado ser montado pelo Rei, mas eles não entendiam nada.
Muitas pessoas estão assim endurecidas pelos problemas da vida. Cegos espiritualmente.
Quando as pedras clamam?
a)  Quando não ouvimos Jesus. Ele sempre está falando conosco e precisamos ser sensíveis para ouvir a sua voz. Então nestes momentos de surdez espiritual surgem pedras de tropeços para nos chamar atenção para Deus.
b)   Quando não vemos as obras de Jesus. Ele sempre está agindo e operando maravilhas em nossas vidas e muitas vezes não percebemos. Por isso surgem pedras para nos imobilizar e nos tornar dependentes do Senhor.
c)  Quando não falamos de Jesus. Ele merece ouvir o nosso louvor e nossa oração. Precisamos falar de Jesus às pessoas. É por não falar de Jesus que surgem pedras para nos incomodar a buscar ao Senhor e o reconhecer como Rei.

Muitas pessoas são insensíveis. Não conseguem sentir a presença de Deus. Estão cegos e surdos espiritualmente e não conseguem abrir seus lábios para adorar a Deus.
Não seja duro de coração como os fariseus. Aceite a Jesus como Senhor de sua vida. Muitas vezes as pedras estão clamando para ouvirmos, vermos e falarmos que aceitamos Jesus em nossas vidas.
Jesus merece ouvir de sua boca que O aceita. Louve ao Senhor!

Jesus quer entrar em sua vida!

-CONCLUSÃO:
Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém e também quer entrar em sua vida.
Como você tem recebido ao Senhor Jesus?
- Como o jumentinho e seus donos resistindo ao Senhor como Rei?
- Como a multidão que com suas palmas tiveram atitudes, com as vestes demonstraram sua conversão e com os louvores sua aceitação do Senhor como Rei?
- Como os fariseus que se mantiveram duros como pedras sem sentir nada?

Receba a Jesus de maneira triunfal em sua vida!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

5 comentários:

  1. prezado e amado pastor realmente tenho sentido uma palavra inspirado pelo espirito santo de DEUS EM minha vida peço ao senhor todo poderoso que continue capacitando atraves do espirito de DEUS EM SUA VIDA a abencoar vidas ao redor do mundo DEUS te abencoe em o nome de jesus amen joel correia lima cidade santa barbara doeste sp

    ResponderExcluir
  2. durante a maior parte da minha vida foi um idiota vivia pecando até que um dia descobri que minha alma era prisioneira do diabo estava com correntes sem roupa cheio de frio na minha alma e cheio de fome na igreja católica não me deram nem roupa nem alimento nem roupa estava nu e nada me deram mas procurei e procurei até que alguém me ajudou e as testemunhas de Jeová tinham roupa e me vestiram me deram agua e alimento para a minha alma doente nunca saberei se algum dia alcançarei o paraíso mas hoje sei que á Deus verdadeiro Senhor Jeová mas andei perdido no deserto e sei que a maior parte da minha vida foi uma vida que perdi por ter sido um idiota estupido que não soube aprender com a vida de Jesus Cristo a amar de verdade a verdade

    ResponderExcluir
  3. eu procurei o que estava errado na igreja católica porque o espirito santo do Senhor não
    estava lá as estatuas eram como janelas para demónios as rezas da avé maria estavam cheias
    de blasfémia contra Deus e Jesus Cristo eram locais de escuridão a virgem é o próprio diabo
    e seus crentes lhe chamam de sua mãe e a mãe do seu deus do pecado o diabo mas nem querem acreditar em que adoram a besta disfarçada de virgem porque ela é invisível aos olhos de seus crentes mas é a sua rainha e tem o trono do vaticano eu tentei dizer á igreja católica a verdade mas a igreja recusa a verdade o papa é
    uma palavra que muitos nem a traduzem pai pai da igreja quando se sabe que Deus é o pai de toda a criação um homem que devia ser um apostolo e nunca o pai de todo que representa
    em apostasia ao Deus verdadeiro

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.