O que você faz quando está sozinho?

Tema: VIDA CRISTÃ

pregação vida cristã

Mateus 6.2-6 e 16-18
-Introdução: Muitas pessoas gostam de fazer sua meditação ou exercícios sozinhos. Realmente é importante ter um momento para ficar com seus pensamentos. O próprio Senhor Jesus tinha momentos que separava para ficar sozinho e tirar um tempo para sua comunhão com Deus (Mateus 4.1). Contudo, existem casos de pessoas que revelam outro comportamento quando ninguém está vendo, sendo capazes de cometer erros e até mesmo crimes.

Quem é você quando ninguém esta olhando?

Vejamos três coisas que Jesus nos ensinou a fazer secretamente:

1- DOAR em segredo 

“a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” v.4

A primeira coisa que Jesus ensinou a fazer sem mostrar para outros é DOAR.
Comumente todo mundo gosta de contar para os outros quando faz algo de bom como uma doação. Jesus deixou claro que quando damos algo não precisamos revelar para receber agradecimentos. O importante não é os outros ficarem sabendo e sim Deus que sabe a intenção do coração do doador.
A recompensa de quem doa em segredo é a vida abundante em Jesus (João 10.10), bem como a alegria de ter sido usado por Deus para abençoar outras vidas.
Você conta para os outros quando faz uma doação?
Só Deus precisa ver o que você deu para alguém!

2- ORAR secretamente 

“quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” v.6

A segunda coisa que Jesus ensinou fazer secretamente é a ORAÇÃO.
Hoje em dia muitas pessoas gostam de reuniões de oração barulhentas e ainda existem aqueles que só sabem orar quando estão com o microfone na mão. No tempo de Jesus não era muito diferente. Como não tinham microfones, muitos gostavam de orar gritando nas esquinas das praças. Por isso o Mestre ensina o valor da oração silenciosa e dentro do seu quarto a sós com Deus.
A recompensa da oração feita sozinho com Deus é uma vida de intimidade espiritual (Salmos 24.14) e a resposta do pedido que fizemos é garantida.
Você ora mais sozinho ou em público?
Cultive sua vida de intimidade com Deus!

3- JEJUAR discretamente 

“com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” v.18

O JEJUM é a terceira coisa que Jesus ensinou a fazer sem ninguém ficar sabendo.
Penso que para quem vive em família ou convive com outras pessoas não seja reprovável explicar que está em propósito de oração para não parecer desfeita ao não aceitar um alimento durante seu jejum. O que Jesus quis dizer com suas palavras é que o jejum não pode ser feito para mostrar aos outros e sim para que a carne seja renegada e que Deus veja somente. No tempo de Jesus o Jejum era motivo de orgulho e status religioso.
A recompensa de quem jejua secretamente é receber o poder (Marcos 9.29) além de vencer as vontades da carne que lutam contra nossa santificação.
Você conta para os outros que está jejuando?
O jejum deve mostrar para a própria carne que Deus é mais importante que tudo!

Cuide de sua intimidade com Deus!

CONCLUSÃO

Aqui estão três coisas simples que Jesus ensinou no evangelho e que estão faltando na Igreja atualmente. Muitos só fazem uma doação para ter reconhecimento público, outros só oram fervorosamente quando a igreja está cheia e ainda há quem jejue para mostrar sua espiritualidade.

Existem respectivas recompensas vindas diretamente de Deus:
Quem doa secretamente recebe prosperidade.
Quem ora secretamente recebe intimidade com Deus.
Quem jejua secretamente recebe poder.

Você faz as coisas para os outros verem?
Saber que Deus está vendo é o suficiente para quem quer receber recompensa Dele!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp