Reconhecendo a Voz de Deus

-Tema: DISCERNIMENTO
Mateus 16.13-23
-Introdução: Quando conhecemos a voz de uma pessoa, conseguimos reconhecer com poucas palavras. Existem pessoas que conseguem até imitar a voz de uma pessoa que conhece bem. Certamente a voz de Deus é inconfundível para quem O conhece.
Jesus sabia discernir a Voz do Pai e neste texto mostra a diferença prática da voz do homem, do diabo e a Voz de Deus.
Como reconhecer a voz de Deus?
Vamos ver com o exemplo de Jesus como reconhecer a Voz de Deus e saber quando é o homem ou o diabo que está falando:

1- A Voz do Homem: v.13,14
Jesus perguntou aos discípulos o que os homens estavam falando a seu respeito e eles responderam conforme tinham ouvido nas ruas comparando o Mestre com grandes profetas como João Batista, Elias e Jeremias.
O homem muitas vezes fala coisas ‘boas’ a nosso respeito e somos tentados como os discípulos a pensar que estas palavras são de Deus, por que têm linguagem religiosa e falam coisas que nos agradam. Mesmo assim é preciso tomar cuidado para não confundir isso com a voz de Deus.
O ditado ‘a voz do povo é a voz de Deus’ é uma das maiores mentiras repetidas constantemente. A mesma multidão que gritou ‘Hosana!’ no domingo (Mateus 21.9), também gritou ‘Crucifica!’ na quinta-feira (Mateus 27.22).  Nem sempre quando todos estão falando bem de nós significa que Deus os está usando para falar conosco, pois “maldito o homem que confia no homem(Jeremias 17.5).
Você já foi enganado pela voz do homem?
Não se iluda com bajulações das pessoas!
                              

ASSISTA:
2- A voz de Deus: v.15-17
Jesus continuou perguntando aos discípulos o que eles achavam a seu respeito e Pedro foi inspirado por Deus para dizer quem é Jesus. Na mesma hora Jesus reconheceu que o Espírito Santo estava usando a boca de Pedro.
Quando Deus fala por meio de alguém sentimos algo sobrenatural “porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4.12). Isso significa que quando é Deus que está falando, tanto quem ouve como quem fala (dois gumes) são penetrados profundamente pela voz de Deus.
Algumas características da voz de Deus são:
-Poder e Majestade (Salmos 29.4);
-Traz PAZ ao coração (I Reis 19.12).
-Contraria a vontade do homem para anunciar a Vontade de Deus (Juízes 6.11-39).
-Sempre está de acordo com a Palavra de Deus (Números 23.19).
Muitos cristãos não ouvem a Voz de Deus porque estão desatentos. Não é Deus que está em silêncio e sim às pessoas que não estão ouvindo por causa da surdez espiritual provocada pelo pecado e o tumulto de tantas coisas do mundo ao seu redor (Isaías 59.2).
Você já ouviu Deus falar com você?
Preste atenção e ouça a Voz de Deus!

3- A voz do diabo: v.21-23
Ainda no mesmo diálogo Jesus aproveita a inspiração recebida por Pedro para anunciar sua missão redentora que passaria pelo sofrimento e crucificação, revelando a vontade soberana de Deus. Neste momento Pedro chamou Jesus num canto e começou a inspirar autopiedade dizendo que Jesus não merecia nada daquilo. O Mestre reconheceu que neste momento Pedro estava sendo usado pelo demônio e o repreendeu imediatamente.
Engana-se quem pensa que o inimigo fala só coisas ruins porque “não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz (II Coríntios 11.14) e no fim nos tempos o inimigo tem feito tudo “para enganar, se possível, os próprios eleitos (Marcos 13.22).
Uma forma do inimigo falar é colocando dúvidas no coração. A serpente enganou Eva com palavras mansas e sedutoras questionando as palavras de Deus. A voz de Deus traz confiança e certeza ao coração.
A autopiedade é uma grande forma de Satanás falar com as pessoas. Cuidado quando alguém disser ‘coitadinho de você’ e que ‘você não merece isso’, porque pode ser o inimigo te incitando a deixar a sua cruz. A verdadeira voz de Deus te desafia a suportar a cruz até o fim e perdoar todos que te ofenderem.
Você sabe quando o diabo tenta te enganar?
Não aceite dúvidas nem autopiedade que vem do inimigo!

Reconheça a Voz de Deus!
-CONCLUSÃO:
Infelizmente muitos cristãos hoje estão como Pedro que ora falam o que todo mundo tá dizendo, ora são usados por Deus e depois dão ouvidos ao diabo. Por isso é urgente reconhecer a voz de Deus que fala profundamente ao coração.
Você sabe discernir as vozes do homem, do diabo e a Voz de Deus?
Peça ao Senhor que te dê discernimento e que fale ao seu coração!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

7 comentários:

  1. amém...obrigado por essa mensagem!tão rica em espiritualidade

    ResponderExcluir
  2. Assista esta pregação em:
    http://www.youtube.com/watch?v=nTPqbaC1NVg

    ResponderExcluir
  3. Tudo que li até agora sobre varios textos foi edificante para minha vida. E Deus tem falado ao meu coracao. Glória Deus por isso. Que nós viemos a guardar na tábua do nosso coração para nunca mais esquecer..

    ResponderExcluir
  4. Que o Todo-poderoso,continue a lhe inspirar.

    ResponderExcluir
  5. Estudos bênçãos do céu,que ajudam nosso entendimento espiritual. Parabéns pelo empenho e dedicação. Deus lhe(s)abençoe em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.