Vencendo a Humilhação

-Tema: MOTIVACIONAL
Gênesis 16.6-13
-Introdução: Uma das coisas mais difíceis de suportar é a humilhação. Ser humilhado é ser considerado inferior do que realmente é. O desprezo, a afronta ou rebaixamento são formas de humilhar alguém. Como é doloroso ser humilhado.
Agar foi uma escrava de Sara e Abraão que foi usada para dar um filho ao casal. A humilhação já era algo comum na vida de Agar, como escrava. Mas neste momento ela foi expulsa de casa por sua patroa. Tudo começou porque Agar engravidou e quis se exaltar desprezando sua senhora (v.4,5).
O mais importante a fazer para não sofrer humilhação é nunca se exaltar “pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11). Se não quero ser humilhado também não devo humilhar ninguém e “tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Mateus 7.12).  Se o homem te humilhar, deixe Deus te exaltar.
Como vencer a humilhação?
Com o exemplo de Agar vamos aprender a dar a volta por cima quando for humilhado:

1- Busque um Refrigério: v.6-8
A atitude de Agar ao ser humilhada por Sara foi fugir para um lugar deserto, contudo próximo a uma fonte de água. Foi neste momento que um anjo de Deus lhe apareceu para confortá-la.
Sair um pouco do clima de tensão. Fazer uma caminhada. Refletir bastante. Principalmente estar em um lugar agradável, faz muito bem para aliviar a pressão que sofremos quando passamos por humilhação. Deus pode te surpreender com sua presença. Às vezes não conseguimos sentir a presença de Deus em meio a confusão, por isso é tão importante sair um pouco para esfriar a cabeça e depois voltar sem tomar decisões precipitadas.
Jesus é a fonte de água vivia que nos refresca em meio aos desertos da vida. Sempre que precisar de ajuda, lembre-se que Ele também foi humilhado e agora pode ajudar você. Tenha temor de Deus antes de qualquer reação porque “o anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem e os livra” (Salmos 34.7). Procure um local e momento de refrigério em oração e meditação na Palavra de Deus.
Está cansado de ser humilhado?
Busque refrigério em Deus!

2 – Ouça a voz de Deus: v.9-12
A segunda atitude de Agar foi ouvir a voz de Deus através do anjo enviado pelo Senhor. A mensagem do anjo foi para que voltasse para a casa de sua patroa e se humilhasse diante dela. O que o anjo falou para ela não foi o que esperava, mas foi a vontade de Deus para sua vida.
Agar obedeceu porque sabia que seria exaltada pelo Senhor. Recebeu inúmeras promessas para o futuro de sua família. Mas por enquanto precisava se sujeitar ao convívio com Sara para esperar o tempo de gestação do filho de Abraão até que estivesse pronto para enfrentar a vida no deserto.
Quando alguém te humilhar, tome cuidado com palavras de pessoas que vêm te consolar com sentimentos de comiseração e te enchem de auto piedade. Deus é misericordioso, mas não te vê como um coitadinho. Você é capaz de vencer tudo e se for preciso suportar privações por um tempo, logo adiante conseguirá dar a volta por cima.
Existem situações na vida em que a humilhação precisa ser suportada durante um tempo. Por exemplo, quando você está em uma situação inferior num emprego ou quando você mora de favor com alguém. De nada adianta ‘chutar o balde’ de uma vez. Às vezes é melhor esperar um pouco e quando sentir que é a hora certa sair ou receber a recompensa.
Antes de fazer qualquer coisa, peça a direção de Deus. Busque o fruto do Espírito para vencer cada situação humilhante que você enfrenta (Gálatas 5.22,23). E se Deus não te falar nada? Então não faça nada.
Você busca a direção de Deus antes de reagir a uma humilhação?
Não faça nada até saber o que é que Deus tem para sua vida!

3- Confie que Deus está vendo tudo: v.13
A maior convicção da vida de Agar veio através da oração. Ela invocou ao Senhor. E a resposta que obteve foi que o Senhor está vendo tudo. A partir de então ela continuou sua vida baseada na certeza de que um Deus soberano estava olhando por ela.
Viver sob a perspectiva da soberania de Deus é algo maravilhoso. Esta confiança no poder infinito do Senhor nos ajuda a conformar com coisas que não conseguimos mudar, mas também acreditar que nada é impossível para Deus. Quando olhamos para as pessoas ou pensamos que estão nos olhando de maneira injusta, ficamos revoltados e cheios de amargura. Então vale mais a pena saber que Deus está nos contemplando com seus olhos cheios de amor, mas também de justiça porque não pode ver o erro e deixar impune.
Creia que Deus está vendo o que estão fazendo com você e fará justiça a seu favor. Sendo assim, não precisa fazer nada contra quem te humilhou, lembrando do ensinamento bíblico de “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor (Romanos 12.19). O juízo final deve ser uma certeza na vida do crente, para pedir perdão por seus pecados e saber que a justiça de Deus se cumprirá.  Você nem precisa ficar dando explicações porque o seu Advogado te defende e o Justo Juiz testemunha a seu favor e te absolve.
Já pensou que Deus está vendo tudo?
Confie na justiça de Deus para te exaltar!

-CONCLUSÃO:
Agar voltou para a casa de Sara, suportou a humilhação por mais um tempo. Depois o mesmo anjo de Deus lhe abriu os olhos para ver um oásis no deserto onde foi feliz, construiu sua família com seu filho e com uma grande descendência (Gênesis 21). O tempo de humilhação de Agar acabou e ela foi exaltada por Deus. Até hoje Agar é reconhecida como uma mulher de fé.
A humilhação é a escola da humildade. Quando passamos por humilhação aprendemos a ser humildes. Ser humilde não é uma falsa modéstia e sim a capacidade de não se considerar superior aos outros (Filipenses 2.1-4). O maior exemplo de humildade que conhecemos foi o de Jesus que suportou a maior de todas as humilhações (Filipenses 2.5-10). Mesmo sendo Deus, se fez pequeno ao ponto de ser condenado pelos homens, mas foi exaltado até a sua glória nos céus.
Você está sendo humilhado por alguém?
Espere um pouco e Deus te exaltará!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

24 comentários:

  1. É triste demais sofrer humilhaçao a vida inteira. sentir que nao tem vida e que o controle de tudo esta nas maos de pessoas que aproveitam do seu respeito, medo e amor pra lhe humilhar e te fazer sentir-se pequeno diante de tudo. Quando eu era uma adolescente o sofrimento era pior,mas fazia sentido...aquela velha historia de criação rígida é correta e tem que ser aplicada, embora com certos limites. Mas agora, adulta, passar pela mesma coisa, é deprimente. Da vontade de perguntar "o que te da o direito de gritar cmg? De dizer que eu nao sirvo pra nada? De me diminuir?"! filhos nao sao escravos. Obter respeito passando medo e humilhando un filho nao é ético nem justo.
    As vezes me sinto podre, ruim e pior que tudo. Ter que ir pro quarto e chorar com mais de 20 anos nas costas parece coisa de gente infantil. Eu decidi procurar a palavra de Deus bem em um momento desse, e o seu post me ajudou.
    Eu nao tenho o direito nem o por que de sentir raiva e rancor no meu coraçao,por que Deus sabe o que posso suportar e nunca me daria um problema ou afliçao maior do que eu posso aguentar. Calma e silencio pode nao curar de imediato a tristeza, mas te da uma coisa que nenhum humilhador pode ter: RAZAO.
    Eu agradeço a Deus por ter reconhecido isso sozinha e a tempo de mudar.
    Deus é o juiz e o olho do mundo, ninguem recebe aquilo que não merece. Se eu mereci tudo que passei, hei de abaixar a cabeça e buscar uma mudança interior e benefica. Se nao mereci, Deus fará o certo na hora certa.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Duda, parece que você é eu. Aliás a sua história é a mesma que a minha. É muito triste ser humilhada, mas não há nada melhor do que deixar nas mãos de Deus, Ele é maravilhoso e sabe o que faz.

      Excluir
    2. Nossa passo isso tbm tenho 19 anos e meu pai me humilha demais eu tento ser a melhor filha mas infelizmente é impossível! Um dia contarei meu testemunho eu sei que vou superar o Senhor me dará força .e isso acontece nos lares menos improváveis de acontecer .
      Acredito que vcs tbm são evangélicas , eu sou e a pior coisa que tem é vc conviver com hipócrita na igreja é uma coisa em casa é outra!

      Excluir
    3. Agora a pouco passei PoR isso minha irmã da Bahia que a muito tempo não via veio me visitar ela me humilhou ,falou mal da minha casa das paredes da minha casa me chamou de gorda,tratou mal meus amigos fez eu brigar com o meu marido foi um inferno.

      Excluir
    4. Oi, Duda.
      Começo esse meu comentário observando uma coisa que você relatou.
      Como você mesma disse; ( ninguém recebe àquilo que não merece ) você assim como qualquer ser humano tem o DIREITO de ser respeitado, amado e livre para ter o controle da própria vida independente do quem vc seja ou o que já foi, O grande bem que você já fez foi ter tomado consciência disso. Acredito que sua criação "rígida" tenha gerado um grande impacto sobre sua autoestima afetando seu senso de valor; (As vezes me sinto podre, ruim ) como você mesma disse.
      Tenho um pai rígido e uma mãe muito crítica, a mudança que fiz em minha vida foi procurar um psicólogo e buscar minha independência ( morar sozinho). Te aconselho buscar ajuda de um profissional ( psicólogo )se por algum motivo deixar de procurar, existe um sistema online chamado "oriente-me" que faz tudo de forma anônima. Espero ter ajudado, um abraço e que Deus abençoe você em sua caminhada.

      Excluir
  2. Se for humilhado, se o humilhe pra Deus ...E Ele o exaltara.

    ResponderExcluir
  3. Esse post me ajudou muito, tenho só 15 anos mais já sofri várias humilhações até pela minha mãe me chamando de burra, incapaz, vagabunda, dependente do dinheiro dos outros que nunca vou conseguir ter nada conquistado por mim nessa vida e isso dói no coração mais através desse post e pela minha procura na palavra de Deus e acredito que Deus me exaltara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua história é parecida cm a minha😢

      Excluir
  4. A menos de uma semana tbm fui humilhada pelo meu ex...disse q a atual dele é mulher de verdade tem atitude e espontânea diferente de mim...e por causa disso ele se apaixonou...mas eu ponho essa humilhação nas mão de Deus e peço q ele me exalte um dia,não aguento mas sofrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele diz isso, agradeça a Deus! Pq ele te livrou de um caara sujo! " acaso um pai daria sua querida filha a um homem de mentira?" seja forte! Vc é princesa de Deus!/

      Excluir
    2. Acaso o pai daria sua querida filha a um homem de mentira? Deus te livrou dele! Vc é uma princesa!!!

      Excluir
  5. a humilhação dói e muito....mais com Deus não há mal que perdure.
    então confia, confia em Deus confia, tem vitória chegando meu irmão..."Acalma-me "- Gislaine e Mylena.

    ResponderExcluir
  6. Duda! vou te contar um pouquinho do que passei na minha vida, tenho 6 irmãos e a vida toda ouvi dizer: me rependo de ter tantos filhos e sempre me jogava na cara eu tentei te abortar mas não deu certo sendo que depois de mim teve 3 eu fui a escolhida para ser tirada, cresci ouvindo isso ,tive minha vida infeliz fui uma joven infeliz pois carreguei o peso da minha mãe sobre mim, quando completei 20 anos comecei a namorar e engravidei, e nenhum momento eu pensei em tirar minha filha amei desde que soube que estava grávida, meu namorado naõ recebeu muito bem a notícia e me rejeitou a primeiro momento , e fui expulsa de casa com um barrigão e para minha surpresa eram gêmeos, fui morar então na casa dos pais do meu namorado com os pais deles e irmãos, fui humilhada massacrada pela família dele e acabei perdendo um bebê ficando apenas com 1 meu namorado so queria saber de farra e os pais não faziam ele ser responsavél, então tomei a decisão ,aluguei uma casa e fui morar sozinha com minha menina e depois de um tempo meu namorado veio viver comigo e ai iniciamos uma relação de casal no qual gerou um outro filho mas a minha menina já tinha 5 anos quando meu pequeno marlon nasceu e ai me casei direitinho e começamos a viver uma vida de verdade constitui família hoje minha menina tem 21 anos e mora comigo solteira e meu filho de 16 sou casada a 23 anos e a pouco menos de 1 ano recén operada conversando com minha filha sobre o futuro dela e escolhas a ser tomadas porque me preocupo com seu futuro , ela me disse: não pedi para nascer , e eu falei não diga isso eu tive voc~e com todo meu amor fui expulsa de casa sofri ,mas nunca pensei en tirar você , ela me respondeu era melhor ter feito aborto minha vida é uma droga , sempre dei amor e carnho nunca deixei faltar nada , tem 21 anos nunca trabalhou na vida eu sustento somente pq disse que já é hora de decidir o que fazer faculdade ta a naos decidindo o que fazer ela me falou tudo isso meu filho chorou ao ver ela falar assim comigo, a vida inteira queria ter ouvido minha mãe dizer que tinha se arrependido de ter tentado me abortar ,mas nunca ouvi e minha filha me diz isso então eu sei o que é humilhação , eu perdoei porque eu não posso acreditar que ela tenha falado de coração mas sim de um momento infeliz que estava vivendo. eu com tudo isso hoje adulta amo minha maê e não a jugo, teve seus motivos não soube expressar seus sentimentos enfim. tente olhar de maneira diferente fui muito humilhada nessa vida e infelizmente seremos faz parte da vida , mas não podemos aceitar as humilhação, mas elas virão junto com as injustiças. mas o trondo de Deus é feito de justiça e verdade.

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui uma boa moça, modesta parte, estudiosa e cabeça boa. Hj tenho 30 anos e não falo com a minha mãe há mais de dez anos. No início foi bastante difícil. Ela não e procurava e eu sofria muito. Pois passei muita opressão com ela. Não me deixava estudar, me acusava de gostar do marido dela e não dela ede ter inveja da minha irmã. Eu sempre vivi minha vida, queria apenas estudar e sair de casa. Até que Deus me mandou um homme maravilhoso com quem me casei e fui muito feliz. meu casamento chegou ao fim. Ela infernizou muito. ma não foi pelo inferno que ea ez que terminou, mas sim porque eu sabia que o meu objetivo era casar para sair de perto das agressões dela. me acusou de coisas graves e injustas, falou mal d emim para toda a família. O ápice foi uma pessoa que me fez muito mal e mesmo assim ela e minha irmã me gritaram muito, me xingaram e ficaram do lado da minha algoz. Por incrível que pareça até a pessoa que me fez mal se chocou com o acontecidos. É uma história muito triste, de muito ódio delas por mim. Mas a certeza da minha vida é que Deus vê tudo, soberano e justo. Um dia ele fará a justiça brilhar como o sol do meio dia. Estou noiva, vou me casar, ter a minha família e esquecer essas pessoas que só me causaram dor e sofrimento. A verdade é que Deus sempre foi muito bom comigo e o diabo não se conformou. Deus é comigo!

    ResponderExcluir
  8. eu sempre fui humilhada por minhas colegas e vizinhos so pq não tive um pai e uma mãe de verdade e ai todos davam pitaco na minha vida .Mais eu cresci e estudei e ai casei aos vinta anos e com vinte e um tive uma filha e com mais três anos tive outra filha e a minha vida entre família era perfeita,até que um dia meu marido cruzou o caminho com outra e ai o inferno de humilhações começou.Minha morreu e depois minha filha mais nova.Achei que fosse morrer tbm ,mais segurei na mão de DEus e fui seguindo a vida cheia de humilhações.Meu marido me olhava juntamente com a amante e eu vivia como uma canoa furada e sem rumo,um verdadeiro inferno.Ai resolvir buscar ajuda totalmente a DEus ,a o Deus do impossível e sei que ele já está me exaltando e do meu coração já desapareceram as angustias e as amarguras.Deus é maravilhoso e só nele encontramos refugio.

    ResponderExcluir
  9. Tenho 33 anos e estou passando por uma crise financeira muito grande. Minha família e eu estamos nos alimentando com a ajuda de familiares.. apesar de muitos nos ajudar, a maioria se sente no direito de me humilhar.... É muito triste isso pois tenho dois filhos pequenos e as pessoas os olham com ar de superioridade pelo fato de estarmos passando por essa dificuldade.

    Mas tenho Deus em minha vida, sei que Ele irá nos auxiliar...

    ResponderExcluir
  10. É muito triste viver na humilhação.
    Passo por isso a mais de 8 anos. morei com minha mãe até meus seis anos de idade, e passávamos fome. e por essa razão minha mãe me deu pra outra pessoa, esposa do meu tio.
    Sempre fui humilhada por ela, passei coisas difíceis de compreender, coisas que hoje uma criança de 6/7 anos jamais passaria.
    Hoje estou com 19 anos. sempre fui cristã, mas na igreja conheci um rapaz onde me envolvi.
    e engravidei dele.. ele nao quis assumir durante toda a gravidez eu sofri muito.... Hoje minha filha tem 2 anos de idade, o pai nunca á viu. eu continuo sendo humilhada em casa, mas comecei a abaixar a cabeça com todas as humilhações, porque não tenho condições de cuidar da minha filha sozinha. Estou namorando.. e meu namorado vê o que passo, já me propôs em casamento, mas quero seguir a vontade de deus, e sei que na hora certa todo sofrimento ira com uma onda do mar, e jamais quero carregar esse rancor dentro de mim. Afinal, quem é humilhado se acaba aos poucos, viver na opressão nos faz muito mal e nos deixa com a autoestima baixíssima! mas Deus terá Misericórdia;

    ResponderExcluir
  11. Deus realmente se importa? Vejam não discuto a Sua existência ou benevolência, mas ele realmente se importa com todos? Vejam sou uma pessoa correta justa, leal, honesta, sou bondoso estas qualificações são dadas para mim por outras pessoas mesmo por desafetos, eu mesmo não acho, claro tenho muitos defeitos sendo o pior o orgulho, mas nunca diante a Deus, me dobro a Ele sem vergonha, mas não vou quebrar diante a outras pessoas, prefiro a morte,e é oque venho procurando nestes dias atuais.
    Dai pergunto Deus realmente se importa, ele sabe dos meus limites e sabe também que não vou alem deste ponto, não vou me mostrar quebrado diante daqueles que amo, não tenho ninguém que dependa de mim, Ele ira me julgar sendo que parece que nunca me fez ter a certeza que olhou pra mim em algum momento? Porque tanta humilhação? Deus ajuda apenas uns poucos para fazer propaganda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez me vi assim fraco de espírito perdi a fé fui para magia negra se passaram 28 anos até que Deus por sua misericórdia me resgata-se e passei a entender que mesmo diante a nossas aflições, turbulência, Deus é Conosco aprendi que quando se espera em Deus ele nos sustenta e que como estamos fracos de espírito não vemos e como se andasemos sobre as areias de uma praia e vc sempre está vendo dois pares de pegadas e de repente vc olha para trás e só vê um par aí vc pergunta onde o sr está no momento que mais preciso aí de repente vc DEUS E ELE DIZ nesse momento que vc se vê só e passa a ver somente um para de pegadas são as minhas te carregando.
      Moral de tudo isso no aprendizado de Deus e que o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso e os sonhos de Deus são maiores que os meus,por isso mediante a tudo agradeça a Deus pois tem mente que vive em condições piores que a nossa são felizes pois Deus é misericordioso

      Excluir
  12. meu deus q palavra maravilhosa.mim encina aser mas humilde e perdoar a quem nos humilha

    ResponderExcluir
  13. Se Jesus foi Humilhado, quem somos nós, para não ter-mos que passar um dia.., o que posso dizer, que Um Dia as Coisas Mudam, Mudam quando Voce Entrega Calado nas Mãos de Deus, Não só a Humilhação, mas Tudo Tudo, Nos Piores Momentos, Não Tente Devolver C/ Palavras.. Entregue-se e Quem Lhe Ofendeu Nas Mãos de Deus, Que Tudo Vê, e é Justo No Momento Dele... Os Ofendidos e Humilhados Serão Exaltados Por DEUS !!! Confie Confie & Espere no Senhor. Amigos(a) nunca desanimem e se entreguem a qq situação, DEUS e Sua FÉ Te Darão A Vitória!! Antony abh_rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Só buscando refúgio em Deus mesmo porque não é nada fácil. Você ser humilhado por alguém que vc confiou, por alguém que ama... ser humilhado quando está gerando um filho desta pessoa.. Está tão pesado, tão difícil, busco a palavra de Deus para me confortar e esperar.

    ResponderExcluir
  15. A feira de Humilhação é incomparável com qualquer outra coisa ou outra situação pois a obrigação e a palavra fé na sua motivação pessoal no seu auto estima mas só tem uma coisa para falar estava pensando muitas outras coisas só que no momento eu vi uma palavra na qual ele e vou esperar um pouco pois está escrito no livro de Marcos Capítulo 5 Versículo 36 Jesus tem ouvido Esta palavra disse é o principal da Sinagoga Não Temas crê somente.... pois esse principal da Sinagoga pois o nome de Jairo Ele foi ao encontro de Jesus em meio a multidão para chamar que Jesus fosse até a casa dele e sua filha Estaria doente e o das palavras Mari bunda estaria morrendo pois em meio essa multidão ainda apareceu uma mulher que sofria a 12 anos com fluxo de sangue e ela se humilhando em meio a toda aquela multidão E clamou e disse se eu tocar pelo menos eu eu tocar a orla da sua veste eu serei curada então é sério ali esperando e chegou alguns da sua parentela me falaram Tua filha já está morta Jairo não tem mais razão para perturbar o mestre mas mesmo assim Jairo pela sua fé e se humilhando resolveu esperar um pouco mais até Jesus ir a sua casa e fazer um milagre pois faça como este homem não temas cre somente

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA ESTOU DESEMPREGADO VIVO DE FAVOR NA CASA DE MINHA SOGRA NAO SOU QUISTO POR TODOS A MUITO TEMPO NESTE MOMENTO DE DIFICULDADES IMAGINA FICOU PIOR PALAVRAS GESTOS OLHARES .MAS TENHO CERTEZA QUE A JUSTIÇA VIRA EM MEU FAVOR GRATO ALEXDVDESOUZA

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.