O livre arbítrio e a soberania de Deus

-Tema: VIDA CRISTÃ

pregação sobre livre arbítrio
Gênesis 3
INTRODUÇÃO: O Eterno Criador em que nós cremos é o Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente. Não há limites para a ação deste Deus, porque Ele é Senhor sobre tudo e todos. É o único e verdadeiro Deus, antes Dele não houve outro e depois não haverá porque o Senhor Deus é incomparável.
Ao fazer surgir todas as coisas, cada um da sua forma, beleza e função, Deus resolveu criar um ser especial, um ser que pudesse pensar, sentir, entender. Um ser espiritual e físico ao mesmo tempo, com a capacidade de criar semelhante ao seu Criador. Essa criatura que Deus fez seria tão especial para o Senhor, que lhe deu a sua própria imagem e lhe fez com tanto amor que desejou tê-los como filhos e filhas. Então Deus com o seu poder criou o ser humano.


Até que ponto, somos livres para fazer o que queremos?


Vamos aprender a respeito da Soberania de Deus e o Livre Arbítrio:

I – Quem é Satanás: v.1-5

Embora Satanás tenha algum poder, seu poder não existe se comparado com a Onipotência Divina e ele não pode fazer nada sem a permissão de Deus. Então o diabo luta para conquistar o homem e a mulher, tentando-os em suas fraquezas, porque sabe que Deus deu ao ser humano a liberdade de escolher. A humanidade toda tem a consciência de quando está errada, sabe quando está sendo tentada, bem como de suas fraquezas. Toda tentação é proveniente da vontade e fraqueza humana (I Coríntios 10.13; Tiago 1.14) e a tentação nunca é maior do que se possa suportar, porque Deus dá força para vencê-la e o homem tem condições de escolher o bem.
Satanás é mentiroso e o “pai da mentira” (João 8.44) que tenta enganar as pessoas seduzindo com astúcia e engano. Sua principal estratégia é levantar dúvidas e tentar nossos limites como quis fazer até com o próprio Senhor Jesus (Mateus 4.1-11). Sabemos que o diabo está derrotado e será totalmente derrotado, mas quer prejudicar vidas que são amadas por Deus.
O inimigo está tentando te enganar?
Cuidado com as mentiras do diabo!

II - Quem é o Homem: v.6-10

O homem e a mulher, além de todos os privilégios que receberam sobre as outras criaturas, ganharam a capacidade de escolher, o livre arbítrio e o entendimento para saber o que pode e o que não pode fazer, bem como de suas consequências. Mas até então o homem e a mulher não haviam provado do proibido, só conheciam o que era permitido e quando provaram do bem e do mau, “lhes abriram os olhos” e passaram a ter consciência do que realmente é o mau e o bem, sentindo suas consequências.
Deus sempre pôs diante do ser humano os dois lados e seus resultados (Deuteronômio 28) e deu a ele a consciência interior para saber quando está com malícia ou benignidade.
O soberano Senhor é dono de tudo e de todos. O ser humano é dependente de Deus, porém age sem o consentimento divino. Contudo, somente com o consentimento do homem é que Deus perdoa os seus erros, transformando a vida.
Até hoje o homem e a mulher não aprendeu a usar o dom de escolher que recebemos de Deus e muitas vezes busca o mau com a própria vontade. Quando surgem as consequências queremos colocar a culpa em Deus, só reconhecendo a Soberania Divina ao precisar de socorro.
O pecado original, habitado em todo/a descendente de Adão e Eva, é a tendência para o mau, mas Deus deu provisão enviando seu Espírito Santo para que não vivamos segundo a vontade da carne e tenhamos o penhor do Espírito (Romanos 8.5). Embora a tendência natural seja para a maldade, o ser humano ainda possui em sua natureza o desejo de acertar, praticar o bem e com a ajuda de Deus é capacitado para isso.
Você está lutando contra o mal?
Vença o mal com a ajuda de Deus!

III – Quem é Deus: v.11-22

Os cristãos sabem que não vivemos mais no tempo da lei, mas debaixo da graça de Cristo (Romanos 14.6). Por isso não é necessário estabelecer limites, ou prisões para manter o crente no caminho, pois vivemos numa nova aliança em que as leis são escritas em nossos corações podendo sentir o desejo de obedecer não apenas tendo o conhecimento do certo e o errado.
Como crentes, acreditamos que podemos nos disciplinar para praticar o bem através dos atos de piedade e obras de misericórdia, com a ajuda de Deus. Buscamos não praticar o mau, zelosamente praticar o bem e observar as ordenanças de Deus, sempre crendo na vitória por meio da vida disciplinada.
Há um mistério com relação a Soberania Divina que só podemos compreender por meio da fé. Racionalmente é incompreensível um Deus soberano permitir catástrofes e desastres que causam a infelicidade de tantos. Mas “as coisas encobertas pertencem a Deus e as coisas reveladas pertencem a nós” (Deuteronômio 29.29) e melhor do que questionar a Deus é pedir-lhe que nos faça entender os seus propósitos, saber para quê e não o porquê das fatalidades da vida.
Deus é Senhor sobre tudo o que acontece, o bem e o mau. A maldade não é da vontade de Deus, mas pode ser uma consequência da vontade do homem, sendo permitido por Deus para um bem maior que na maioria das vezes, não entendemos, até que com o desenrolar dos tempos percebemos que nada sai dos propósitos divinos e há tempo para tudo (Eclesiastes 3.1-7).
Você percebe a Soberania de Deus em sua vida?
Deixe o Senhor estar acima de tudo em seu viver!

Você é livre para fazer a vontade de Deus!


CONCLUSÃO

Foi com muito amor que o Criador deu ao homem e à mulher o livre arbítrio e não seria justo o Senhor viver a impedir as consequências originadas da escolha humana.
Quando aceitamos a Jesus como Salvador e Senhor, recebemos uma nova vida (II Coríntios 5.17) e então temos onde buscar ajuda para nossas decisões, encontramos o seu conselho (Isaías 9.6Salmo 32.8) e entendemos os seus planos para nossas vidas (Jeremias 29.11).
Deus é o todo-poderoso e Soberano Criador e a humanidade foi criada segundo a imagem de seu Criador e com a liberdade para escolher. Infelizmente a raça humana escolhe o que é ruim e tem sofrido as consequências disso e o Deus Soberano, pelo seu amor ao ser humano só interfere quando este permite e reconhece o Senhorio divino em seu viver.
Somente sob a direção de Deus você pode ser livre!

Veja também o estudo sobre CALVINISMO e ARMINIANISMO


#pregacao #EstudoBiblico #oracao

Siga-nos nas redes sociais:




Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8
CNPJ: 39.291.393/0001-75

PIX: 39291393000175

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp