Sinais de Deus

Tema: REVELAÇÃO

nuvem em forma de mão e homem de mão levantada

Juízes 6 e 7
Introdução: Os sinais são referências para orientação. Uma seta aponta para onde você deve ir. Com o tempo a mente se acostuma a estes sinais e seguimos espontaneamente sua informação.
Existem situações na vida que não sabemos o que fazer. Olhamos para um lado e para o outro sem ver alternativas. Neste momento é que podemos erguer a cabeça e contemplar os céus onde Deus mostra seu poder sobrenatural.
Creio que Deus ainda revela sinais e prodígios na vida daqueles que creem. Por isso, quando preciso de uma resposta, peço ao Senhor que me mostre um sinal de que eu posso fazer.

Argumentos Bíblicos para os Sinais de Deus:

Antigo Testamento
Novo Testamento
Salmos 86.17
“Mostra-me um sinal do teu favor, para que o vejam e se envergonhem os que me aborrecem; pois tu, SENHOR, me ajudas e me consolas”
Marcos 16.17
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas”

Você acredita em Sinais de Deus?

Vamos aprender com a vida de Gideão os sete sinais que Deus lhe mostrou e orientou sua vida:

1º SINAL > Deus aceita seu Sacrifício: Juízes 6.17-24

A primeira marca do sinal de Deus em sua via é que o Senhor aceita seu Sacrifício.
Gideão pediu ao anjo que recebesse seu sacrifício como prova de que era a presença de Deus em sua vida. O anjo lhe mandou colocar tudo sobre o altar e derramar o azeite por cima, então tocou com seu cajado e o fogo consumiu o sacrifício. Quando Gideão viu o fogo ficou alarmado e por ter visto o “Anjo do Senhor face a face” (v.22). Em resposta o anjo lhe disse que a Paz de Deus era com ele (v.23). Então Gideão marcou aquele lugar como Jeová Shalom ou “o Senhor é paz” (v.24).

Algumas coisas que aprendemos sobre o sacrifício que agrada a Deus são:
-o Altar: tudo deve ser colocado no altar como o anjo pediu (v.20);
-o azeite por cima: acima de tudo deve ser buscada a unção do Senhor (v.20);
-o toque do cajado: representa a bênção pastoral, peça o apoio de seu pastor (21);
-o fogo: somente com o poder do Espírito Santo Deus recebe seu esforço (v.21);
-a paz: a maior prova de ser um sinal de Deus é a paz em seu coração (v.23 e 24).

Muitas vezes você tem lutado e se sacrificado a favor de sua família e até mesmo pela obra de Deus. Talvez pense até que seja tudo em vão. Mas o Deus que vê todas as coisas reconhece sua luta e aceita seu sacrifício.
Você tem se sacrificado?
Continue se esforçando e Deus te recompensará!

2º SINAL > Vença o Pecado: Juízes 6.25-31

O segundo aspecto do sinal de Deus é a necessidade de vencer o Pecado.
Deus mandou Gideão destruir o altar de Baal e seu poste ídolo. Para isso precisaria de um boi que usasse sua força para demolir tudo e outro boi para ser oferecido em sacrifício ao Senhor pelo pecado de sua família. Com este ato Gideão estaria rompendo com a idolatria em sua família. Quando todos ficaram sabendo, apelidaram Gideão de Jerubaal porque desejaram que Baal contendesse com ele. Então seu pai teve a sabedoria de declarar que se Baal fosse deus, ele que se defendesse.

Algumas coisas necessárias para vencer o pecado:
-o boi: representa a força e o esforço necessário para vencer o pecado (v.25);
-o outro altar: edificado especialmente para o Senhor, significa consagração (v.26);
-a lenha: tudo que restou do poste ídolo foi queimado para não deixar lembrança (v.26);
-a noite: não devemos ter medo como Gideão que fez de noite para não ser visto (v.27);
-a resposta do pai de Gideão: o que é de Deus permanece e prevalece (v.31)
-o novo nome de Gideão/Jerubaal: não devemos ter medo de contendas e dificuldades (v.32).

Se você tem lutado contra o pecado é preciso enfrentar sem medo de ser visto ou que as pessoas fiquem sabendo. Não se preocupe com o que vão dizer se você deixar suas práticas do passado. Se for preciso, rompa com o passado da família com erros como idolatria, vícios e prostituição. Mais importante é agradar a Deus que aos homens (Atos 5.29). Seu nome vai mudar porque todos vão te conhecer pela diferença em sua vida. Não tenha medo, pois Deus está com você.
Está lutando contra o pecado?
Enfrente tudo sem medo!

3º SINAL > Busque a Vontade de Deus: Juízes 6.36-40

A terceira marca do sinal de Deus é buscar a Vontade de Deus.
Gideão pegou uma porção de lã e colocou no tempo aberto para receber o orvalho e pediu que Deus lhe mostrasse na primeira noite se a lã estivesse seca embora a terra estivesse úmida e na segunda noite a lã estaria encharcada mesmo sem orvalho na terra. Assim aconteceu nas duas noites.

Aprendemos algumas coisas sobre buscar a vontade de Deus:
-a lã seca na terra molhada: representa o crente que não sente a presença de Deus, mesmo que toda a igreja esteja encharcada com a unção do Espírito Santo (v.37);
-a lã molhada na terra seca: significa o crente que embora esteja passando por desertos e provas, mesmo assim sente a presença de Deus fluindo em sua vida (v.38);
-as duas noites: é a confirmação da Palavra de Deus e a perseverança que precisamos ter para receber os sinais de Deus (37-39).

Se você está precisando de uma resposta de Deus, busque um sinal do Senhor. Peça a Deus que te mostre através de algo que Ele colocar em seu coração. Seja perseverante e insista em sua oração. Não deixe sua vida espiritual secar por causa das provas, mas encha-se do Espírito Santo para vencer tudo.
Você tem buscado a vontade de Deus?
Peça ao Senhor e Ele te mostrará um sinal!

4º SINAL > Enfrente o Medo: Juízes 7.2,3

A quarta característica do Sinal de deus é enfrentar o Medo.
Deus mandou Gideão perguntar ao povo quem era tímido e medroso e aqueles que reconhecessem poderiam ir embora para casa sem lutar. Logo Gideão que estava escondido malhando trigo no lagar (Juízes 6.11) perguntando quem era tímido e medroso. Com isso ele teve que deixar toda timidez e medo. Ele assumiu seu novo sentimento de coragem e temperamento de ousadia baseado na Palavra do Senhor que lhe disse “o Senhor é contigo, homem valente” (Juízes 6.12).

Sobre o medo aprendemos que:
-o povo: são as pessoas que acham que podem fazer algo por si mesmas;
-a Glória: é toda de Deus quando conseguimos fazer algo difícil para nós (v.2);
-os tímidos: são aqueles que na hora mais difícil voltam atrás;
-os medrosos: atrasam a sua luta porque não te ajudam a vencer;

O medo e a timidez são empecilhos para vencer. A multidão também atrapalha porque te confunde quando precisa ouvir a voz de Deus. Além disso, a glória de sua vitória deve ser toda do Senhor e de mais ninguém. Quando você tem convicção da presença do Senhor está contigo, não tem o que temer.
Você é tímido e está com medo?
Não tenha medo porque o Senhor é contigo!

5º SINAL > Escolha pessoas certas: Juízes 7.4-7

A quinta marca do sinal de Deus é escolher Pessoas certas.
Deus mandou Gideão levar os dez mil homens que estavam com ele para beber água. A maioria deles que estavam cansados e sedentos, se jogaram no rio e beberam água se lavando e lambendo abaixados dentro da água. Apenas trezentos homens se mantiveram em postura pegando água com a mão e levando até a boca. Com estes trezentos homens é que Deus deu a vitória para Gideão.

Como escolher pessoas certas:
-a sede: pessoas sedentas não tem forças para lutar. Por isso é importante alimentar as pessoas que estão com você.
-os que se abaixaram na água: são pessoas ansiosas que não sabem esperam e só querem matar sua própria sede. Estão lutando com você, mas na hora de sua sede te esquecem;
-os que levaram água até a boca: são pessoas atentas e dispostas para lutar. Não deixam o posto ou sua posição de guerreiro em momento algum. Crente tem que vigiar até pra beber água.
-os trezentos: parece pouco, mas é melhor estar com poucos escolhidos por Deus do que com uma multidão que pode te atrapalhar.

Muitas vezes não vencemos porque estamos cercados de pessoas que nos puxam para baixo como sangue sugas que esgotam sua vida espiritual ao invés de te ajudar. Estar com pessoas escolhidas por Deus é garantia de vitória em todas as lutas. Não lute com pessoas que não tem sede de Deus. Procure pessoas que desejam a presença do Senhor e que são vigilantes e dispostas para a luta.
Você está procurando pessoas para te ajudar?
Peça a Deus que te mostre as pessoas certas!

6º SINAL > Deus Revela Sonhos e Visões: Juízes 7.9-15

A sexta marca dos Sinais de Deus é          que o Senhor se revela em Sonhos e visões.
Deus mandou Gideão ir com seu companheiro Pura ver o que acontecia no arraial dos seus inimigos. Chegando lá ouviram um homem contando para seu amigo que tivera uma visão e entendia que seria um sinal da vitória de Gideão. Com aquele depoimento tão claro, Gideão entendeu que realmente Deus estava com ele e poderia lutar certo da vitória.

Sobre os sonhos e visões aprendemos:
-quem sonha ou vê: Deus mostra o que quer, para quem quiser e quando for de sua vontade. O Senhor pode mostrar seu propósito até para seu inimigo (v.11).
-os símbolos: representam pessoas ou situações. No caso o pão de cevada seria Gideão (v.13).
-o significado: é recebido por pessoas que têm discernimento e compreendem com convicção o que foi revelado (v.14).
-oração: quando recebemos um sonho ou visão devemos fazer como Gideão que “adorou” a Deus (v.15ª).
-atitude: de quem acredita que foi uma revelação de Deus é agir em obediência ao que Deus mostrou (v.15b).

Se você vive uma situação que não consegue resolver. Uma batalha que nunca tem resultado. Peça a Deus que mostre Seu propósito para você, para outra pessoa ou até mesmo para quem te persegue. Quando acontecer, peça ao Senhor o discernimento, ore consagrando ao Senhor aquilo que viu e tome atitude obedecendo a vontade de Deus.
Você acredita em sonhos e visões?
Peça a Deus discernimento espiritual!

7º SINAL > Realize atos Proféticos: Juízes 7.16-22

O sétimo sinal de Deus é a ousadia para realizar Atos Proféticos.
No momento certo Gideão reuniu os trezentos homens escolhidos em cima de uma montanha de onde viam seus inimigos. Cada um tinha em suas mãos uma tocha, um vaso e uma trombeta. Com duas mãos não se consegue carregar isso tudo [três coisas]. A tocha ia dentro do vaso e a trombeta em outra mão.
Quando Gideão deu sinal todos jogaram os vasos no chão, ergueram as tochas e tocaram as trombetas. Com o estrondo de 300 vasos se quebrando, a luz de trezentas tochas e o som das trezentas trombetas, os inimigos de Israel se assustaram grandemente e fugiram.

Sobre os Atos Proféticos aprendemos:
-organização: como Gideão repartiu os trezentos homens em três grupos de cem, assim também precisamos organizar a equipe de trabalho antes da luta (v.16);
-liderança: todos deviam olhar para Gideão e seguir seu exemplo fazendo tudo como ele (v.17);
-profetizar: um ato profético deve ser feito com palavras de autoridade e bênção tocando trombeta como anúncio de vitória (v.18);
-a hora certa: Gideão esperou dar meia noite e a hora que os guardas tocavam de posto pra pegá-los de surpresa (v.19);
-o vaso: significa a vida espiritual que é de uma pessoa frágil, mas dentro leva uma tocha de luz. Este vaso deve ser quebrado para que a luz brilhe (v.20);
-a tocha: representa a luz que precisa ser levantada bem alto para mostrar o brilho da glória de Deus (v.20);
-a trombeta: simboliza o anúncio de uma vitória como louvor que agrada a Deus e perturba o inimigo (v.20).

Se você precisa de um sinal de Deus, peça ao Senhor que lhe mostre algo que deva fazer como um ato profético. Uma atitude de fé que louva a Deus e mostra para o inimigo sua ousadia na presença do Senhor. Talvez um culto de agradecimento por algo que acredita que virá ou até mesmo o dízimo antecipado por um dinheiro que receberá. Este sinal do ato profético deve ser algo que Deus vai te mostrar pessoalmente.
Gostaria de realizar um ato profético?
Faça algo que mostre sua fé no poder de Deus!

Peça a Deus um Sinal!


CONCLUSÃO 

Isaías 7.11 “pede ao SENHOR, teu Deus, um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas

Os sete sinais que guiaram a vida de Gideão nos inspiram a pedir sinais a Deus para orientar também a nossa vida. Quando Deus te mostrar sinais lembre-se que o Senhor aceita seu sacrifício, você precisa vencer o pecado, buscar a vontade de Deus, enfrentar o medo, escolher pessoas certas, esperar a revelação em sonhos e visões e realizar atos proféticos em nome da sua fé.
Jesus negou um sinal aos fariseus porque não acreditavam e o que queriam era tentar a Jesus (Mateus 12.39 e 16.4). Se acreditassem veriam que Jesus é o maior de todos os sinais na vida de uma pessoa. Por isso Jesus disse que “sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?” (Mateus 16.3). Então devemos procurar entender os sinais que Deus já tem nos dado dia a dia para mostrar sua vontade.
Você compreende os sinais de Deus?

Deus quer mostrar sinais em sua vida!

___________________________ 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp