Viver no Espírito

gif pomba descendo homem de braços abertos

“andai no Espírito” Gálatas 5.16

INTRODUÇÃO: É indispensável buscar viver no Espírito a cada dia para conseguir permanecer na caminhada de fé, pois viver na carne e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6), correndo o risco de estar servindo a dois senhores.
O Espírito Santo é Deus presente em nossas vidas. Viver no Espírito é negar a carne, a vontade pessoal e deixar Cristo viver em nossas vidas, levando a sua cruz (Gálatas 2.20).
Ascendendo ao céu, Jesus disse que estaria conosco “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20) e realmente Ele tem estado conosco através de seu Espírito.

Como posso viver no Espírito?

Vamos aprender um pouco sobre a vida no Espírito:

1- Esvaziar-se de si mesmo 

Filipenses 2.7 “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana”

O maior exemplo de vida no Espírito é a pessoa do Senhor Jesus. Contudo Ele se esvaziou de si mesmo, ao contrário de muitas pessoas que quanto mais pensam ser espirituais, mais estão cheias de si.
Estar cheio do Espírito de Deus é uma experiência pessoal e para isso é preciso esvaziar-se de si mesmo, porque não há como estar cheio de si e de Deus ao mesmo tempo.
É importante ter um relacionamento com Deus. Falar, orar, meditar, ler, louvar, ouvir, entender e sentir o que o Senhor fala a nossas vidas, usando nossa consciência, a Bíblia, as pessoas, os dons espirituais ou a forma como quiser falar, podendo ser até mesmo audível.
O consolador veio para convencer o mundo do pecado, do juízo e da justiça. A obra do Espírito Santo transforma o pecador em salvo, o salvo em santo e o santo em servo.
Você está cheio de suas opiniões?
Esvazie-se de si mesmo!

2- Encher-se de Deus 

Efésios 5.18 “não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”

O Espírito de Deus é Santo e santificador, portanto viver a vida no Espírito é ser guiado por Deus em tudo, tendo a Bíblia como orientação, como luz para o caminho (Salmo 119.105) com o fim de alcançar a santidade bíblica.
Viver no Espírito não nos leva a uma vida só espiritual e esotérica, mas nos conduz à plenitude cristã nos relacionamentos com o próximo e com o mundo, principalmente levando-nos a desejar para as outras pessoas esse viver no Espírito Santo de Deus.
Deus mandou seu Espírito para todos os que creem como uma bênção sem acepção de pessoas, bastando querer, pois “todos quantos creram em seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1.12). Somos um reino de sacerdotes (II Pedro 2.9), temos acesso direto a Deus e a seu poder, não precisando de intermediários (II Timóteo 2.5).
Sabemos quem é um/a lavrador/a quando o/a vemos trabalhando e ao vermos os seus frutos. Assim também podemos saber que uma pessoa vive a vida no Espírito, quando a vemos fazendo as obras e colhendo os frutos do Espírito de Deus. Alguém que diz ter o dom de plantar, mas não planta e não colhe, não é um lavrador. É preciso demonstrar visivelmente aquilo que somos, porque “pelos frutos conhecereis” (Mateus 7.20).
Você deseja ser cheio da presença do Espírito Santo?
Deixe o Senhor preencher sua vida até transbordar!
           

Chega de viver na carne!

CONCLUSÃO 

Viver a vida no Espírito é viver com Deus e viver com Deus é muito bom. Por isso precisamos chegar ao conhecimento dessa boa notícia. Os discípulos ao receber a virtude do Espírito Santo, receberam o poder para testemunhar de Cristo, levando à salvação muitas vidas. Essa é a consequência de se viver a vida no Espírito de Deus: levar pessoas a conhecer Jesus.
Você tem vivido na carne ou no Espírito?
Viver no Espírito é muito melhor que na carne!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp