O Jesus Apocalíptico

-Tema: APOCALIPSE
Apocalipse 1.8
“Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus,
aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”
-Introdução: O Senhor Jesus sempre disse para os seus discípulos quem Ele é para que o conhecessem. Quando o Messias veio ao mundo, viveu de forma humilde desde seu nascimento numa manjedoura até sua morte numa cruz. Mas quando Jesus voltar, Ele virá em glória e majestade nas alturas, mostrando seu poder Divino. Por isso, Jesus se preocupou tanto em dizer quem é através das revelações do livro de Apocalipse.
Como você imagina Jesus?
Vamos aprender quem é Jesus no Apocalipse:

1- Fiel Testemunha: Apocalipse 1.5
A primeira descrição de Jesus no Apocalipse é como Fiel Testemunha.
Este título ensina que o Jesus Apocalíptico testemunhou toda a história da humanidade e sempre foi fiel em todas as suas promessas, por isso “se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça (Apocalipse 19.11).
                              
2- Filho do Homem: Apocalipse 1.13
O segundo título de Jesus no Apocalipse é Filho do Homem.
Esta expressão aparece no Novo Testamento 88 vezes. Significa “literalmente filho de Adão, (ben Adam, בן אדם), é utilizada comumente no idioma hebraico em geral para denotar um ser humano[1]. Isso mostra que o Jesus Apocalíptico é a mesma pessoa que esteve na terra e não outro ser celestial, pois “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13.8).

3- Filho de Deus: Apocalipse 2.18
A terceira característica apresentada sobre Jesus no Apocalipse é que é Filho de Deus.
O filho de um rei tem todos os direitos e recebe a autoridade de um rei. Assim o Jesus Apocalíptico assume o poder Divino que lhe foi outorgado como Filho de Deus (Mateus 28.18).

4- Princípio da Criação de Deus: Apocalipse 3.14
A quarta descrição de Jesus no Apocalipse é o Princípio da Criação de Deus.
Esta expressão não significa que Jesus seja apenas uma criatura privilegiada, mas sim que Ele é antes de todas as coisas, “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis ... Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 2.16). O Jesus Apocalíptico é o Criador de todas as coisas.
                              
5- Leão da Tribo de Judá: Apocalipse 5.5
Este termo é uma profecia referente a Jesus, que viria da tribo de Judá. O leão é um símbolo de força e realeza, por isso Jacó profetizou que "Judá é um leãozinho" (Gênesis 49:9). As tribos de Israel tinham bandeiras de batalha que os exércitos iam ao combate empunhando suas flâmulas. E Judá tinha um leão na sua bandeira como símbolo de que o Senhor ia adiante deles.

6- Cordeiro de Deus: Apocalipse 5.6 e 6.1
Jesus é chamado de Cordeiro 31 vezes no Apocalipse.
O propósito deste título é mostrar o sacrifício de Jesus pelo perdão dos pecados da humanidade. O povo de Israel apresentava a Deus um cordeiro para receber o perdão de pecados a cada ano, mas Jesus se entregou “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção (Hebreus 9.12).

7- Filho Varão: Apocalipse 12.5
A mulher no Apocalipse representa a Igreja e Jesus é chamado de o Filho Varão. O objetivo é expressar sua força ao “reger todas as nações com cetro de ferro”. Também mostra que veio de Deus e está nos céus, pois “o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”.
                              
8- Senhor dos senhores: Apocalipse 17.14
O Jesus Apocalíptico é o Senhor dos senhores. Este título mostra que embora existam muitos senhores e pessoas importantes neste mundo, ninguém é tão grande como Jesus. No Apocalipse Jesus revela sua grandeza e majestade.

09- Verbo de Deus: Apocalipse 19.13
Um verbo é uma palavra que representa ação. Quando diz que Jesus é o Verbo de Deus, significa que Jesus é a expressão da Palavra de Deus e a força que traz a ação Divina sobre o mundo desde o “princípio era o verbo e o verbo era Deus” (João 1.1).
                              
10- Rei dos reis: Apocalipse 19.16
O décimo título de Jesus no Apocalipse é Rei dos reis. Durante os últimos tempos Jesus quando o anticristo tentar se levantar como rei sobre todas as nações e fracassará quando se manifestar o verdadeiro Rei dos reis que é o Jesus Apocalíptico.

11- Raiz de Davi: Apocalipse 22.16ª
A origem do Jesus Apocalíptico é da família de Davi que tinha uma promessa de reinado eterno sobre o trono de Israel. Através de Jesus isto se cumpriu quando veio ao mundo numa família da linhagem de Davi tanto do lado de Maria como de José, seus pais terrenos.

12- Estrela da Manhã: Apocalipse 22.16b
Segundo a profecia de que “o povo que andava em trevas viu uma grande luz” (Isaías 9.2), o Jesus Apocalíptico é a brilhante estrela da manhã que traz luz à humanidade.

O Jesus Apocalíptico é Deus Revelado!
-CONCLUSÃO: Apocalipse 22.13 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”
O Jesus Apocalíptico é muito mais do que mostrou quando esteve na terra. Ele virá mostrando todo o seu poder, para julgar e fazer justiça. Jesus não é mais o Cristo sofredor e sim o Messias Vencedor. Então precisamos aprender a imaginar Jesus de uma forma muito maior do que as falsas ‘imagens’ mostram, para O reconhecermos quando voltar.




[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Filho_do_Homem

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

6 comentários:

  1. como sempre achei a pregaçao esselente

    ResponderExcluir
  2. Paz de Cristo Jesus Pastor Welfany.

    Estive lendo o seu estudo sobre o Jesus, Apocaliptico, o qual achei interessante, mas tenho uma pergunta para fzer ao Pastor que e a seguinte; Qual e a diferenca entre o Jesus dos nossos dias e do Jesus Apocaliptico? Por gentilesa poderiame explicar essa diferenca?

    Desde ja lhe agradeco a sua gentilesa em responder a minha pergunta.

    Que Cristo Jesus o abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JESUS É O MESMO ONTEM HOJE E SERA ETERNAMENTE.

      Excluir
  3. Meu bom pastor..tenho ministerio e uma pastora ungida de DEUS..no entanto e com o senhor que tenho dado os primeiros passos como pregador da palavra fiel de DEUS nosso criador. tenho usado partes das sua pregaçoes na minha igreja pois o tempo e pouco pois so tenho oportunidades que variam de cinco a dez minutos que eu acho pouco para falar verdadeiramente dos ensinamentos de CRISTO..com a sua ajuda e da santa trindade eu chego la eu sei que DEUS quer pois sou fiel nos seus ensinamentos..grato...Laercio germano. J.P

    ResponderExcluir
  4. PASTOR QUE O SENHOR JESUS CONTINUE ABENÇOADO O SENHOR E SUA FAMÍLIA. CONTINUE SENDO INSTRUMENTO DE DEUS ATRAVÉS DESTE SITE.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.