Sabedoria Espiritual

-Tema: SABEDORIA
Tiago 1.5-8
-Introdução: Conhecimento não é a mesma coisa que sabedoria. Uma pessoa pode não ter estudos e mesmo assim ser muito sábia. O oposto também é verdade. Uma pessoa com formação acadêmica pode não ter sabedoria, estando enganada por seus diplomas.
   Para receber sabedoria é preciso pedir a Deus com fé e sem duvidar. Mas quem acredita também deve fazer alguma coisa como prova de sua confiança, “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta (Tiago 2.7). Então a sabedoria deve ser buscada intensamente por cada um de nós como um tesouro a ser garimpado (Provérbios 2.4).
Você precisa de Sabedoria?
Vamos aprender como é a Sabedoria Espiritual:

1- Não é Carnal: I Coríntios 2.6-16
Em primeiro lugar, a Sabedoria Espiritual não é algo da carne ou da natureza humana. O homem ou a mulher sem a presença do Espírito Santo vive de maneira natural, segundo seus instintos quase como um animal. A própria pessoa não consegue compreender seus atos se não tiver esta sabedoria.
As vontades da carne lutam contra o que é espiritual (Marcos 14.38). Sabemos que não podemos comer algo, mas deixamos o desejo da carne falar mais alto e nos entregamos. Isso prova que a verdadeira sabedoria não é algo quem venha na genética e sim precisa se buscada intensamente na sua verdadeira fonte que é em Deus.
Sua carne está fraca?
Fortaleça o seu espírito!

2 – Não é Mundana: I Coríntios 3.18-20
A segunda característica da Sabedoria Espiritual é que não é como a sabedoria deste mundo. Os ditados e costumes populares trazem conselhos importantes para a vida cotidiana, contudo são pequenos diante da profundidade da Sabedoria Espiritual.
Por mais experiência de vida que alguém possa ter, ainda precisa buscar o discernimento espiritual para entender o que é invisível aos olhos humanos. Nem todos os livros deste mundo contêm a sabedoria revelada por Deus através do seu Espírito (João 21.25).
Já se enganou com a sabedoria do mundo?
A sabedoria espiritual é baseada na verdade!

3- Não é do Mal: Tiago 3.13-18
Outro aspecto da Sabedoria Espiritual é que vem do próprio Deus e por isso não pode ter nenhum mal. O texto deixa claro que se alguém pensa ser sábio, mas tem qualquer tipo de sentimentos maus, não tem a verdadeira sabedoria. Mesmo que alguém fizer a coisa certa, mas a intenção for errada, não é fruto da sabedoria. O saber espiritual não é só com a cabeça e sim com o coração.
Existe uma diferença muito nítida entre a sabedoria de Deus, que ela vem do alto dos céus e traz consigo todo tipo de bênçãos e paz. Quando alguém julga estar agindo corretamente, mas suas atitudes promovem confusão então não está agindo com a sabedoria espiritual.
Está pensando alguma coisa ruim?
Deixe Deus limpar o seu coração!
Busque sabedoria em Deus!

-CONCLUSÃO: Salmos 111.10 “o temor do Senhor é o princípio da Sabedoria”
Muitas pessoas estão buscando sabedoria em lugares errados como na sua própria vontade da carne, no mundo e nas coisas más. Para alcançar a sabedoria espiritual devemos temer a Deus. Isso significa respeito e até mesmo medo de errar e cair. Então não se dixe enganar pela carne, pelo mundo e por coisas más que se disfarçam de como falsa sabedoria.
Não sabe o que vai fazer na sua vida?
Peça a Deus que Ele te dará Sabedoria!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. que deus lhe conceda muito mais conhecimentos da parte do espirito santo para que eu e muitos que tenha desejo de aprender primeiro com o espirito santo e com vocés ,Deus Abençoé..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sábias palavras,tenho certeza que irão me ajudar e fortalecer minha fé. Obrigado Deus abençoe você sempre e sua família.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.