Transformando a tristeza em Esperança

Tema: MOTIVACIONAL

homem mãos erguidas céus

Neemias 1.4 “Quando ouvi estas palavras, eu me sentei, chorei e lamentei por alguns dias. Fiquei jejuando e orando diante do Deus dos céus.”

Introdução: A reação de Neemias ao ver Jerusalém destruída, foi somente chorar. Naquele momento a tristeza foi tanta que não tinha forças para nada. Não sabia o que fazer nem por onde começar. Mas não podia demonstrar tamanho desespero para não desanimar o povo de Deus. Então teve que tomar a difícil decisão de fazer algo por Jerusalém.
A Jerusalém destruída simboliza a situação que muitas famílias, igrejas e vidas que estão sendo oprimidas. Neemias representa o servo ou a serva de Deus que vê a situação e se entristece. Fica então no dilema de se desesperar ou dar esperança para aqueles que precisam.
Por pior que seja uma situação, vale a pena ter esperança porque “a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado (Romanos 5.5). Quando estamos tristes não conseguimos pensar. Parece que nossa mente bloqueia. Por isso precisamos aprender como alimentar a esperança em situações de desespero.


Você está sem Esperança?

Veja como Neemias conseguiu transformar sua tristeza em Esperança:

1- ORAÇÃO em primeiro lugar: Neemias 2.1-5

A primeira atitude de Neemias foi orar. No capítulo 1 dos versos 5 a 11 traz uma linda oração intercessora por sua terra e seu povo. Certamente Neemias fazia isso constantemente, mas agora foi com mais intensidade que nunca.
Como copeiro do rei, Neemias tinha influência para pedir alguma coisa, contudo preferiu se dirigir primeiro ao Rei dos reis. Quando o rei Artaxerxes lhe perguntou a razão de sua tristeza e o que desejava, antes de responder “então orei ao Deus dos céus” (v.4c). Como Neemias orou diante do rei? Teria sido o que chamo de ‘oração relâmpago’. Estava tão ligado em intimidade com Deus que de maneira instantânea e automática orou pedindo forças a Deus.
A oração traz a esperança que precisamos para vencer. Quando você não pode fazer nada além de orar, então ore porque “posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Antes de fazer qualquer coisa, por mais simples que seja, tome um tempo de oração primeiro. É a oração que traz o poder para alcançar o impossível.
Você ora antes de resolver seus problemas?
A oração deve estar em primeiro lugar!

2 – Bater nas Portas certas: Neemias 2.6-9

Além de orar a Deus, Neemias aprendeu a “aproveitar as oportunidades” (Colossenses 4.5). A rainha também estava presente e o momento seria propício para sensibilizar o rei. Pediu ao rei Artaxerxes um tempo para realizar a obra de restauração dos muros de Jerusalém, bem como o material necessário. O rei não somente permitiu como também patrocinou a reconstrução da Cidade Santa.
Neemias sabia que precisaria de muitos apoiadores, por isso também pediu cartas do rei para os governadores que estavam além do rio Eufrates, no caminho para Jerusalém (v.7). Pediu uma carta para o guarda da floresta real que lhe fornecesse madeira para a obra (v.8). Também levou consigo uma escolta de soldados do rei e cavaleiros para fazer sua segurança na viagem (v.9). Com estas cartas, por onde Neemias passasse, as portas seriam abertas.
Jesus prometeu que “batei e abrir-se-vos-há” e “quem bate abri-se-lhe-há” (Mateus 7.7,8). Precisamos parar de ficar lamentando e aprender a bater nas portas que estão diante de nós. Existem portas esperando para ser abertas, bastando apenas uma iniciativa. Muitas pessoas reclamam que não tem um emprego, mas não estão se esforçando suficientemente ou não aceitam um serviço que consideram inferior ao que deseja.
Certa vez aprendi que ‘depois de uma porta sempre haverá outras’. Isso é verdade, depois da porta da sala vêm as portas da cozinha, quartos, banheiro, etc. Então precisamos entrar nas portas que estão abertas e bater em outras para que se abram.
Você está batendo nas portas certas?
Aproveite as oportunidades!

3- Avaliar a situação: Neemias 2.11-18

O próximo passo de Neemias foi ir até Jerusalém para ver pessoalmente como estava. Chegando lá “não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer (v.12). Depois de olhar tudo como estava e levantar as informações necessárias, então Neemias expôs o que desejava para o povo da cidade pedindo o seu apoio. Quando ouviram sua proposta, todos se animaram e “fortaleceram as mãos para a boa obra (v.18).
Se Neemias tivesse transmitido sua tristeza para o povo, não teriam se animado para ajudar. Por isso, antes de agir precisamos aprender a avaliar a situação para saber como fazer de maneira correta. Também é importante saber esperar o momento certo para qualquer atitude. Muitas pessoas erram por precipitação entrando em lutas que não estão preparados para enfrentar ou fazendo contas que não têm condições de pagar.
Jesus ensinou que antes de qualquer investimento ou batalha precisamos “se assenta primeiro para calcular (Lucas 14.28 e 31). Abraão também avaliou sua situação “sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido” (Romanos 4.19). Precisamos aprender a reconhecer nossas dificuldades e mesmo assim ter fé suficiente para enfrentar os problemas trazendo esperança para outras pessoas. Tire um tempo para refletir, planejar e principalmente orar antes de qualquer coisa.
Você já avaliou sua situação?
Deus é poderoso acima de tudo!

4- Contar com a poderosa Mão de Deus: Neemias 2.19 e 20

Neemias teve muitos problemas para conseguir vencer a tristeza e ter a alegria de ver a cidade restaurada. Vários adversários tentaram de todos os modos atrapalharem a reconstrução de Jerusalém. Sambalate e Tobias armaram várias ciladas para impedir ou atrasar a obra.
Neemias sempre falou da “mão de Deus” (1.10; 2.8; 2.18) que sempre estava com Ele e orava pedindo “ó Deus, fortalece as minhas mãos” (Neemias 6.9). Sua resposta aos inimigos sempre era que estava muito ocupado e não podia parar o serviço para atendê-los, garantindo que não precisava de sua ajuda, pois “o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito(Neemias 2.20).
Quem disse que tudo são flores? Existem barreiras no caminho, contudo cada uma delas deve ser enfrentada com fé e perseverança. Não se desespere. Fique firme em Deus e aguarde a sua salvação, porque Deus não se atrasa. Na hora certa o Senhor te dará livramento, pois “a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar (Isaías 59.1).
A Palavra de Deus nos promete que “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?(Isaías 43.13), então creia que sua vida está nas mãos de Deus. Sendo assim, não importa o que fizer o homem, porque “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).
Sua vida está nas mãos do homem ou de Deus?
Entregue-se nas poderosas mãos do Senhor!

Espere em Deus!

CONCLUSÃO

Neemias conseguiu vencer a tristeza em seu coração e transformar o desespero do povo em esperança. Graça a isso conseguiu restaurar a cidade de Jerusalém e com muita alegria louvaram ao Senhor. Sua situação de tristeza foi transformada em júbilo por sua vitória. Se tivesse deixado a tristeza do seu coração atingir o povo ou se influenciado pelo desespero das pessoas, não teria conseguido.
Assim como um motorista dirigindo à noite não pode focar o olhar nos faróis que vêm na direção oposta para não ser atraído por eles e sair da direção certa, assim também precisamos aprender a direcionar os nossos olhos para a esperança que vem de Deus. Se olharmos somente os problemas, ficamos limitados a eles e não conseguimos vencer.
Mesmo que tudo pareça tão difícil, continue “esperando contra a esperança” (Romanos 4.18) até que “o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo(Romanos 15.13). Nunca desanime, mesmo que para o homem não haja quaisquer chances, para Deus nada é impossível.

Não deixe o desespero tomar conta de você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp