Sua posição diante dos problemas

-Tema: MOTIVAÇÃO
I Samuel 17.24-45
-Introdução: A bela história do pequeno Davi vencendo o gigante Golias é uma das maiores lições que inspiram as pessoas a vencer na vida. Percebemos nesta história que o povo ficou amedrontado, o rei Saul ficou indignado e Davi se encheu de coragem e determinação de vencer. Havia uma diferença entre o povo, Saul e Davi para que este vencesse.
O posicionamento diante do problema determina as condições para a vitória. Se você estiver mal posicionado, não terá condições de enfrentar vitoriosamente. A posição central de nossas vidas determina o que é mais valioso para nós, “porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21).
Qual a sua posição diante dos problemas?
Veja como Davi se posicionou diante do problema:

1- Eu  < PROBLEMA > Deus: v.24
O povo de Israel estava apavorado e por isso colocaram o problema na frente de Deus. Ficaram tão impressionados com o tamanho do gigante (I Samuel 17.4-7) que nem se lembraram da grandeza de seu Deus. Fizeram como os espias quando foram conhecer a terra de Canaã e viram que havia ali gigantes e se acharam pequenos diante deles como gafanhotos pensando que não conseguiriam vencê-los (Números 13.33)
Isso acontece com todos que colocam o seu problema na frente de Deus. Esta é uma característica de quem enfatiza as dificuldades e barreiras que enfrenta. O problema não pode ser central em nossa vida porque nos impede de prosseguir adiante. Quando fixamos muito numa dificuldade, sentimos impotentes e parece que a mente fica bloqueada para pensar outras possibilidades de enfrentar.
Você está enfatizando o problema?
Não supervalorize as dificuldades!

2 – Problema < EU > Deus: v.33, 38, 39
O rei Saul já estava em decadência espiritual e por isso tinha seu ‘eu’ no centro de tudo o que fazia. Subestimou o tamanho de Davi para lutar e quando soube que era um herói capaz de derrotar leões e ursos (v.34-37), quis colocar sobre ele a sua armadura real para receber a glória pela batalha. A arrogância de Saul lhe custou muitas derrotas e a perca da unção real. Saul se engradeceu tanto que se achava maior que tudo e todos, esquecendo-se até de Deus.
O rei Saul prometeu riquezas, isentar de impostos e dar sua filha em casamento ao valente que vencesse o gigante (v.25). Davi também se sentiu tentado a colocar seu ‘eu’ na frente de tudo, mas depois percebeu que não seria a melhor forma de enfrentar o inimigo, por isso preferiu lutar como pastor com sua funda mesmo (v.40).
O orgulho é uma característica de satanás. É uma de suas estratégias para derrubar muitas pessoas, fazendo-as se engrandecerem para depois serem humilhadas (Mateus 23.12). Por isso devemos aprender a ser humildes para ser exaltados por Deus e “nada façais por partidarismo ou vanglória” (Filipenses 2.3). Pessoas que colocam seu ‘eu’ no centro, acham-se entendidas e confiam muito em sua própria capacidade estão confiando em si próprio e esquecendo que “maldito homem que confia no homem” (Jeremias 17.5).
Você está lutando com suas forças?
Não se engrandeça diante dos problemas!

3 – Eu  < DEUS > Problema: v.45
A posição de Davi foi colocar Deus no centro de tudo em sua vida. Em nenhum momento quis enfatizar o problema, muito menos aceitou lutar baseado no próprio ego. Davi conhecia o seu Deus e sabia de sua grandeza como Criador supremo de todas as coisas. Por isso não achou o gigante tão grande, pois conhecia um Deus muito maior que qualquer dificuldade. Até aquele momento Davi sempre lutou com Deus a sua frente e agora não seria diferente. Sabia que o mesmo Deus que o livrou do urso e do leão o daria a vitória mais uma vez (v.37).
Colocar Deus no centro de nossas vidas e na frente dos problemas é a melhor posição que podemos enfrentar numa batalha. Quem conhece e confia no poder do Senhor, não consegue nem ver tanta dificuldade porque sabe que seu Deus é muito maior que tudo. O povo de Deus no deserto caminhava com a nuvem da glória de Deus à sua frente e todas as vezes que se desviaram fracassaram, mas quando o Senhor ia à frente, venciam (Êxodo 14.19,20).
Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas sabemos que “as demais coisas são acrescentadas” (Mateus 6.33). Não adianta reclamar enfatizando o problema ou bater no peito e dizer que consegue lutar, pois “o Senhor pelejará por vós e vos calareis” (Êxodo 14.14). A melhor coisa é deixar Deus agir e nos defender sabendo que “agindo Deus quem impedirá?” (Isaías 43.13).
Deus está à frente de sua vida?
Deixe Deus lutar por você!
Com Deus você vai vencer!
-CONCLUSÃO:
Vencer é possível. Basta se posicionar corretamente sabendo que “somos mais que vencedores” (Romanos 8.37). Não entre numa batalha sozinho, pois quem luta com Deus é sempre vitorioso.
Qual a sua posição diante dos problemas?
Se o problema for central você será derrotado.
Se o seu ‘eu’ estiver no centro você vai se decepcionar.
Mas se Deus estiver na frente a vitória e certa!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

3 comentários:

  1. eu gostei muito porque foi um insentivo para mim porque estava com problema mais agora sei que jesus ja lutou por mim amem

    ResponderExcluir
  2. SENHOOOOOR!!
    Como tu és maravilhoso, mesmo eu achado q não sou digna de seu amor o Senhor vem e fala e conforta meu coração. :( :'(
    Palavra TREMEMDA!!!
    obrigado meu Deus pela sua fidelidade

    ResponderExcluir
  3. Aprendendo mais de Deus com Jesus somos mais que vencedores Deus tem que ser o centro de tudo em nossas vidas.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.