Sua posição diante dos problemas

-Tema: MOTIVAÇÃO


I Samuel 17.24-45
-Introdução: A bela história do pequeno Davi vencendo o gigante Golias é uma das maiores lições que inspiram as pessoas a vencer na vida. Percebemos nesta história que o povo ficou amedrontado, o rei Saul ficou indignado e Davi se encheu de coragem e determinação de vencer. Havia uma diferença entre o povo, Saul e Davi para que este vencesse.
O posicionamento diante do problema determina as condições para a vitória. Se você estiver mal posicionado, não terá condições de enfrentar vitoriosamente. A posição central de nossas vidas determina o que é mais valioso para nós, “porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21).

Qual a sua posição diante dos problemas?

Veja como Davi se posicionou diante do problema:

1- Eu  < PROBLEMA > Deus: v.24

O povo de Israel estava apavorado e por isso colocaram o problema na frente de Deus. Ficaram tão impressionados com o tamanho do gigante (I Samuel 17.4-7) que nem se lembraram da grandeza de seu Deus. Fizeram como os espias quando foram conhecer a terra de Canaã e viram que havia ali gigantes e se acharam pequenos diante deles como gafanhotos pensando que não conseguiriam vencê-los (Números 13.33)
Isso acontece com todos que colocam o seu problema na frente de Deus. Esta é uma característica de quem enfatiza as dificuldades e barreiras que enfrenta. O problema não pode ser central em nossa vida porque nos impede de prosseguir adiante. Quando fixamos muito numa dificuldade, sentimos impotentes e parece que a mente fica bloqueada para pensar outras possibilidades de enfrentar.
Você está enfatizando o problema?
Não supervalorize as dificuldades!

2 – Problema < EU > Deus: v.33, 38, 39

O rei Saul já estava em decadência espiritual e por isso tinha seu ‘eu’ no centro de tudo o que fazia. Subestimou o tamanho de Davi para lutar e quando soube que era um herói capaz de derrotar leões e ursos (v.34-37), quis colocar sobre ele a sua armadura real para receber a glória pela batalha. A arrogância de Saul lhe custou muitas derrotas e a perca da unção real. Saul se engradeceu tanto que se achava maior que tudo e todos, esquecendo-se até de Deus.
O rei Saul prometeu riquezas, isentar de impostos e dar sua filha em casamento ao valente que vencesse o gigante (v.25). Davi também se sentiu tentado a colocar seu ‘eu’ na frente de tudo, mas depois percebeu que não seria a melhor forma de enfrentar o inimigo, por isso preferiu lutar como pastor com sua funda mesmo (v.40).
O orgulho é uma característica de satanás. É uma de suas estratégias para derrubar muitas pessoas, fazendo-as se engrandecerem para depois serem humilhadas (Mateus 23.12). Por isso devemos aprender a ser humildes para ser exaltados por Deus e “nada façais por partidarismo ou vanglória” (Filipenses 2.3). Pessoas que colocam seu ‘eu’ no centro, acham-se entendidas e confiam muito em sua própria capacidade estão confiando em si próprio e esquecendo que “maldito homem que confia no homem” (Jeremias 17.5).
Você está lutando com suas forças?
Não se engrandeça diante dos problemas!

3 – Eu  < DEUS > Problema: v.45

A posição de Davi foi colocar Deus no centro de tudo em sua vida. Em nenhum momento quis enfatizar o problema, muito menos aceitou lutar baseado no próprio ego. Davi conhecia o seu Deus e sabia de sua grandeza como Criador supremo de todas as coisas. Por isso não achou o gigante tão grande, pois conhecia um Deus muito maior que qualquer dificuldade. Até aquele momento Davi sempre lutou com Deus a sua frente e agora não seria diferente. Sabia que o mesmo Deus que o livrou do urso e do leão o daria a vitória mais uma vez (v.37).
Colocar Deus no centro de nossas vidas e na frente dos problemas é a melhor posição que podemos enfrentar numa batalha. Quem conhece e confia no poder do Senhor, não consegue nem ver tanta dificuldade porque sabe que seu Deus é muito maior que tudo. O povo de Deus no deserto caminhava com a nuvem da glória de Deus à sua frente e todas as vezes que se desviaram fracassaram, mas quando o Senhor ia à frente, venciam (Êxodo 14.19,20).
Quando Deus está em primeiro lugar em nossas vidas sabemos que “as demais coisas são acrescentadas” (Mateus 6.33). Não adianta reclamar enfatizando o problema ou bater no peito e dizer que consegue lutar, pois “o Senhor pelejará por vós e vos calareis” (Êxodo 14.14). A melhor coisa é deixar Deus agir e nos defender sabendo que “agindo Deus quem impedirá?” (Isaías 43.13).
Deus está à frente de sua vida?
Deixe Deus lutar por você!

Com Deus você vai vencer!

CONCLUSÃO

Vencer é possível. Basta se posicionar corretamente sabendo que “somos mais que vencedores” (Romanos 8.37). Não entre numa batalha sozinho, pois quem luta com Deus é sempre vitorioso.
Qual a sua posição diante dos problemas?
Se o problema for central você será derrotado.
Se o seu ‘eu’ estiver no centro você vai se decepcionar.
Mas se Deus estiver na frente a vitória e certa!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp