A Revelação de Deus

-Tema: REVELAÇÃO   

Hebreus 1.1-4

-Introdução: Deus se revela ao ser humano para mostrar a sua vontade soberana. O texto de Hebreus começa dizendo que “havendo Deus, outrora, falado” (v.1) para apresentar o tema da revelação de Deus. A grande diferença do Deus da Bíblia é que Ele fala com seu povo e se revelou de maneira completa através de Jesus “que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser” (v.3). Por isso, Deus sempre procura uma forma de se comunicar com a humanidade.

Como Deus se revela?

Vamos aprender com o texto de Hebreus como Deus se revela:

1- Deus se revela - QUANDO? v.1 “muitas vezes”

Desde a criação, quando Deus se encontrava com o homem e a mulher todos os dias até que eles pecaram e se esconderam de Deus, até hoje Deus está procurando se revelar à humanidade. Vários homens que Deus procurou, o senhor chamou mais de uma vez para mostrar que está interessado em se revelar muitas vezes (I Samuel 3.4; I Reis 19.9,13).
Deus se revela a você muitas vezes em sua vida e sempre te dá oportunidades de conhecer a Sua vontade, bem como a sua Palavra. A paciência de Deus é tão grande que está sempre insistindo em nos procurar.
Deus quer se revelar muitas vezes a você!

2- Deus se revela - COMO? v.1 “de muitas maneiras”                                                       

A revelação de Deus não tem uma forma única de se manifestar para que “a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida” (Efésios 3.10). Deus é criativo e por isso se revela de formas variadas para despertar atenção em seus servos. Se Deus se revelasse apenas de uma forma, estaria limitando o seu poder.
Desde que você esteja sensível a perceber a revelação de Deus, até um pequeno gesto, palavra ou sentido podem ser entendidos como uma mensagem do Senhor para sua vida.
Deus se revela de muitas maneiras pra você!

ASSISTA:

3- Deus se revela - A QUEM? v.1 e 2 “aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho”

Deus se revelou a muitos homens e mulheres na Bíblia. Os pais são os patriarcas como Abraão, Isaque e Jacó. Os profetas foram homens usados pelo Espírito Santo. O Filho é Jesus Cristo, o Deus encarnado em forma humana. Contudo, Deus sempre procurou pessoas simples e comuns de seu povo para se revelar a eles.
No tempo dos pais e dos profetas, Deus se revelava a uma pessoa de cada vez. Mas agora, através de Jesus podemos viver na presença de Deus constantemente.
Deus quer se revelar pra você!

4- Deus se revela - ATRAVÉS? v.3 “pela palavra do seu poder”

A Palavra de Deus é o instrumento supremo para a revelação de Deus. Qualquer outro tipo de revelação que seja diferente do que se revela na Bíblia deve ser rejeitado, pois “ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema (Gálatas 1.8). Muitas pessoas procuram revelações prontas e caem em contradições perigosas porque não querem se dedicar ao estudo da Palavra de Deus. Para quem conhece o Deus da Bíblia, ela não é apenas um livro de histórias e sim a Palavra de Deus revelada.
Deus quer se revelar a você através da Bíblia!

5- Deus se revela - PRA QUÊ? v.3 “purificação de pecados”

O principal interesse de Deus ao se revelar à humanidade é perdoar seus pecados. Deus sempre busca uma forma de mostrar para seus filhos que precisam se libertar do mal. Quem não conhece a Deus, vive enganado em trevas sem perceber o erro que comete. Mas para quem Deus já se revelou, percebe o quanto precisa mudar. Não há como conhecer a glória de Deus sem perceber a miséria humana em contraste com tanta perfeição.
Deus se revela a você para perdoar seus pecados!

6- Deus se revela - ONDE? v.2 e 3 “universo” “nas alturas”

Não há limites para a revelação de Deus porque o Senhor enche os céus e a terra com a sua glória (Habacuque 2.14). O universo foi criado por Deus e em toda parte pode-se perceber a revelação do Criador. Mas é das alturas que vem a revelação de Deus, “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 55.9). Buscar a Deus nas alturas significa que mesmo que o Senhor se revele aqui, não é algo terreno ou humano mas espiritual (Tiago 3.17). Quando oramos, subimos mais alto na presença de Deus.
Deus quer se revelar a você nas alturas em oração!

7- Deus se revela - QUANTO? v.4 “herdou mais excelente nome”

Haveria um preço para a revelação de Deus? Certamente Deus se revela pela sua graça (Mateus 10.8). Mesmo que seja preciso buscar e se consagrar para entender os mistérios de Deus, sabemos que Ele se revelou a nós de maneira definitiva através da pessoa de Jesus Cristo (Hebreus 10.20). Agora podemos receber a mensagem de Deus por meio de Cristo que é o nosso mediador (I Timóteo 2.5). Jesus herdou para nós o direito de conhecer a Deus e através de seu nome poderoso temos direito a esta herança.
Jesus pagou o preço para que Deus se revele a você!

Creia na Revelação de Deus!

-CONCLUSÃO:
Conhecer a Revelação de Deus é um privilégio indispensável para todo cristão que precisa de discernimento e sabedoria. Aqui aprendemos que Deus se revela muitas vezes, de muitas maneiras, para pessoas comuns, através de sua Palavra, para purificar pecados, em qualquer lugar e de maneira gratuita para aqueles que se tornam herdeiros de suas promessas. Para conhecer a Revelação de Deus é preciso buscar ao Senhor crendo que Ele é um Deus que fala com seus servos.
Você conhece a Revelação de Deus?

Deus quer se revelar a você!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. muito bem explicado. Tem igrejas que pregam revelações que são verdadeiras advinhações. Deus é algo muito superior e se revela de várias maneiras. Ao homem cabe conhecer e distinguir o verdeiro do falso profeta.

    ResponderExcluir
  2. Deus seja louvado em sua vida! Pois me dispus a fazer o onde do Senhor.
    E Deus Se revelou a través de sua palavra em sonhos. E seu estudo me abriu mais ainda os olhos espirituais.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.