Cuidado com a Língua

-Tema: TESTEMUNHO
Tiago 3.2
“Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão,
capaz de refrear também todo o corpo”
-Introdução: Falar pouco é um dom que quase ninguém tem. Por isso o apóstolo Tiago diz que quem consegue fazer isso está perto da perfeição (Tiago 3.2) e orienta que “todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar” (Tiago 1.19). As palavras do Salmo 141.3 em oração “põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” demonstra um exercício de vigilância que devemos fazer todos os dias.
Você tem cuidado com suas palavras?
Vamos refletir sobre a linguagem cristã:

1. Cuidado com comparações: Marcos 1.22 “Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas”
A linguagem de Jesus era incomparável em relação a qualquer outra pessoa, pois “jamais alguém falou como este homem” (João 7.46). Por isso o cristão deve ter cuidado ao utilizar comparações. Dependendo do contexto e do lugar uma palavra pode tomar significado diferente sendo entendida até mesmo com sentido pejorativo.
Evite fazer comparações!

2. Escolha as palavras: Colossenses 4.6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”
Escolher as palavras de acordo com a ocasião e o lugar é indispensável para manter bons relacionamentos. Com sabedoria precisamos mostrar postura cristã com palavras e tomar cuidado com termos utilizados para não ser mal interpretado. Por isso, “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” (Colossenses 3.8). Assim como o sal não pode ser nem de mais ou de menos, nossas palavras precisam ser temperadas e agradáveis.
Aprenda a escolher bem as palavras!

3. Fale somente o que edifica: Tito 2.8 “linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito”
Um verdadeiro cristão se diferencia por suas palavras mantendo “longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia” (Efésios 4.31). O sentimento ajuda as pessoas a entender muito a respeito de uma simples palavra. Por isso uma linguagem que vá de encontro a emoções das pessoas é uma forma de abençoar quem precisa de conforto. Se não tiver nada de bom para falar é melhor ficar calado sabendo que “o que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias (Provérbios 21.23), pois existe “tempo de estar calado e tempo de falar (Eclesiastes 3.7).
Procure falar somente o que edifica!

Cuidado para não tropeçar na língua!

-CONCLUSÃO:
Precisamos urgentemente aprender a lidar com as palavras e receber proteção de Deus contra pessoas que deixam o diabo usar sua boca sabendo que “serão levados a tropeçar; a própria língua se voltará contra eles; todos os que os vêem meneiam a cabeça (Salmos 64.8). Então tenha cuidado com comparações, escolha palavras e fale somente o que edifica os ouvintes.
Deixe Deus guardar sua boca!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

4 comentários:

  1. hoje muitos de nos servos abrimos nossa boca para falar o que não provem de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. E verdade irmão devemos somente dizer palavras que edifica e não palavra que destruí .pois temos que ser boca de Deus para esse povo.

    ResponderExcluir
  3. E verdade hoje muitos de nós usamos nossa boca para falar aquilo que não provém de Deus. Devemos ser boca de Deus e edifica com às nossas palavras e não destruir ninguém .

    ResponderExcluir
  4. Estudo maravilhoso e edificante.Amei!
    Vou levar para a minha Escola bíblica!
    Sou a Cris Nunes

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.